Trabalho infantil
Naracy Rosa Bernardes Santos#
RESUMO
Este artigo tem como objetivo alertar para a realidade das crianças e dos adolescentes inseridas no trabalho infantil, partindo dos embasamentos de Leis e dos Direitos da Criança e do Adolescente. Trata-se da questão de Leis e Direitos que crianças e Adolescentes podem e devem se favorecer quando for necessário e no tocante ao trabalho infantil realmente será necessário a efetivação dessas, pois crianças e adolescentes são exploradas no trabalho, ao invés de estar aproveitando e vivendo de acordo com usa faixa etária. Ou seja brincando, estudando, curtindo cada etapa da sua vida. Pois, torna-se necessário para elas, entrar no mercado de trabalho com uma idade precoce devido o auxílio na renda familiar que muitas vezes lhes são exigido ou até mesmo por vontade de possuir uma independência financeira. A base Metodológica foi realizada em levantamento bibliográficos, artigos, periódicos e sites da internet, entrevistas com crianças e adolescentes e componentes dos órgãos responsáveis pela erradicação do trabalho infantil.
Palavras-Chave: Trabalho Infantil, Crianças, Adolescentes, Direitos
INTRODUÇÃO
O trabalho infantil predomina em todas as partes do mundo. Pode-se constatar a presença de crianças nas ruas, às saídas das escolas, nas praças, com atividades que conotam o trabalho infantil.
Sabe-se que o destino das crianças é variado, pois são obrigadas a entrarem no mercado de trabalho devido a grande necessidade de cobrança dos pais para ajudar na renda familiar.
No Brasil existem leis e restrições com relação ao trabalho infantil, a exemplo do Estatuto da Criança e do Adolescente que garante a proteção a todas as crianças independente de raça ou classe social. No entanto, milhões de crianças e adolescentes ainda continuam trabalhando. E trabalhando nas mais diversas atividades rurais e urbanas.
Na cidade de Aracaju, há crianças que trabalham transportando compras em carrinhos de mão nas feiras livres e supermercados, os chamados "flanelinhas", lavadores d carros, engraxates, vendedores ambulantes infantis.
Por isso, o tema foi pensado, a partir da observância desta pesquisadora, nas ruas e bairros de Aracaju, onde crianças e adolescentes estão trabalhando na informalidade comprometendo seu físico, sua educação e seu lazer.
Mas, o que leva as crianças a aderirem o trabalho infantil? Há uma assiduidade garantida nas escolas públicas de Aracaju para eliminar o problema? Há uma responsabilidade imposta às crianças que trabalham? Quais os tipos de trabalho desenvolvidos pelas crianças de Aracaju? Quais as propostas desenvolvidas para a erradicação do trabalho infantil?
A pesquisa foi realizada com base em levantamento bibliográficos, artigos, periódicos e sites da internet, entrevistas com crianças e adolescentes e componentes dos órgãos responsáveis pela erradicação do trabalho infantil na cidade de Aracaju.