A Leitura E Suas Artimanhas
Ofício, requerimento etc. Isso são exemplos das práticas mais comuns de leitura e escrita.
Somos leitores em tempo integral, mas não lemos um livro de literatura e um manual de instrução, uma notícia de jornal e um verbete, essas situações de leitura tem cenário, contexto e finalidades: divertir-se, emocionar-se, manter-se informado e atualizado, aprender a utilizar um novo aparelho, preparar uma receita, executar uma ação etc. Enquanto lemos, dialogamos com lembranças, emoções, impressões, informações, que nos ajudam a interagir, compreender o que dizem os escritores em suas obras.Cabe ao leitor colocar em prática seus conhecimentos armazenados, de suas experiências anteriores para construir.
Subjetivamente um sentido para o texto.
COMO CONSTRUIR O SENTIDO DO TEXTO?
Ler não é apenas decodificar a escrita (letra, palavra, frase...), vai muito mais além do que isso.É preciso interpretar, compreender, construir o sentido e conhecer a intencionalidade do texto, segundo Orlandi. (2006, p.12) Ler é saber que o sentido pode ser outro.
Durante a leitura o leitor mobiliza diversos conhecimentos.Como por exemplo:
-Recorda o que já sabe sobre o autor e o assunto,
-Identifica pistas do próprio texto como: título, autor, imagens, ilustrador, fotografias...,
-Localizam trechos importantes, páginas, capítulos, que focam determinado conteúdo;
-Intertextualidade, estabelece relações com outros textos lidos etc.
E ONDE ENTRA O PROFESSOR NESSA CONSTRUÇÃO?
O professor é o mediador da leitura.Sua intervenção é decisiva na formação do leitor competente, capaz de posicionar-se diante do texto e ir além do que está no papel, isto é ensinar a ler nas entrelinhas.
ENSINAR A LER É PRECISO?
Sim, a leitura é uma das ferramentas imprescindíveis para apropriação de novas aprendizagens.Ao ensinar, o grande desafio é assegurar a qualidade e a variedade de textos que circulam na escola, relacionando as atividades de leitura às situações reais de comunicação.
POR ONDE COMEÇAR A ENSINAR?
Para ajudar o leitor a compreender, e desvendar o sentido do texto, é preciso ensina-lo algumas estratégias:
- Partindo do título, antecipar informações que possam ser relevantes no texto,
- Levantar hipóteses sobre o conteúdo do texto, a partir de pistas que vai observando durante o processo de leitura,
- Fazer previsões apoiadas nas pistas do próprio texto e em sua experiência leitora;
- Produzir inferências, perceber significado acerca do que não está dito de forma explícita no texto;
- Verificar no texto se as suposições e inferências estão corretas ou precisam ser reformuladas.
- Escolher as informações que considera importantes no texto, descartando o que não é relevante.
"Tenho certeza de que a leitura não é comparável a nenhum outro meio de aprendizagem e de comunicação , porque ela tem um ritmo que é governado pela vontade do leitor;a leitura abre Espaços de interrogação, de meditação e de exame crítico, isto é, de liberdade; a leitura é uma. Correspondência não só com o livro, mas também com o nosso mundo interior através do. Mundo que o livro nos abre ". (Ítalo Calvino)".
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1- Geraldi, W. (org).O texto na sala de aula. São Paulo. Ática, 2002.
2- Orlandi, Eni. Discurso e leitura. 7ª ed. São Paulo.Cortez, 2006.
3- Soares, M. Letramento: em tema três gêneros. Belo Horizonte, Ed. Autêntica, 1.998.
Autor: mary oliveira
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