Alfabetização e Letramento: Em Foco



ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: Em Foco?


RODRIGUES, Alessandra Pereira Carneiro-Mestranda em Educação UFMT/CUR
SEGANFREDO, Nágila de Moura Brandão- Mestranda em Educação UFMT/CUR


No Brasil, ao longo de algumas décadas, mais precisamente com a implementação do Sistema de Avaliação da Educação Básica ? SAEB evidencia-se em revistas e jornais o fracasso da escola brasileira, as dificuldades em fazer com que seus alunos se alfabetizem, aprendendo a ler e escrever.
Tendo em vista os resultados dos indicadores de desempenho, o governo do Estado de Mato Grosso implantou o Sistema Integrado de Gestão da Apredinzagem ? SIGA. Sendo que, este sistema visa: monitorar, gerenciar, acompanhar e intervir no processo de ensino-aprendizagem para que todos profissionais da educação possam atuar de forma rápida e efetiva a fim de que as dificuldades sejam superadas. Para que no final do 1º Ciclo toda criança seja alfabetizada, proposta esta que se encontra inserida em um programa maior do Governo Federal chamado "Todos Pela Educação", que têm também como foco a alfabetização. Pois uma de suas metas é "alfabetizar toda criança até os 08 anos de idade".
Destaque-se, todavia, que o desejo da Secretária de Educação - SEDUC, com a implantação do SIGA não é responsabilizar os educadores, por tal situação e sim diagnosticar as dificuldades do ensino ? aprendizagem, levantando assim a demanda de formação continuada, na busca de otimizar caminhos, para juntos alcançarmos então o sucesso da alfabetização tão almejado, com toda criança matogrossense lendo e escrevendo aos 08 anos de idade.
Diante dos problemas educacionais, especificamente os relacionados ao desafio da alfabetização, fazem-se necessários estudos teóricos, os quais têm sido pesquisados, com diferentes focos, destacando aspectos ora conceituais, ora metodológicos.
No que tange aos aspectos conceituais, a alfabetização sofreu algumas alterações. Até a década de 1940 eram consideradas alfabetizadas as pessoas que declaravam saber ler e escrever, o que se comprovava através da escrita de seus próprios nomes.
Historicamente o conceito de alfabetização se identificou como ensino-aprendizado da "tecnologia da escrita", "quer dizer, do sistema alfabético de escrita, o que, em linhas gerais, significa, na leitura, a capacidade de decodificar os sinais gráficos, transformando-os em "sons", e na escrita, a capacidade de codificar os sons da fala, transformando-os em sinais gráficos" (SOARES 2003, p.10-11).
Os estudos referentes à psicogênese da língua escrita, contribuíram para o aprimoramento do conceito de alfabetização, particularmente com os trabalhos de Emilia Ferreiro e Ana Teberovsky (1985). Além das contribuições de Ferreiro, em decorrência das necessidades da vida social contemporânea, que mostraram as limitações do conceito de "alfabetização", compreendido apenas como o domínio das "primeiras letras". "Surge então o termo letramento" ,diante dessas novas exigências sociais.
Ressalte-se, contudo, que no Brasil esse termo não substituiu a palavra alfabetização, mas ambos estão associados, como expõe Soares:

Precisaríamos de um verbo "letrar" para nomear a ação de levar os indivíduos ao letramento...Assim, teríamos alfabetizar e letrar como duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado ( SOARES.2010, p.47)


Ao analisarmos o novo enfoque do ato de alfabetizar, com base nas concepções de Soares, percebemos que cabe agora ao professor alfabetizar e letrar. Este quadro nos leva a implantação de um Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem. Mas, o que caracteriza o sistema como relevante são as decisões que deverão ser tomadas a partir desses diagnósticos, como é o caso da intervenção na aprendizagem do aluno e do levantamento da demanda de formação continuada.
Assim sendo, consideramos que a construção de um sistema (SIGA) de ensino de qualidade requer a atualização constante do conhecimento por parte dos educadores. Tendo em vista que ao diagnosticar as dificuldades dos alunos, teremos como princípio primeiro a intervenção. Propondo práticas pedagógicas que possibilitem a alfabetização e letramento na escola organizada em ciclos de formação humana.
Sendo que a formação contínua é um viés que se faz necessário aos alfabetizadores ,pois possibilitará: a produção de conhecimento, a compreensão de novas capacidades,a troca de experiência entre os pares e o emprego das novas tecnologias, exigidas pelo novo contexto da política educacional, por se tratar de "política pública" e por está
vinculado ao futuro de nosso povo, por ser inerente à formação de nossas crianças, jovens e adultos.
Ao enfatizarmos a necessidade da formação continuada, entendemos que é através dela, que os alfabetizadores vão organizar " intervenções " que por meio da, ação, reflexão, planejamento e "novas" ações, irão surgir práticas com enfoque de alfabetizar e letrar, que visam a melhoria do ensino ?aprendizagem.
Entendemos que, o Sistema Integrado de Gestão da Apredinzagem - Siga, tem o
objetivo de contribuir na reorientação do trabalho pedagógico, com vistas a melhorar a
qualidade da alfabetização e, consequentemente, elevar o desempenho dos alunos no
processo de ler,escrever e contar .

Portanto, percebemos que o Siga é um sistema que contribuirá, nos apontando caminhos para a formação continuada, deixando - nos convictos de que é possível ressignificar as práticas educativas, assumindo compromisso político e pedagógico, capaz de inserir o indivíduo ao mundo da cultura letrada.

REFERÊNCIAS

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros.4. ed.- Belo Horizonte: Autêntica Editora 2010.128p
SOARES, Magda. Alfabetização: a ressignificação do conceito. Alfabetização e Cidadania. Revista de Educação de Jovens e Adultos. RaaB, n.16, julho 2003, p.10-11





Autor: Alessandra Pereira Carneiro


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