Time dos MSTs das Copas do Mundo





Edson Silva

Há quem diga que futebol não é questão de sorte, mas de técnica, competência e o "blá-blá-blá"... que estamos acostumados a ouvir de comentaristas de rádios e TVs. Mas que é estranho alguns grandes nomes do futebol brasileiro estarem no time dos MSTs das Copas, ou seja: Maiores Sem Títulos é, no mínimo, ironia do destino, que pelo menos fez justiça com o maior futebolista que passou e está neste planeta, o Pelé, que na falta de um mundial em Copas, conquistou três (58,62 e 70).

Mas isso não cura o que considero injustiça. Leônidas da Silva, por exemplo, craque e artilheiro da Copa de 38, com oito gols. Junto com a Seleção ele foi um fiasco em 34, mas foi bem em 38 e chegou apenas ao terceiro lugar. O que dizer então de craques como Ademir Menezes, maior artilheiro do Brasil numa edição de Copa, com 9 gols, em 1950? E outros grandes daquela equipe? Tais como Zizinho e Jair da Rosa Pinto, partes do esquadrão da Copa de 50, disputada no Brasil. Todos foram só vice-campeões, derrotados pelo Uruguai, na triste história de um Maracanã lotado.

E craques mais recentes, principalmente no período pós 70, ano em que o Brasil conquistou o tricampeonato mundial e ficaria cinco Copas sem erguer a taça, fato que só voltaria ocorrer em 94, com Romário, Dunga e cia? Na entre safra dos "não campeões" ficaram, entre tantos outros, o grande Zico e também o Sócrates. E o Careca? O goleiro Carlos, os zagueiros Amaral e Oscar? Estes quatro revelações das equipes campineiras: Guarani e Ponte, nos áureos tempos do futebol de Campinas. E o sensacional Falcão? Revelado pelo Internacional de Porto Alegre, o guerreiro da elegância no meio de campo, o armador que todos queriam ter em sua equipe, mas nada de titulo em Copas.

E são tantos outros craques brasileiros que não chegaram ao titulo em Copas e outros que sequer disputaram Copas. Só para lembrar um pouco mais Campinas, entre os que não foram para mundiais citaria Zenon, Dica e Amoroso. E tem muitos mais, Pita, Ailton Lira, Dirceu Lopes, Júlio César Maluco (Flamengo)... Enfim, uma verdadeira(e ótima) seleção que, infelizmente, compõe o time dos MSTs (Maiores Sem Titulos em Copas). Você tem história boa de Copas? Divide com a gente.

Edson Silva é jornalista em Sumaré

[email protected]

Autor: Edson Terto Da Silva


Artigos Relacionados


Jogo Centenário Do Brasil Em 2014

Maior Goleada Brasileira Em Mundiais

Nomes E Apelidos Muito Estranhos 2

Não Amarelamos Com A "azzurra" Em Finais

Sem Final De Sonhos Ou Pesadelos...

O Rei E O Imperador Em Copas

Dunga E Os Onze Gigantes?!