BULLYNG



BULLYING

O BULLYING se refere a um termo inglês, é um problema não apenas no Brasil, mas no mundo todo. O BULLYING é de fato agressões físicas ou verbais intencionais; ou seja, o objetivo é humilhar o outro de maneira intencional e repetitiva. Esse comportamento é observado em escolas, universidades, família, vizinhos, ambientes de trabalho, assédio sexual, violência nos relacionamentos e abusos de idosos. São práticas violentas físicas ou psicológicas onde uma pessoa ou um grupo de pessoas utilizam com o objetivo de colocar medo, agredir o outro com ataques físicos, verbais (apelidos que caracterizam alguém), comentários que fazem com que a pessoa vítima do BULYING sinta dor, angústia, ameaças, exclusão do colega de grupos, tudo conscientemente; onde acaba por fazer com que a vítima sinta-se tão constrangida que às vezes fica incapaz de se defender. O autor ou autores dessas agressões são "os valentões", que não sabem quais conseqüências podem vir desse comportamento, ou até sabem, mas precisam manter a postura na escola, no trabalho, no casamento. O fato de algumas pessoas ficarem caladas é o medo em função das ameaças, ou mesmo perder seu meio de subsistência.
A criança que passa por essa situação, infelizmente pode se tornar uma pessoa adulta com sua auto-estima comprometida. Pode apresentar problemas nos relacionamentos, pode ter um comportamento agressivo, em casos mais sérios suicidar-se. Então comportamento pode ser mudado sim, e o bullying é um comportamento.
O mais importante é que em casa, na escola, todos precisam se informar sobre o assunto e ensinarem aos alunos, filhos, amigos e colegas de trabalho para que possa ser combatido o mais rápido possível esse tipo de violência. E quantos mais sabem mais podem discutir e opinar sobre o assunto.

Kris Aglae
*Direitos autorais reservados

Autor: Maria Madalena Francisca Da Silva


Artigos Relacionados


Bullying

Comportamento Agressivo Entre Estudantes

PrevenÇÃo Do Bullying Na Escola

Bullying. O Que Fazer?

Pensamentos

O Bullying

Bullying: Reflexões Metodológicas