Crise de Valores no Mundo Contemporâneo



Crise de valores no mundo contemporâneo

Antes de abordarmos a problemática da crise dos valores no mundo contemporâneo, vamos primeiramente compreender ou tentar entender o que vem a ser valor? E porque não dizer o que é valor? Ou qual a definição de valor? O valor em si (denominado axiologia, termo proveniente do grego axia que significa valor) não pode ser definido pelo fato de não existir um único valor, mais uma multiplicidade de valores, ou seja, o valor pode assumir tanto um caráter subjetivo, quando está ligado à características das coisas em serem mais ou menos valoradas ou estimadas por um individuo; como um valor objetivo, quando uma determinada coisa contem características e que são desejadas para satisfazer um certo fim.
Immanuel Kant (1724-1804) vem nos dizer que o valor é o dever ser de uma norma, e que neste sentido não pode conter ou ter em si uma realização pratica, mas que constitui atribuições de verdade, bondade e beleza às coisas que julgamos como tal. Assim, segundo o pensamento Kantiano podemos afirmar que de fato o valor não tem realidade ou ser e sim o dever ser.
Voltando-nos para a problemática da crise dos valores na atualidade, percebemos que desde os primórdios o homem vive se confrontando com diversas situações e conseqüentemente uma multiplicidade de valores que os fazem ou mesmo os obrigam a conviver com aquilo que eles crêem e aquilo que eles sabem. Na sociedade atual nossa vida é marcada por ter que fazer diariamente escolha, escolha estas que nem sempre condiz com a moral ética exigida pela massa. Essas escolha possibilitou a filosofia dos valores a cair no positivismo e neo positivismo. Neste sentido os valores adquiriram nos dias atuais uma grande importância e passou a ser objeto de tematização.
Este relativismo o qual falamos acima nos levou a não possuirmos critérios seguros que nos leve a distinguir o bem do mal, o belo do feio, o certo e o errado, tudo é relativo e depende da concepção de cada um. Tudo isso nos levou a uma grande crise de valores. Eles não são mais como antes imutáveis e sim muda a cada instante conforme o desejo da humanidade.
Nietzsche corrobora conosco quando vem afirmar que não existem valores absolutos. Estes são sempre produto de veemência egoístas dos indivíduos.
Uma das maiores crises que enfrentamos hoje nos dias hodiernos é nos modelos e nas relações familiares. Que modelo de família foi passado para nós pelos nossos antepassados? E qual modelo de família que a sociedade tem nos apresentado hoje? Sendo na família o lugar onde nós adquirimos primeiramente nossos valores. Nossas famílias hoje estão em crise, por essa mutabilidade de modelos que temos hoje. Com o acelerado acréscimo da dissolução de casamento, onde passam a existir novos tipos de uniões, onde nem os pais nem mesmo a escola está preparada para ensinar aos filhos essa nova realidade presente na sociedade.
Diante desta realidade onde os valores são relativos e subjetivos, e são eles que regem o mundo, faz-se necessário termos uma nova conformidade em torno dos valores e que este nos sirva de sinal para termos cada vez mais uma sociedade pautada nos valores éticos e igualitários, para assim conquistarmos conseqüentemente uma boa convivência quer seja particular ou universal.

Autor: Rozil Da Silva Gomes


Artigos Relacionados


Ética: NecessÁria Em Tudo

Ética No Direito

A Escola E A FormaÇÃo De Valores

Valores Formativos Da Sociedade Brasileira: Ética E Moral

Ética Não é Produto Mas Vende!

A Ética E A Moral Na Educação

Valores, Ética E Moral Nas Organizações