INTERNACIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA



A INTERNACIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA

A Amazônia é considerada patrimônio exclusivo do Brasil, em face da concetração de riquezas e da biodiversidade presente nesse ambiente. Essa riqueza chamou a atenção de vários países, que usando um discurso em favor da "preservação da da Amazônia", querem internacionalizar um patrimônio que é nosso. A defesa contra a internacionalização da Amazônia, causou uma grande polêmica, com repercussão a nível mundial. Cristovão Buarque, brasileiro, crítico e humanista, participou de um debate nos Estados Unidos e proferiu a celebre frase:" Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo, mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa".
Esse bonito discurso, traz uma breve reflexão em torno da degradação que está acontecendo em nosso ecossistema, devido a ação do homem. O Brasil já foi um país muito rico, e atualmente, em vista dessa degradação, está se tornando um país pobre em níveis de riquezas materiais, como a exemplo, da Amazônia, que querem internacionalizar.
Como expressou Buarque, "não só devemos internacionalizar a Amazônia, mas todas as ostentação que os outros países possuem, pois Amazônia sozinha não irá mudar o mundo". Assim, dentro desse pensamento, é preciso pensarmos criticamente e enxergarmos esse grande problema que está acontecendo em nosso país. Precisamos de políticas públicas mais rigidas voltadas para a preservação da Amazônia, pois é um bem natural que pertence ao Brasil, é nosso dever defender e lutar pela preservação ela.

Autor: Patricia Bezerra Ferreira


Artigos Relacionados


Quanto Vale A Amazônia ?

InternacionalizaÇÃo Do Mundo

Internacionalização Da Amazônia

A Internacionalização Do Mundo - A Nova Opressão Colonial Do Século Xxi

Resenha Sobre "a Internacionalização Do Mundo"

Internacionalização Da Amazônia: Soberania Maculada

Amazônia: Um Patrimônio Do Mundo