Hora de Dormir



Hora de Dormir.
Elas estão cada vez mais evidentes, desde o tradicional modelo comprado pronto, até as personalizadas. A cabeceira é uma extensão da cama e deve contribuir para o sono, além de compor a decoração também ajudam a trazer personalidade. Tornou-se uma das escolhas mais importantes do quarto, seja ele de casal ou de solteiro.
Modelos não nos faltam, como as feitas em MDF, gesso, papel de parede, espelhos, vidro colorido, tinta ou adesivo, o importante é você escolher e modelar uma cabeceira que traduza o seu estilo.
Lembre-se que ela irá compor a decoração do seu quarto, portanto devem sempre se comunicar com o ambiente num todo, mesmo que você eleja a cabeceira como destaque da decoração, primar pela unidade dos elementos ainda é uma boa dica.
Nos modelos com estilo rústico uma excelente idéia são os materiais reciclados, não existe regra, o modelo fica a critério do seu olhar. Aquela porta antiga, ou o tampo de uma mesa de madeira, uma janela inutilizada, a porta de um armário, vários itens podem ser usados, basta passar por uma reforma ou manter o seu estado natural se estiver bem conservado, aqui o que conta é o seu bom gosto e olhar afinado em reutilizar os materiais, destacando que um móvel antigo não é o mesmo que um móvel velho um pouco de cuidado e critério nesta escolha cairá bem.
Em uma cabeceira aconchegante vale a pena apostar nos tecidos ou papel de parede, principalmente se eleitos os tons neutros que acalma. A textura do tecido confere ao ambiente um ar mais confortável. Tecidos com motivos florais trazem a sensação de jovialidade e alegria.
Para motivos mais alegres, as tintas com suas variedades de matizes nos ajudam a traduzir o efeito desejado, seja em uma única cor ou na combinação de várias cores, como por exemlplo as listras, no quarto de um adolescente uma idéia lúdica é a arte de grafite, basta escolher o tema preferido.
E para uma opção mais barata sem perder toda a beleza que a cabeceira pode ter, encontramos os adesivos que possuem uma infinidade de modelos, basta encontrar uma imagem, desenho ou foto que traduza a sua idéia, alguns deles já encontramos a venda pronto.
O mais importante é nunca abandonar duas regras que independem do estilo desejado, as cabeceiras devem ser marcadas, ter um ponto inicial e um ponto final. Elas podem ser horizontais, com a forma retangular, aceitando o comprimento de toda a parede e preferindo uma altura máxima de 1,70 metros, ficando no espaço acima a própria parede ou outro elemento decorativo
Para as cabeceiras verticais o limite está na medida da cama, e geralmente ficam mais charmosos quando atingem a altura do teto, este modelo em quartos pequenos ajudam ampliá-lo, principalmente se estiver em composição com espelhos.
Em qualquer um dos dois modelos, elas devem sempre ser bem iluminadas.
Os modelos comprados pronto seguem apenas uma regra, além de agradar o seu estilo, nunca devem entrar em desacordo com a decoração do quarto.
Procure sempre idealizar a sensação que você deseja ter no seu quarto, as cabeceiras são excelentes para trazer -la a realidade.

Raquel Casal ? Graduada e pós graduando em design de interiores.
Proprietária do escritório Divano ? Arquitetura e Design.
www.divanoad.com.br

Autor: Raquel Casal


Artigos Relacionados


Decoração Para Quartos

Onde é O Lavabo?

Dicas Para Decorar Uma Casa Pequena

O Quarto Das Crianças Feng Shui

Adesivos De Parede - Adesivos Decorativos!

Como Fazer Decoração De Interiores Com Papel De Parede

Abrindo As Cortinas