As 8000 – NBR 16001 Ou ISO 26000 – Qual A Tua Empresa Merece?



AS 8000 – NBR 16001 ou ISO 26000 – Qual a tua empresa merece?

A Responsabilidade Social Corporativa é um dos temas mais importantes e sérios que surgiram nesta última década, e por isso entender a essência desta questão faz toda a diferença.

Há pouco tempo, quando o tema Qualidade era apresentado nos anúncios como um superlativo de determinados produtos ou marcas, entendíamos como sendo uma exceção dentre os demais. Longe de ser mais um modismo, mas sim necessidade, tornou-se tendência e atualmente é obrigação. Hoje, não possuir Qualidade, tornou-se exceção.

O tema Responsabilidade Social não também não se trata de modismo. Assim como a Gestão da Qualidade era, inicialmente, um diferencial entre as empresas que a possuíam e agora ela é essencial, assim será com a Gestão da Responsabilidade Social: hoje é um diferencial, brevemente será essencial – e quem está saindo na frente já está sentindo as maiores vantagens.

Mas como todo tema novo, a Responsabilidade Social ainda precisa ser corretamente entendida em alguns dos seus conceitos.

Responsabilidade Social trata-se de uma evolução natural exatamente como foram a produtividade, depois a era da Qualidade e a ISO 9000, onde muitos acreditavam ser essa norma passageira,em seguida a preocupação com o meio-ambiente (ISO 14000), e agora chegamos onde teremos que viver e evoluir por um bom período: a Responsabilidade Social Empresarial que, em síntese, é a gestão efetivamente voltada para o ser humano.

Desde algum tempo atrás, muitas empresas passaram a entender que o grande diferencial competitivo eram os seus: talentos humanos, capital intelectual, capital humano; denominações dadas ás pessoas que compartilham seus conhecimentos com a organização onde trabalham.

O que podemos observar é que essas empresas iniciaram, de certa forma, o processo embrionário de mudança de cultura, valores e ética.

O fundamento importante quando o assunto é Responsabilidade Social é sobre o conceito do termo, que muitas vezes é mal compreendido e confundido com Ação Social.Ação social ou filantropia é uma atitude que causa impacto momentâneo, exemplos: dar um prato de comida a quem está passando fome; doar um cobertor para um pobre que está passando frio na rua. Já a Responsabilidade Social é uma ação bem mais ampla e abrangente, para o futuro, tal como a educação e o treinamento.

Ação social ou filantropia são ações promovidas por empresas ou pessoas muito bem intencionadas que buscam aliviar necessidades e até sofrimentos de muitas pessoas. Estas ações são muito importantes para quem as recebe ao darem-lhes um novo alento diminuindo, mesmo que temporariamente, a fome, o frio e a dor – e são muito bem vistas por todos nós. A ação voltada à Responsabilidade Social propriamente dita tem outro pano de fundo – bem distinto desta conhecida e importante ação social ou filantropia.

A ação da Responsabilidade Social propriamente dita preconiza que quem recebe seus benefícios está evoluindo; a Responsabilidade Social não se prende ao presente, vai além: transforma para melhor o futuro de quem a recebe. Por exemplo: distribuir agasalhos é uma ação social muito importante, mas, efetivamente, não é uma ação de Responsabilidade Social; por outro lado, oferecer aos funcionários treinamentos, formação escolar, etc. são ações fortemente calcadas no verdadeiro conceito da Responsabilidade Social. Não se trata de hierarquizar importância – tanto a filantropia como as ações voltadas à Responsabilidade Social são extremamente importantes para os que delas necessitam: a primeira porque lhes dá a sobrevivência no dia de hoje, e a segunda porque lhes oferece a oportunidade de evoluírem futuramente alcançando uma melhor dignidade como seres humanos – mas é necessário deixar muito claro que empresas voltadas à filantropia não podem, por este motivo, autodenominarem-se empresas socialmente responsáveis.

Para a empresa socialmente responsável as prioridades são intrínsecas, ou seja, de dentro para fora: primeiramente os funcionários, em seguida fornecedores e clientes, e depois a comunidade.

A Responsabilidade Social deve ser entendida como um conjunto de princípios que direciona as ações e relações da empresa com seus funcionários, fornecedores, consumidores e comunidade em que está inserida; é uma estratégia empresarial de condução dos negócios que torna a organização parceria e co-responsável pelo desenvolvimento social ao longo da sua cadeia de partes interessadas, os chamados stakeholders: fornecedores, funcionários, clientes, acionistas, comunidade e sociedade.

O primeiro passo para implantar a Responsabilidade Social dentro da empresa é a vontade política da diretoria em realizá-la, pois exercerá impactos nos objetivos, missão, valores, cultura, estratégias e no próprio significado atual da empresa.

Entretanto, (como acontece com algumas poucas empresas, felizmente), não basta achar que, ao estar colocando em prática a responsabilidade social há algum tempo, já é uma empresa socialmente responsável. Para isso, existem as certificações NBR 16000 e a SA 8000.

A diferença entre elas é que a AS 8000 é uma certificação de caráter multinacional lançada em 1997 pela SAI (Social Accountability International) com conceitos muito fortes de proteção à criança, ao trabalhador em regime semi-escravo, à saúde, segurança e discriminação. A NBR 16000 é uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) lançada em 2004 que, além de conter esses critérios, é mais sistêmica e bem planejada, que se preocupa mais com que a empresa crie um sistema de gestão de responsabilidade social eficaz.

Com a finalidade de se criar uma norma com referência mundial como a NBR 16000, em breve será lançada a ISO 26000, que abrangerá o conceito das normas SA e NBR de forma aprimorada.

 

Conheça um pouco mais sobre cada uma delas...

e decida qual sua empresa merece.

 

A NBR 16001 é mais abrangente que a SA 8000. Esta não vai além do portão da empresa, enquanto a norma brasileira abrange públicos periféricos, como a comunidade, o governo e a sociedade.

A SA 8000 é restrita à relação da empresa com seu público interno, portanto, para aquelas que ainda têm preocupação em resolver questões internas da responsabilidade social, a SA 8000 tem grande valia. Já as organizações que estão em outro patamar, mas buscam relação ética com outros públicos, como governo, ONGs, sindicatos, comunidade, imprensa, é recomendada a NBR 16001. Agora, para organizações que querem ter a responsabilidade social como uma filosofia corporativa e um modelo de gestão, a ISO 26000 será o caminho.

Responsabilidade Social requer a existência de um sistema para sua gestão. A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas deu grande contribuição a este tema ao lançar a NBR 16001. Esta norma trata dos requisitos mínimos para um sistema da gestão da Responsabilidade Social – similarmente à ISO 9001 para o sistema da Gestão da Qualidade; caminha-se a passos largos para uma norma internacional, a ISO 26000.
A NBR 16001 utiliza o conceito de que a Responsabilidade Social está associada à concepção de desenvolvimento sustentável, e que reflete nas suas três dimensões: econômica, ambiental e social. Com a mesma estrutura da 9001, a NBR 16001 fundamenta-se na metodologia do PDCA (planejar, fazer, verificar e atuar).
Enquanto a SA 8000 está fundamentada em critérios restritivos voltados à Responsabilidade Social para uma organização, a NBR 16001 está focada nos requisitos para o sistema da gestão, sem deixar de considerar todos os critérios que caracterizam uma empresa socialmente responsável – este é o grande diferencial a favor da 16001: Sistema de Gestão.

Portanto, a NBR 16001 está alicerçadacom base nas três dimensões da sustentabilidade - econômica, social e ambiental - estabelecendo os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão de Responsabilidade Social (SGRS) passível de integração com outros sistemas de gestão.

Um SGRS eficaz permite promover a cidadania, o desenvolvimento sustentável e a transparência das atividades da organização. A certificação na norma NBR 16001 possui acreditação do INMETRO.

Para quem deseja maiores informações a respeito do tema, ler artigo neste mesmo site em RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE, OS MAIS NOVOS VALORES COMPETITIVOS DO MERCADO – em Categorias: Meio-Ambiente.

 

Hamilton Chelegon

Sociólogo e Consultor Organizacional

 

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Autor: Hamilton Chelegon


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