As fases do desenvolvimento do comportamento humano
A fase oral é quando o prazer está relacionado, prioritamente à área da boca do bebê, sendo sua mãe, a extensão. O objeto de prazer é alimentação, e a finalidade é a mesclagem de vários elementos, isto é, o prazer sexual não está limitado à região da boca
A anal é representada por vários significados, tendo uma relação à atividade de defecar, que se relaciona a sua expulsão e retenção, assim como à simbologia das fezes.
A fálica. Nesta a libido da criança se concentra na genitália, dando origem ao Complexo de Édipo. Esta fase se caracteriza por um aglomerado de "desejos amorosos e hostis que a criança sente relação aos pais".
O período de latência é entre a falência do complexo de Édipo até começo da puberdade, marcando uma pausa na evolução sexual. Laplanche e Pontalis (1995) revelam que nessa fase há uma redução das funções sexuais.
Se a energia de cada fase do comportamento não for bem distribuída, pode causar sérias neuroses e até mesmo transtornos ao ser humano. Segundo Freud, essas fases são fundamentais para a formação de cada indivíduo.
Referência bibliográfica:
LAPALANCHE, Jean; PONTALIS. Vocabulário, da Psicanálise. Tradução: Pedro Tamen. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
Autor: André Luiz Alves De Souza
Artigos Relacionados
Édipo Rei ? O Prenúncio De Uma Metáfora
ContribuiÇÕes Da PsicanÁlise Para A PrÁtica Educativa
Discussão Do Caso: O Pequeno Hans
A Origem E A Construção Do Pensar Segundo Piaget E Freud
A ImportÂncia Da PsicanÁlise Para O Direito
Por Que Os Psicanalistas Freudianos NÃo Fazem Uso Do "complexo De Electra"?.
Sexualidade - Primeiras Aproximações Para Uma Educação Sexual