Crer ou não crer?



Crer ou não crer?

Como na religião (Efésios 4:14), também nas teorias todos nós corremos o risco de ficarmos: "... para cá e para lá por qualquer vento de doutrina" ou ensinamento, se nos afastarmos dos pontos origens das amarras.
Comece refletindo com os fatos: se tudo foi programado para aqui ser um pedacinho do céu, por que o fruto proibido no jardim de Éden (gn 2:9 e 3:1-7)?... Se a raiva, o ódio, a noção de morte e de inveja ainda não existiam, o que levou Caim a matar Abel (gn 4:4,5)?... Se o papel do pai é instruir e encaminhar o filho para o amadurecimento de respeito e caráter, por que Noé amaldiçoa seu filho Cam apenas por uma inocente risada (gn 9:20-27)?... Se a base e estrutura de uma família é o amor e o acolhimento, por que Abraão enxota Ismael para que só Isaac fosse seu herdeiro (gn 16:11-16; 17:18 e19; 25:17)?... Se o tempero da paz é o amor à vida, por que o próprio Criador dela cria em um só ventre e ao mesmo tempo, duas nações e determina que uma irá ser contra a outra (gn 25:19-26; Rm 9:11-17)?... Por que Jacó, na hora de abençoar seus netos, troca as mãos sobre suas cabeças (gn 48:12-20)?... Por que endurecer tantas vezes o coração do Faraó após ele concordar com as propostas de Moisés (Ex 4:21...)?... Por que David, sendo um dos escolhidos, planeja o assassinato de Urias para se deleitar com Betsabéia ( 2 Samuel:11:2-4, 14-18)?... Sem ela não existiria Salomão ( 2 Samuel: 12:24, 25)?... Por que Salomão, escolhido o mais sábio dos homens, ser reprodutor, com mais de mil mulheres ( 1Rs 11:1...)?...
Se isto ainda não lhe diz nada, dê uma refletida sobre os: "ai daqueles" e os: "para se cumprir": Mr 1:22,23; 2:5,14,15,17,18,23; 3:12,15; 8:16,17; 11:10,21; 12:17,18; 13:13-15,34,35; 18:6-8; 21:3-5; 23:13-29; 26:24,31,53-56; 27:8,9,37,38. - Lc 3:4; 4:18,21; 10:13,15; 11:42-44,46,47; 21:20-24; 22:35-38; 24:40-47. ? Jo 2:14-17; 12:37-40; 13:2,18; 15:24,25; 16:12; 18:31,32; 19:36,37; e: "De fato, DEUS tinha ENDURECIDO o coração desses reis, para guerrearem contra Israel, a fim de que fossem EXTERMINADOS SEM PIEDADE e completamente DESTRUÍDO. Como Ele tinha ordenado a Moisés (Josué: 11:20).
Tentar entender o homem a partir do homem, pode ser como buscar mel onde não há abelhas. Pode ser como caminhar para o amadurecimento, ponto último para a putrefação, e apenas cumprir a engrenagem dos seus dias, como aquele que se acha responsável pelo preenchimento das pautas de uma página que pensava está em branco.
O que é mais fácil: descobrir sozinho como funciona uma máquina com um complicado comando ou, seguir o manual do instrutor?
Antes de tentar entender como o cérebro humano tende seguir rumo e saltear degraus, é aconselhável buscar entender quais são as vontades de quem os criou. E entender as vontades Dele é matutar sobre os pontos chaves da Sua História e continuar admirando-o, respeitando-o e amando-o ainda mais que antes. Veja algumas amarras: 1- (gn 2:9...) "... Além disso, colocou a árvore da vida no meio do jardim, em Éden, no Oriente, ( poderia ter parado por aí, mas ...), e também a árvore do conhecimento do bem e do mal..."
2 ? (gn 4:4,5) "... Javé gostou de Abel e de sua oferta, e não gostou de Caim e da oferta dele ..." Deus, como Pai e tendo a compreensão que tem, por que simplesmente não gostar?
3 ?( gn 9:20-27) " ... Cam, o antepassado de Canaã, viu seu pai nu e saiu para contar a seus irmãos, Sem e Jafé ... Quando Noé soube, disse: maldito seja Canaã. Que seja o último dos escravos para seus irmãos". Um dos melhores corações escolhidos por Deus, amaldiçoar o seu caçula apenas por um ato inocente?
4 ? (gn 16:7-12) "... O anjo de Javé desse: ... Eu farei a descendência de você tão numerosa que ninguém poderá conter ... Ele será potro selvagem: estará contra todos e todos estarão contra ele; e viverá separado de seus irmãos". Se amor é símbolo de união, que destino o Dono da vida quer dá às nações descendentes de Ismael e, por que a Sua aliança deve ser com Isaac (gn 17:21)?
5 ? (gn 25:21-26) "Em seu ventre há duas nações, dois povos se separam em suas entranhas. Um povo vencerá o outro, e o mais velho servirá ao mais novo". E: (Ml 1:1,2), " ... Esaú, por acaso, não era irmão de Jacó? Pois eu amei Jacó e odiei Esaú ..." E mais: (Rm 9:13...) " ... Amei a Jacó mais do que a Esaú". "E isso, (Rm 9:11-18) Quando os filhos dela ainda não haviam nascido e nada tinham feito de bem ou de mal ? isso para que ficasse confirmada a liberdade da escolha de Deus, dependendo não das obras, mas daquele que chama ..." ... "Farei misericórdia a quem eu fizer misericórdia, e terei piedade de quem eu tiver piedade" ? "Portanto, a escolha não depende da vontade ou do esforço do homem ..."
6 ? (Rm 9:17,18) "Eu fiz você nascer precisamente para mostrar em você o meu poder e para que o meu nome seja celebrado em toda terra".
7 ? (Mt26:52-54) Dito pelo próprio Filho: "... Ou você pensa que eu não poderia pedir socorro ao meu Pai? Ele me mandaria logo mais de 12 legiões de anjos. E, então, como se cumpririam as Escrituras, que dizem que isso deve acontecer"?
Concluir que todo ser humano, se trabalhado, bem lapidado, é capaz de alcançar altos degraus de evolução e convergência, talvez, seja como achar que, com insistência, jogar um peixe para o ar ele vai voar.
Nunca um ser ou um elemento de um reino passará a ser de outro reino, porque cada um já foi programado para o seu hábitat. Nem no mesmo reino há troca ou adaptação. A água nunca será peixe; a grama nunca será árvore frondosa; os bichos ou insetos, nunca serão homens. Assim também é entre as espécies. Dentre um número infinito de digitais, não há duas iguais; dentre um número infinito de átomos, não há dois elétrons com o mesmo número quântico. Assim também é o grau de QI na distribuição de cada mente. Cada uma recebe a capacidade de enxergar ou não o que há por trás do véu. Guando Moisés recebeu a ordem para montar a tenda de orações e ordenar Aarão como sacerdote, aos anônimos foi dado, pelo próprio Deus, o dom (Ex 28:...) e o ensinamento para cada um executar a arte de artesão. Enquanto deu a capacidade a um para entender e enxergar, a outro foi-lhe tirado este dom (Is 6:8-10; Jo 12:37-40).
Este jeito de pensar diz que não há produto do meio, mas, o meio é que recebe o destinado para que, na época determinada pelo Autor da criação, execute a cena escrita para ser exibida naquele espaço, tempo e lugar.
Pode haver amadurecimento em relação a não repetir erros, mas dentro dos limites do meio para o qual o ser foi enviado, e não, na de degraus localizados em meios deferentes. E justificativas como: há, mas Obama saiu de onde saiu e é hoje o mais importante dos governantes; ou: há, mas Lula, pobre e semi-analfabeto fez história no nosso País; e eu lhe refresco a memória: Cristo nasceu desabrigado, filho de carpinteiro, não freqüentou escolas, morreu crucificado entre dois ladrões e hoje é o dono do poder, Rei do mundo e dono da vida, inclusive do ar que você respira. Só que, deve ser entendido, que estes são escolhas isoladas, e que, cenas históricas não precisam só de protagonistas, mas de um grande número de anônimos e figurantes. Aparentemente o cego não tinha papel a cumprir, mas veio para encenar a vida exatamente como foi prescrita (Jo 9:1-3): ... "Mestre, quem foi que pecou, para que ele nascesse assim? ... "nem ele nem seus pais, mas ele é cego para que nele se manifestem as obras de Deus, ..."
As cenas, desde a traição de Judas (Mt 26:48,49,54,56), ( para as quais o Filho madrugava e se isolava para recebê-las) até a crucificação, são uma boa ilustração. Foi Ele, o Pai, que determinou o ano, o dia e a hora para a crucificação do Filho, providenciando as personagens como rei, imperador, anciãos, doutores da Lei, chicoteadores, Barrabás, os dois ladrões e os figurantes defensores e os acusadores pronunciando: herege! Herege! ...
É aconselhável àquele que tem sede de nutrição espiritual, buscar entender que, para manter a fluência do rio é necessário encontrar a fonte e preservá-la, para assim, ter sempre água em abundância. ( "...Mas aquele que beber a água que eu vou dar, esse nunca mais terá sede ..." Jo 4:14... )


Autor: Josué Firmino Dos Santos


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