A febre Apostólica



A febre apostólica

Quero iniciar este artigo alertando que há uma febre apostólica infectando o nosso Pais neste últimos anos. Recentemente, 19 de junho, 1.000 pessoas foram ungidas ao "ministério apostólico" no sambódromo de minha cidade, Manaus. Bastou pagar 150.00 reais e fazer um curso de final de semana para se tornar um "apóstolo". Eu fui também convidado por um amigo que mora nos E.U.A a me tornar um apóstolo na referida data. Parece que este cargo virou moda em nossa Nação. Os pastores estão se tornando "apóstolos" da noite para o dia! Realmente estamos vivendo uma mornidão espiritual terrível e um grande analfabetismo bíblico nestes últimos dias!...
Amado leitor, o apostolado consta entre os cinco ministérios locais descritos pelo apóstolo Paulo na Epístola aos Efésios. Não há como negar que os apóstolos foram estabelecidos por Deus em primeiro lugar, antes dos profetas, mestres, operadores de milagres e curas, aqueles que prestam socorro, aqueles que governam e aqueles que falam variedades de línguas. Entretanto, quero dizer aos meus colegas que muito me incentivaram a me tornar em um "apostolo" que, estou contente à minha simples posição de pastor, pois, sei que esta e a minha chamada ministerial. Já que nem todos são apóstolos, nem todos são profetas, nem todos são mestres ou operadores de milagres, como consta em 1 Coríntios 12.29, parece não haver demérito em ser um mero obreiro.
Mas o que é um apóstolo do ponto de vista bíblico? Quais as marcas e sinais de um apóstolo? Um pastor pode se tornar num apóstolo da estirpe do N.T ?
Pretendo responder a estas três perguntas com intuito de esclarecer que nem todos são apóstolos e que ser um apóstolo segundo o N.T não era possuir um titulo, e sim um cargo, pois era necessário ser chamado para tal função no Corpo de Cristo assim como para ser Profeta, Evangelista, Pastor, Doutor etc (leia Ef.4:11 e I Cor.1229).

Vamos responder as indagações supracitadas:

O que é um apóstolo do ponto de vista bíblico?

Se você ama a palavra de Deus e deseja viver por ela então vamos ver o que a Bíblia diz concernente a este polêmico assunto.
O que é um apóstolo? Paulo, no sentido geral era um servo de Cristo, mas num sentido especial era um apóstolo.
Por que diz que foi "chamado" para ser apóstolo? Porque Paulo se preocupa logo no início de sua Epístola (Rm.1:1) em dizer que foi chamado para ser apóstolo? Bem, muitas pessoas naquela época estavam questionando Paulo como apóstolo, eram seus opositores e assim Paulo era difamado. Era considerado um falso apóstolo. Estava apenas representando. Diziam que ele nunca havia estado com Jesus. Mas Paulo diz claramente e com vigor que era tão apóstolo como os doze.
O que é um apóstolo? É um ofício muito especial e peculiar. Uma prova disto é que Jesus chamou os 12 discípulos (Mt 10) e "...deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda enfermidade e todo mal". No v.1, Mateus os chama de discípulos e no versículo 2 muda para apóstolos. Por que isso? Porque nem todo discípulo era apóstolo. Só alguns discípulos tornaram-se apóstolos.
Podemos confirmar isso ao ler Lucas 6:12-13. "...chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos". Observemos que, somente doze dos discípulos foram nomeados e escolhidos.
O que significa o termo apóstolo do ponto de vista bíblico? O Dicionário Teológico serve para ajudar a entender o sentido neotestamentário do verbete "apóstolo", ou "apostolado". Vejamos o que registra a Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã: "O uso bíblico do termo "apóstolo" é quase inteiramente limitado ao NT, onde ocorre setenta e nove vezes; dez vezes nos evangelhos, vinte e oito em Atos, trinta e oito nas epístolas e três no Apocalipse. Nossa palavra em português é uma transliteração da palavra grega apóstolos, que é derivada de apostellein, enviar. Embora várias palavras com o significado de enviar sejam usadas no NT, expressando idéias como despachar, soltar, ou mandar embora, apostellein enfatiza os elementos da comissão ? a autoridade de quem envia e a responsabilidade diante deste".
Portanto, a rigor, um apóstolo é alguém enviado numa missão específica, na qual age com plena autoridade em favor de quem o enviou, e que presta contas a este.
Os doze apóstolos foram selecionados inicialmente e enviados numa missão especifica pelo Senhor. Judas caiu porque pecou e por isso foi excluído (Atos 1:20, 25); como resultado, Matias foi escolhido para ficar no seu lugar (Atos 1:16-26). Note atentamente que uma das qualificações que Matias tinha que cumprir, para poder ser selecionado, era ter visto o Senhor ressuscitado (Atos 1:22). Mais tarde, Paulo foi selecionado de uma maneira especial para ser o apóstolo enviado para os gentios (Atos 9:15; 22:14-15; 26:16-18; Gálatas 1:15-17; 1 Timóteo 2:7). Esta é a razão porque o Senhor lhe apareceu, uma vez que ele não teria as qualificações para ser um apóstolo, se não tivesse visto o Senhor depois de sua ressurreição (note 1 Coríntios 9:1-2; 15:8; Atos 22:15; 26:16).
Assim sendo, alguns dos melhores exegetas do Novo Testamento concordam que as listas ministeriais de 1 Coríntios 12 e Efésios 4 referem-se exclusivamente aos primeiros, e não a novos apóstolos.

Quais as qualificações de um apóstolo?

Desejo neste tópico responder a esta pergunta de formo bem simples à luz das Escrituras do Novo testamento. Vejamos de forma bem concisa as sete qualificações do apóstolo.

1. Teria que ser testemunha do Senhor ressurreto.
Em Atos vemos os apóstolos reunidos no cenáculo conversando sobre quem substituiria a Judas Escariotes. No cap. 1:21-22 lemos: "É necessário pois, que, dos homens que nos acompanham todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós , começando no batismo de João, até ao dia em que dentre vós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição".
Paulo diz que viu Jesus ressurreto: "Não sou, porventura livre? Não sou apóstolo? Não vi a Jesus, Nosso Senhor?" (I Co 9:1). Era ele dizendo que vira Jesus ressurreto no caminho de Damasco e era testemunha disto.
2. O apóstolo tinha de ter um chamado especial para exercer este ofício. Ele foi chamado pelo próprio Senhor.
3. Era alguém a quem foi dada autoridade e comissão de operar milagres. Isso fica bem claro em II Co 12:12. Era como se ele dissesse: "Como vocês podem questionar meu ofício de apóstolo se as minhas credenciais foram apresentadas claramente entre vós". Sinais, milagres e atos maravilhosos.
4. Os apóstolos tinham poder para dar e comunicar dons espirituais a outros; podiam transmitir o Espírito Santo pela imposição das mãos (Atos 8:17). Isso significava sinal de autoridade da sua comissão.
5. O apóstolo tinha autoridade para ensinar e definir a doutrina firmando as pessoas na verdade.
6. Tiveram autoridade para estabelecer a ordem nas igrejas. Nomeavam os presbíteros, decidiam questões disciplinares e questões doutrinárias (ensino e doutrina. Falavam com autoridade do próprio Jesus) (Jo 14:26).
7. Não podemos esquecer desta outra marca do apostolado: A verdade lhe foi ensinada pessoalmente pelo Senhor.
Em Gálatas 1:11-12 Paulo diz: "Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem; porque eu não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo". Este evangelho não foi ensinado por outra pessoa; se fosse ele não seria apóstolo. Ele ainda diz nesta epístola aos Gálatas que foi separado desde o ventre materno pela graça de Deus, quando revelou Jesus para que O pregasse entre os gentios e para isso não consultou a "carne e sangue", nem subiu à Jerusalém para os que já eram apóstolos antes dele mas partiu para a Arábia e depois voltou para Damasco. Três anos depois vai à Jerusalém para avistar-se com Pedro (Gl.1:15-18). Ele vaia a Pedro, mas não para aprender com Pedro pois era igual aos demais apóstolos pois a verdade lhe fora dada pessoalmente por Cristo.
Por que isto é importante? Porque esta é uma credencial apostólica: "Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei..." (Co.11:23). Recebe diretamente de Jesus. Ele se iguala aos demais apóstolos nisso: "Porque eu sou o menor dos apóstolos, mas pela graça de Deus sou o que sou...portanto, seja eu, ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes" (I Co 15:9-11). Ele foi tão apóstolo como Pedro. Ao comissioná-lo o Senhor o chamou para ir aos gentios: "Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério" (Rm 11:13). O que Paulo deseja, é que os crentes de Roma compreendam que ele é realmente apóstolo de fato e de direito. Por que esta ênfase? Porque muitos naquela época estavam se dizendo apóstolos. Em Apocalipse 2:2: "...puseste à prova os que a si mesmo se declaram apóstolos e não são, e os achastes mentirosos". Isto é muito prático pois estamos vivendo uma época em que muitos pastores estão se dizendo ou se auto-intitulando apóstolos. Isso não existe. É pura invencionice de uma Teologia moderna arraigada em interesses e conceitos humanos!

Um pastor pode se tornar um apóstolo da estirpe do N.T?

NÃO! Evidentemente que isto e impossível!
Os apóstolos modernos não tem o direito de reivindicar uma sucessão apostólica, porque a Bíblia não outorga respaldo para tal ensinamento. Eu acho incrível como hoje em dia todo pastor almeja ser um apóstolo sem a autenticidade das Escrituras Sagradas. Analisemos como Paulo tratava o assunto.
Em I Co 1:1 ele escreve: "Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes". Sóstenes aqui é apenas citado como irmão. Não estaria Paulo sendo muito egoísta? Por que ele não chamou "eu e Sóstenes?". Paulo sabia que ele era apóstolo e que Sóstenes, apesar de excelente e santo homem, não era apóstolo. Por isso, a expressão; "e o irmão Sóstenes". A mesma coisa acontece com Timóteo, quando Paulo o trata como irmão mas diz antes: "Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo" (Cl 1:1). Paulo não diz: "Timóteo é o homem que vem após mim, ele vai ser apóstolo por sucessão apostólica e assim pelos séculos afora". Timóteo era apenas irmão e Paulo apóstolo, mas quando vemos em Fl.1:1 - "Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos ...". Quando Paulo se descreve como servo, ele e Timóteo são iguais, pois os dois são servos no mesmo nível. Mas quanto ser apóstolo, há uma diferença: Paulo o é e Timóteo não!
Toda pretensão de ser apóstolo hoje vai de encontro com o ensino do Novo Testamento acerca do sentido do termo. Quando pulamos frases como esta que mostra que Paulo foi chamado para ser apóstolo como um ofício especial que não se repete, percebemos o quanto é grave negligenciar a doutrina e caímos nos argumentos falsos de mestres que se auto-intitulam apóstolos visando prestigio e domínio sobre o rebanho de Cristo.

Conclusão: Amado leitor, eu não creio no moderno movimento apostólico, importado da teologia Mórmon e pregado pelos arautos oriundos da outra América, a "próspera". Não creio em apóstolos canônicos, cuja Palavra seja autoritativa e inspirada no mesmo grau dos escritos de Paulo, Pedro e os demais escritores bíblicos. Também não creio em apóstolos que fundam igrejas fazendo divisões, que negociam "coberturas" a pastores caídos que foram excluídos de suas denominações, que pregam prosperidade fácil e são presos com dólares na bíblia ou na cueca. Estes eu não engulo. Estão infectados com a febre apostólica!
Contudo, a existência do falso não anula o verdadeiro, antes, o confirma. E considerando o sentido etimológico da palavra apostolo (no grego, "enviado"), posso dizer que existem muitos apóstolos (Missionarios/Enviados) fazendo a obra do Senhor com sinceridade e fidelidade a missão: GANHAR ALMAS para CRISTO! Diferente dos apóstolos modernos, os verdadeiros apóstolos (Missionarios/Enviados) contemporâneos são humildes, anônimos, e detestam holofotes. Muitos se consideram indignos do título, e preferem ser chamados de pastor ou de irmão. Agem assim porque sabem que o único título de que são dignos é o de "aprendiz de servo inútil", pois não fizeram tudo o que lhes foi mandado. Oremos todos os dias por estes verdadeiros Apóstolos/Missionários!

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]



Autor: Ronaldo Carvalho


Artigos Relacionados


E O Paradeiro De Matias?

Parentes Muito Especiais

Os Cinco Dons Ministeriais

A Igreja Deve Ser Dirigida Por Um Único Ministro?

O Cristo Crucificado

Enfrente Todos Os Obstáculos Para Seguir A Jesus

A GlÓria Das Duas AlianÇas