Qual O Melhor Caminho Para Levar Uma Empresa Ao Sucesso?
O mercado exige a cada dia maior desenvoltura dos profissionais no que refere à sua capacidade de se relacionar e de negociar. O ouro do momento não é mais formado pelas máquinas ou equipamentos disponíveis. Isto se tornou apenas pré-requisito para se continuar no negócio. O que está a cada momento sendo mais valorizado é a competência e a capacidade de aprendizagem das pessoas e por conseqüência das empresas. Sempre lembro que o sucesso se aproxima mais dos profissionais e organizações que conseguem promover o casamento entre estilo e conteúdo.
No marketing e particularmente em vendas, o empowerment, que é a energia capaz de fazer uma pessoa mudar o modo como as coisas são feitas tornando-as ainda melhores, tem sido considerado fator primordial no perfil, e um dos principais requisitos para se promover ou admitir profissionais.
Para se obter resultado torna-se questão sine qua non que as pessoas aprendam a desenvolver habilidades interpessoais tais como: Conhecer e administrar as suas fraquezas interessar-se pelo outro buscando sempre conhecer as suas necessidades, manter posturas e atitudes que possam gerar confiança, saber ouvir, comunicar e criar um clima de cooperação mútua. É fundamental também que se busque desenvolver habilidades de negociação, buscando-se levantar e analisar as informações de forma prévia, planejar o conteúdo e a forma da negociação executando o que foi planejado e ainda, ter boas idéias, preparando argumentos bem estruturados e verdadeiros. Fazer concessões, ter flexibilidade, estar preparado para superar os impasses que naturalmente ocorrem são também habilidades que devem ser sempre aprendidas e desenvolvidas.
As empresas para continuarem crescendo e atingirem uma posição estratégica em relação aos seus concorrentes precisam agora, mais do que em qualquer outro momento, primar pela seleção criteriosa de seus colaboradores, buscando incansavelmente profissionais talentosos e abertos a aprender constantemente. É ainda, questão basal, investir profundamente na preparação e formação das pessoas que compõem as equipes. Vale ressaltar que o treinamento e a capacitação constante devem ser vistos não como custo, mas como investimento, capaz de garantir a diferenciação e a definição de uma imagem positiva na mente dos clientes.
Vale fazer uma reflexão: até que ponto a sua empresa está preparada para o aprendizado constante? Como está a sua abertura para o novo, para o inusitado, para as oportunidades que muitas vezes estão habilmente disfarçadas em ameaças? Adotar uma nova postura pode ser um pouco complexo, pois normalmente exige mudanças e quebra de paradigmas. O melhor é começar agora, criando novos caminhos. Afinal é como diz Milton Nascimento e Ronaldo Bastos: Para quem quer se soltar: invento o cais.
Autor: Rogério Tobias
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