O que devo fazer durante o Jejum?



O que devo fazer durante o Jejum?

É de grande importância responder esta indagação. Conheço muitos irmãos que não sabem o que fazer durante o jejum. Outros pensam que ficar sem comer um dia inteiro significa consagração! É de suma importância que observemos algumas coisas durante o jejum. Quero compartilhar com você cinco coisas que faço durante a minha consagração pessoal:
Orar: Jejum sem oração é apenas passar fome ou auto-flagelar-se. Existe oração sem jejum, porém, não existe jejum sem oração. Segundo atônica do Novo Testamento, o jejum está ligado a oração. Quando consagro sempre tiro um período de oração para buscar a face do Pai celestial. Tenho gozado de profunda comunhão com Deus no jejum e na oração. Creio que o melhor momento para nos voltarmos ao Pai é quando estamos jejuando e orando. Por que? ? Porque é nesse espaço de tempo que o nosso espírito está mais voltado para as cousas celestiais. Orar é sem dúvida alguma a atividade de maior importância na vida de quem jejua e deseja ter comunhão com Deus. Há irmãos que afirmam: Muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder; nenhuma oração, nenhum poder". Esse pensamento faz sentido, pois é através da oração que o servo de Deus encontra energia indispensável para enfrentar os confrontos com o Maligno e, mais que isso, encontra a comunicação com Deus, pela intercessão do Espírito Santo. Portanto, o jejum jamais pode ser praticado sem a oração!
Louvor: O louvor e a oração constituem-se no sacrifício neotestamentário do incenso diante do Senhor. O incenso era oferecido a cada manhã e a cada entardecer ao Senhor (Êx.30:7,8). No dia da Expiação, o Sumo-sacerdote entrava no lugar Santíssimo, envolvido numa nuvem de fumaça proveniente do incensário (Lv.16:12). Dessa maneira também nós chegamos à presença de Deus, por meio do louvor e da oração. Na consagração costumo buscar a face de Deus louvando. Algumas vezes, uso fitas com hinos gravados ou CDs para me ajudar, porque eu não sou cantor. Quero deixar bem claro o seguinte: a música é veículo. Em si mesma ela não é adoração. É, antes, meio pelo qual o crente transporta os sentimentos mais profundos do seu coração ao coração do amado Pai Celestial. O método, contudo, nunca deve substituir a adoração. O louvor prestado a Deus em verdadeira adoração é prelúdio da oração fervorosa. Jesus ensinou: "Pai nosso que estás nos céu, santificado seja o teu nome..." (Mt.6:9). Observemos que o Mestre iniciou a oração do "Pai nosso" louvando, adorando e exaltando o nome do Pai eterno. Jesus nos mostra que o louvor e a oração são as portas de acesso à presença de Deus. Quando buscamos a Deus em genuíno louvor e oração a glória de Deus se manifesta, os querubins e os serafins se juntam a nós em adoração na presença do grande Yeshua! O profeta Isaías teve esta experiência quando, em visão, contemplou a Majestade do Senhor (Is.6:1-8). O jejum imbuído do louvor e da oração glorifica a Deus, o único digno de consagração e adoração: "...Ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome" (Hb.13:15).
Meditar na Palavra de Deus: Durante o jejum outro fator importante é meditar na Palavra de Deus. O Senhor fala por meio de sua Santa, Eterna e Infalível Palavra. Infelizmente muitos servos de Deus não tem atentado para esta verdade. Certa ocasião, conversando com um certo Ministro de uma determinada denominação, ele me confessou: "Pastor Ronaldo, invejo o senhor por ter lido a Bíblia 35 vezes em 12 anos de ministério. Nesses vinte anos que sirvo ao Senhor, eu nunca li a Bíblia uma só vez! Ore por mim, pois neste ano [era o ano de 1997] o meu alvo é ler a Bíblia toda!". É lamentável que muitos que estão no altar do Senhor vivam uma vida divorciada da Bíblia Sagrada. Os púlpitos estão carentes de homens que amem a Palavra do Senhor nosso Deus! ? Quando estou jejuando tiro em média de 3 a 5hs para ler, estudar e ouvir a voz de Deus através da Bíblia, pois, isto significa meditar na Palavra de Deus (Js.1:8; Sl.1:1,2; IITm.4:15; Dt.6:6,7).
Em 1989, tive uma experiência tremenda na presença de Deus. Encontrava-me prostrado orando e jejuando no auditório da Igreja Batista, onde trabalhava como missionário, passei três horas e meia pedindo para o Senhor falar comigo. Após a oração o Espírito do Santo falou em meu coração: "Olha para a tua Bíblia". Quando olhei, a vi aberta sobre o banco, então, Deus falou comigo novamente dizendo: "Ouça a minha Palavra". A Bíblia estava aberta na epistola de Filipenses capítulo 4, até hoje não sei se foi um anjo ou se foi o próprio Deus que abriu-a nesse capítulo! Assim que comecei a ler o texto, vi, em visão, um fogo amarelo e azul sublinhando o versículo 13. Deus me fortaleceu neste pequeno verso: "Tudo posso naquele que me fortalece". Nesse ano fui revestido da força do Senhor e consegui grandes vitórias na minha vida pessoal e ministerial. Dentro de 29 dias, após esta apoteótica experiência, 75 pessoas foram salvas e 100 foram Batizadas no Espírito Santo! O mais interessante é que um irmão, membro da igreja, disse-me com os olhos lagrimejando: "Fazia anos que não havia um Batismo no Espírito Santo nesta igreja!". Irmãos, leiamos e meditemos constantemente na Palavra do Senhor, porque Ele fala conosco por meio dela de modo extraordinário! (Is.34:15).
Quebrantar: O jejum deve ser acompanhado também de um profundo quebrantamento. Deus não se agrada de uma consagração apática, legalista e fria como o gelo. O problema de muitos estarem naufragando na fé é que seus jejuns e suas orações contêm o mesmo grau de temperatura do Iceberg que fez o grande Titanic afundar em 1912. Vida de consagração sem o ardor do quebrantamento é naufrágio espiritual na certa. Todos o grandes homens de jejum e oração foram homens quebrantados na presença de Deus. Mas o que é quebrantamento? ? É uma atitude de dependência e total humilhação na presença de Deus; è um ávido desejo pela sua presença numa íntima paixão por Cristo e seu Espírito. O coração quebrantado vai a Deus, despojado de todo egocentrismo carnal, e, com lágrimas sinceras, implora ao Senhor sua santa e preciosa presença; principalmente a sua intimidade. Portanto, é importante ressaltarmos que lágrimas sugestionadas não produzem um genuíno quebrantamento, porém, um genuíno quebrantamento produz lágrimas sinceras na presença do Senhor. O profeta Jeremias, sob um profundo e genuíno quebrantamento, expressou-se da seguinte forma: "...Estou quebrantado pela ferida do meu povo; estou de luto...Oxalá a minha cabeça se tornasse em água, e os meus olhos em fonte de lágrimas" (Jr.8:21; 9:1). Deus está à procura de homens quebrantados que se derramem na sua presença com rogos, humilhações e genuínas lágrimas. O versículo mais curto da Bíblia dá o seguinte testemunho de Jesus, o Nosso arquétipo de consagração: "Jesus chorou" (Jo.11:35). O choro ou as lágrimas de um homem consagrado revelam o coração quebrantado que ele possui na presença de Deus. Quebrantemo-nos na presença do Senhor durante o jejum! É tremendo!!!
Falar constantemente em línguas: Tenho sido ricamente abençoado por falar em línguas durante o período do jejum. Creio que no jejum devemos falar menos o nosso idioma e falar mais o idioma do Espírito Santo. Por que? ? Porque durante o jejum o nosso espírito está mais voltado para as cousas espirituais. Sinto, quando estou jejuando, uma liberdade maior no espírito de orar fluindo constantemente em línguas: quando estou deitado, andando pelas ruas, visitando as casas dos irmãos, e dirigindo o meu carro. É algo extraordinário! Não estou aqui querendo criar uma nova doutrina, porém, estou compartilhando com você algo que tem abençoado ricamente a minha vida espiritual durante a consagração. Você já ouviu falar de Jonh Hyde, o Apostolo da oração? ? Ele se tornou um dos grandes lutadores da oração. Orar constantemente no Espírito durante o jejum se tornou algo vital para sua vida de oração intercessoria. A sua maior arma na Índia foi a oração no Espírito durante o jejum! Coloquemo-nos, pois, ao lado do quarto de oração de Hyde, onde nos é permitido ouvir os suspiros, sentir os gemidos no Espírito e contemplar o querido rosto, banhado repentinamente, de lágrimas! É aí que podemos mirar o corpo enfraquecido, depois dos dias que passara sem comer e das noites sem dormir. É aí, que, entre soluços, o ouvimos implorar com insistência: "Deus, dá-me almas ou morrei". Segundo os seus biógrafos ele ganhou 100.000 indianos para Cristo em oração e jejum!!

Observando estas cinco coisas durante o jejum você terá grandes êxitos em sua consagração.

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]




Autor: Ronaldo Carvalho


Artigos Relacionados


Oração De Concordância

Meditando Na Bíblia Sagrada

ComunhÃo Com Deus.

ComunhÃo Com Deus

Jejum à Luz Do Contexto Biblico

Oração

Reivindique O Que Já Lhe Pertence Em Cristo.