A Oração de Petição



A Oração de Petição

Petição é um requerimento formal a uma autoridade, baseada na lei ou na promessa. A oração de petição, pois, é um tipo de oração na qual vamos a Deus, de acordo com a Constituição do Reino, a Bíblia, para apresentar nosso requerimento, ou pedido. As Escrituras nos encorajam a pedir, quando estamos em necessidade (Mt.7:7,8; 11:24;21:22; Fl.4:6). Esse tipo de oração é a mais freqüente dos cristãos. Sempre estamos peticionando, ou pedindo que Deus faça algo por nós. A oração de petição precisa ser uma oração imbuída de fé (Hb.11:6; Tg.1:6). Ela diz respeito, primeiramente, aos desejos, necessidades, e/ou problemas do indivíduo em prol de si mesmo, e não ao caso de outra pessoa orar por você ou concordar com você em oração. É de suma importância sabermos que a oração de petição (Mt.21:22) se respalda nos seguintes princípios:
1) Especifique sua petição (Lc.11): A Palavra de Deus nos ensina que devemos ser específicos nas nossas petições ao Pai celeste. Defina sua necessidade e o que você quer de Deus, em termos claros. Orações vagas são semelhantes a flechas lançadas a ermo, não atinge alvo algum. A Bíblia está cheia de petições específicas:

a) Eliezer, servo de Abraão, foi específico na sua petição (Gn.24:12-14)
b) Ana foi específica na sua petição (I Sm.1:11; 27:28)
c) O Cego Bartimeu foi específico na sua petição (Lc.18:41-43)

2) Respalde a Sua Necessidade específica nas Promessas Bíblicas: Busque, na Bíblia, os textos que se referem ao que você precisa, quer em promessas ou em princípios. Uma vez identificada a necessidade, pesquise a Palavra e selecione textos que se referem ao assunto. Toda oração deve ser feita em harmonia com a vontade de Deus revelada em Sua Palavra. A Palavra e a fidelidade são a base sólida da fé que respalda a oração de petição (Hb.11:1,6; Nm.23:19). T.L Osborn disse: "A Palavra torna-se tão real e vital que, ao encararmos uma necessidade já providenciada na Palavra, atravessamos o "impossível", considerando apenas que Deus SUSTENTA ESSA PALAVRA. Ela não pode falhar."
Vejamos alguns exemplos Bíblicos de pessoas orando de acordo com as promessas da Palavra:

a) Neemias orou por sua terra respaldado na Palavra (Nee.1)
b) Daniel orou em prol do seu povo respaldado na Palavra (Dn.9)
c) Davi orou por sua casa, de acordo com a Palavra (I Cr.17:11-15)
d) Jeosafá venceu uma Guerra orando a Palavra (II Cr.20:6-12)
e) Salomão orou dedicando o Templo com base na Palavra (II Cr. 6:14-17).
Dentro do ditame Jurídico, ninguém apresenta uma petição ou caso em algum tribunal, sem invocar o respaldo da Lei. Do mesmo modo, ninguém deve fazer petição diante do Trono da graça, sem o respaldo da Palavra de Deus escrita, a Bíblia, a Constituição do Reino!
3) Apresente sua Petição a Deus (Fl.4:6): Faça o seu pedido a Deus de modo simples e claro, invocando o que Ele prometeu na Sua Palavra. Se você já sabe o que quer do Aba-Pai e se certificou de que Ele lhe fez uma promessa em sua Palavra, então é só apresentar o caso diante d?Ele, por meio de um pedido imbuído de fé.
4) Creia na Resposta de Deus (Tg.1:5): Firme-se, com base na promessa da Palavra, que Deus atendeu a sua petição. A manifestação da resposta já está a caminho, pois Aquele que prometeu é Fiel e Verdadeiro!
5) Fale e Aja de acordo com a fé (Hb.3:1) Nossa fé ou incredulidade sempre será manifestada por meio de nossa confissão. Se fizermos uma petição ao Pai celeste respaldados na Sua Palavra e professarmos palavras negativas, então, nossa oração irá a pique; precisamos confessar a Palavra firmemente até a resposta chegar! Gosto muito das palavras de T.L Osborn, o grande Evangelista de cura divina, quando escreveu: "...desde o momento em que pedimos a Deus uma benção a nós prometida, até o momento em que o Pai a concede, retenhamos firme a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu (Hb.10:23). Sabemos que o Sumo Sacerdote da nossa confissão é fiel, como Moisés, para interceder por nós até ser concedida a resposta, conforme a promessa que fielmente confessamos em nossa oração, na nossa conversão, em nosso testemunho, em nossos pensamentos e nos nossos atos" ( O Testemunho da Fé, pg. 25 ).
6) Não Permita que a Dúvida se Aloje em seu Coração (Tg.1:6): A lei da física diz: dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço; a lei do Espírito diz: a fé e a dúvida não podem ocupar um mesmo coração. Não deixe que esse inimigo da oração se aloje no seu coração, pois ele irá corroer como um câncer a fé viva de tua oração. Em contrapartida, deixe que cada pensamento, cada imagem e desejo afirmem que você tem o que peticionou a Deus. Não olhe para as circunstâncias, porque elas são mutáveis, mas firme-se na Palavra eterna e imutável de Deus. A Palavra é o antídoto que mata o câncer da dúvida e dá vida à fé da oração petitória (Jo.15:17; Sl.119:97, 148;1:2; 39:3; Cl.3:16; Js.1:8).
7) Agradeça e Louve a Deus (Fl.4:6,7): As nossas súplicas devem ser imbuídas com ações de graças. Quando falarmos ao Pai sobre as nossas petições, devemos ter uma atitude de gratidão e louvor. Por quê? Porque a gratidão, em forma de louvor, fortalece a fé. Paulo, falando da experiência do patriarca Abraão, ressaltando sua fé, declara: "E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, e estando certíssimo de que O que Ele a tinha prometido também era poderoso para o fazer. Assim, isso lhe foi também imputado como justiça (Rm.4:20-22). O coração que agradece e louva a Deus pela resposta de sua petição antes de tê-la recebido, repousa no descanso da fé viva e na concha da Mão Onipotente d?Aquele que fez as promessas!

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]


Autor: Ronaldo Carvalho


Artigos Relacionados


Reivindique O Que Já Lhe Pertence Em Cristo.

Orando A Palavra

Oração

Orações Teocêntricas

Deus Te Ama Muito

Oração De Concordância

A Oração De Entrega