Um pouco do significado que as imagens nos transmite



Um pouco do significado que as imagens nos transmite

A realidade "apresentada" nas propagandas é idealizada por publicitários que buscam por meio destas persuadir ou convencer o público do meio de comunicação no qual a propaganda está sendo vinculada, seja eles televisão, rádio, internet, revistas, jornais, etc. O texto publicitário leva muito o conceito, e o conceito soma com as informações que o leitor adquire então o subconsciente muitas vezes capta a mensagem sem perceber. Há vários textos que o leitor irá ver e não entenderá até saber do que se trata e se interar do assunto. A propaganda também aproveita oportunidades do ambiente externo, do que anda acontecendo nesse macro-ambiente, então brinca com essas informações e chamam a atenção do leitor para o fato.
Os textos publicitários ou propagandas podem ser verbais ou não-verbais, separados ou em conjuntos. Uma imagem ou apenas uma única palavra trás uma grande quantidade significado, dependendo do contexto ao qual está inserido.
No texto publicitário, aqui analisado, pode ser aplicada a teoria da Estilística como Sociolingüística em que os autores David Crystal e Derck Davy, a "Linguística é a disciplina acadêmica que estuda cientificamente a linguagem, e a Estilística é uma parte dessa disciplina que estuda certos aspectos da variação lingüística". Ao se estudar a língua, sabemos que esta não é um todo homogêneo, pois nas diferentes situações as quais somos expostos em nossa vida social. Usamos diferentes variedades da linguagem para nos comunicar. Cabe a Estilística estudar as variedades quer da língua falada ou escrita, adequando-a as diferentes situações das diferentes classes sociais.
Todo texto encerra uma mensagem, uma significação, por isso, deve ser visto como um todo, um conjunto de palavras ou imagens que formam um sentido. O texto é uma enunciação, uma manifestação expressa com ou sem palavras. Assim podemos falar em linguagem verbal e não-verbal. A linguagem verbal é a que utiliza como código a língua oral ou escrita. Já a não-verbal é a que utiliza outros códigos, diferentes das palavras, podem ser as cores, as formas, os movimentos e as imagens.
No texto publicitário há a predominância da função da linguagem conativa ou apelativa, porque tem como objetivo influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem, sugestão, convite ou apelo. Ao relacioná-la com o texto publicitário percebe-se que a intenção do emissor da mensagem era deixar o receptor ciente dos acontecimentos que ligam as três personalidades.
O texto publicitário aqui analisado esta vinculado à imagem de pessoas conhecidas em vários países. Neles foram utilizadas palavras que juntas formaram a fisionomia de pessoas que fizeram o bem, mas que também fizeram mal em seus países e em outros. Os textos se referem ao Presidente Luís Inácio Lula da Silva, Brasil, George W. Buch, ex-presidente dos Estados Unidos e do terrorista Osama Bin Laden, Arábia Saudita.
O canal utilizado para a publicação destes textos foi à revista Veja de 2001. O código empregado foi a Língua Portuguesa. Ao considerar que os leitores dessa revista são aqueles que possuem certo grau de conhecimento a mais que um simples leitor de revista e que a situação econômica também o favorece para que possa ter acesso a este tipo de material, então percebemos que a mensagem aqui transmitida se compreensível. Portanto, este leitor terá a capacidade de entender a mensagem que o emissor queria transmitir ao elaborar o texto.
Com relação à imagem do Presidente Lula as palavras usadas foram esquerda e direita que representam a sua trajetória política. Veja o que cada palavra significa no dicionário:
? ESQUERDA: O lado oposto ao direito. Conjunto de uma reforma ou revolução socialista.
? DIREITA: Lado direito.
Os dois signos unidos ao trabalho gráfico formaram a fisionomia do político. E considerando que Lula sempre esteve envolvido em movimentos políticos contrários facilita a compreensão da mensagem.
A imagem do ex-presidente Bush formada pelas palavras paz e guerra transmitem a sua passagem pela presidência dos Estados Unidos, em que foi aceito por muitos aliados, mas que depois fora perdendo seu prestígio devido às crises que o país passou a sofrer durante seu mandato.
? PAZ: Ausência de lutas, violências ou perturbações sociais, ou de conflitos entre pessoas
? GUERRA: Luta armada entre nações ou partidos; conflito.
Na imagem de Osama Bin Laden são empregadas as palavras vivo e morto uma associada à outra remetem ao desaparecimento do terrorista após os ataques terroristas que cometeu. Num primeiro momento foi dado como morto por não ter sido encontrado após os ataques aos Estados Unidos, em seguida os meios de comunicação começam a vincular reportagens de estava vivo.
? MORTO: Que morreu, defunto, falecido.
? VIVO: Que tem vida.
Portanto, a associação desses dois signos e também todo o contexto ao qual o terrorista está vinculado levam a formação da mensagem. Bin Laden causou muitas mortes desestabilizou a estrutura de países considerados super potências, mas que mesmo assim recebeu da mídia um "valor" que o fez se tornar "imortal" perante o mundo.
Em cada uma das imagens teve uma palavra que recebeu maior destaque. Na imagem de Lula foi ESQUERDA representando sua trajetória política. Na imagem de Bush foi GUERRA que representa os maiores acontecimentos de seu governo. Já na imagem de Bin Laden foi a palavra VIVO, porque relacionada aos acontecimentos que envolvem o terrorista é a que apresenta maior ênfase na construção da mensagem. Associando a linguagem verbal com a não verbal criaram-se mensagens representativas para os leitores da revista Veja.

Referencial
MARTINS, N. Sant´Anna. Introdução à Estilística. São Paulo: TA. Queiroz: Universidade de São Paulo, 1989.

Autor: Simone Valentim


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