Alimentos diet ou light?



O consumidor precisa estar informado sobre o que quer dizer cada um desses termos para não correr o risco de comprar um produto inadequado ao que ele procura e muitas vezes acabar pagando mais por isso, visto que esses produtos costumam ser mais caros do que o produto "normal".
Então vamos esclarecer, o termo diet significa que o alimento ou bebida, pode conter até 0,5g (gramas) de um determinado nutriente por 100g de alimento ou sua total isenção, e é indicado para grupos populacionais com necessidades específicas, por exemplo, os diabéticos, pessoas que queiram reduzir peso, controlar colesterol.
Já no alimento light existe uma redução de nutrientes (retirada mínima de 25%) ou de calorias em limites mais toleráveis, ou seja, não há retirada total do nutriente ou redução completa de calorias, apenas devem contê-los em menor quantidade que a composição de alimentos tradicionais de natureza análoga.
No caso dos adoçantes, é preciso ter muito cuidado pois muitos são classificados como light e diferentemente dos diet, eles contêm 50% de açúcar e 50% de aspartame, portanto, não devem ser consumido por diabéticos. Outro caso interessante é dos chocolates diet que não contêm açúcar, muitos consumidores acham que podem comê-los à vontade, entretanto, eles podem ser mais calóricos que o chocolate normal, pois há uma adição de gordura extra para torná-lo mais apetitoso, porém mais calórico.
Então, não se deixe enganar, é preciso ler com atenção o rótulo das embalagens para escolher o alimento mais adequado a suas necessidades.

Ediana Barp
Professora de Química do Instituto Monitor
http://www.institutomonitor.com.br
Autor: Instituto Monitor


Artigos Relacionados


Diet X Light

Diet E Light – A Escolha Pela SaÚde

Alimentos Que Combatem A Gordura

Chocolate Sem Lactose Ou Glúten

Calorias Dos Alimentos

A Gelatina E Suas Poucas Calorias

Ovo: Alimento Que Emagrece