O SIGNO LINGUÍSTICO NA VISÃO DE SAUSSURE E SUA RELAÇÃO COM A LÍNGUA
O SIGNO LINGUÍSTICO NA VISÃO DE SAUSSURE E SUA RELAÇÃO COM A LÍNGUA.
Manoel Huires Alves
No inicio do XX, Ferdinand de Saussure, a partir da publicação do seu livro Curso de Linguística Geral (CLG), inaugura a Lingüística Moderna, onde o seu pensamento inovador definindo a língua como objeto da Linguística concede a esta ciência a perspectiva de uma nova Ciência Humana. Surgindo destes estudos o termo Semiologia, que é a teoria geral dos signos lingüísticos.
O que é, então, um signo linguístico? Para as pesquisas de Saussure, signo lingüístico, é a união do conceito (significado) com a imagem acústica (significante).
Para a definição de Saussure "conceito" é a mesma coisa que sentido ou idéia, ou seja, é a representação mental de um objeto ou da realidade social em que nos situamos, representação essa condicionada pela formação sócio-cultural que nos cerca desde o berço. Em outras palavras, segundo Saussure, conceito é sinônimo de significado.
Por outro lado, a imagem acústica "não é o som material, coisa puramente física, mas a impressão psíquica desse som" (CLG, p. 80). Melhor dizendo, a imagem acústica é o significante. Com isso, temos que o signo lingüístico "é, portanto, uma entidade psíquica de duas faces (...). Estes dois elementos estão intimamente unidos e chamam-se um ao outro" (p. 80), semelhante a uma moeda.
Não há, portanto, significado sem significante. Os dois elementos - significante e significado - constituem o signo "estão intimamente unidos e um reclama o outro" (CLG, p. 80). São interdependentes e inseparáveis, pois sem significante não há significado e sem significado não existe significante.
Quais As Principais Características Do Signo Linguístico.
O signo linguístico, sendo de caráter puro e exclusivamente psíquico, se caracteriza por:
- Arbitrariedade na união significado e significante, sendo esta relação entre o significado (conceito) e o significante (som) quase sempre convencional. Salvo raras exceções (como as palavras formadas por onomatopéias), não existe uma razão concreta para que um significante esteja associado a um significado. Isto explica o fato de que cada língua use diferentes significantes para um mesmo significado.
Desse modo, Exemplificando, compreendemos por que Saussure afirma que a idéia (ou conceito ou significado) de mar não tem nenhuma relação necessária e "interior" com a seqüência de sons, ou imagem acústica ou significante /mar/. Em outras palavras, o significado mar poderia ser representado perfeitamente por qualquer outro significante, pelo fato de que cada língua usa significantes (som) diferentes para um mesmo significado (conceito).
- Linearidade: Os componentes que integram um determinado signo se apresentam um após o outro, tanto na fala como na escrita. O principio da linearidade que se aplica às unidades do plano das expressões (fonemas, sílabas, palavras), por serem estas emitidas em ordens linear ou sucessiva na cadeia da fala, sendo o principio das relações sintagmáticas.
Exemplificando: Caneta esferográfica.
- Articulação: As maiores unidades lingüísticas podem dividir-se em partes menores, reconhecíveis e intercambiáveis. Essa característica é própria e exclusiva do código linguístico e, graças a ela, podemos obter um número infinito de mensagens partindo de um número reduzido de unidades.
Exemplificando: Ca/ne/ta e C/a/n/e/t/a.
Temos ainda as seguintes características, além destas, que são: Impositividade, onde significado, em relação ao significante, é imposto socialmente, e Mutabilidade, onde os signos se alteram com o passar dos tempos - fonética e semanticamente.
As Dicotomias De Saussure.
A dicotomia, apesar de não constar nenhuma menção no Curso de Lingüística Geral (CLG), por Saussure, é um termo grego ? dichotomía ? que significa "divisão em partes iguais". São quatro as dicotomias propostas por Saussure no Curso de Lingüística Geral (CLG), que as descrevo logo abaixo:
- Língua x Fala:
Esta é sua dicotomia básica. Na condição de bem comum a língua traz consigo toda a experiência histórica acumulada por um povo durante a sua existência. Como instituição social, a língua "não está completa em nenhum [indivíduo], e só na massa ela existe de modo completo" (CLG, p. 21). A fala, ao contrário da língua, por se constituir de atos individuais, torna-se múltipla, imprevisível, irredutível a uma pauta sistemática. Os fatos lingüísticos - individuais - são ilimitados, não formam, portanto, um sistema. Já os fatos lingüísticos ? sociais - são diferentes e pela sua própria natureza homogênea formam um sistema.
- Sincronia x Diacronia:
Para Saussure, tudo na sincronia se prende a dois eixos: o paradigmático (associativo) e sintagmático. Nisto, Saussure, considerava prioritário o estudo sincrônico porque o falante nativo não tem consciência da sucessão dos fatos da língua no tempo, ou seja, para o indivíduo que usa a língua como veículo de comunicação e interação social, essa sucessão não existe, pois a única e verdadeira realidade tangível que se lhe apresenta de forma imediata é a do estado sincrônico da língua.
- Sintagma x Paradigma:
Define-se sintagma como sendo a combinação de formas mínimas numa unidade lingüística superior, sendo a frase o tipo por excelência. O sintagma, portanto, é toda e qualquer combinação lingüística na seqüência de sons da fala, a serviço das relações com a língua. As relações paradigma, no plano da expressão, é assim uma espécie de "banco de reservas" da língua, um conjunto de unidades suscetíveis de aparecer num mesmo contexto. Desse modo, as unidades do paradigma se opõem, pois uma exclui a outra: uma estando presente, as outras estarão ausentes.
- Significado x significante:
O significado do signo lingüístico é, pois, o conceito, a idéia ou sentido, enfim, é o plano do conteúdo. O significante do signo lingüístico é, então, a imagem acústica - cadeias de sons. Entretanto, estes conceitos se tornam diferenciais e negativos, pois um signo só tem o seu valor na medida em que ele não é outro signo qualquer - um signo é aquilo que os outros signos não são.
Autor: Manoel Huires Alves
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