Do Tejo ao Prata - 1- Um Passeio Pela Hitória



INTRODUÇÃO

Quem descobriu o Brasil?
Foi Colombo? Foi Pinzon? Foi Cabral?
Como responder esta questão, se inúmeras alternativas podem ser apresentadas no decorrer da História?
Como explicar a existência dos incas, astecas e maias nas Américas?
Como explicar a existência dos índios e esquimós, do Alasca à Patagônia?
Até porque se as inscrições rupestres no Brasil são milenares e se o Alasca foi vendido pela Rússia para os Estados Unidos, é bem provável que a migração inicial tenha ocorrido pelo Estreito de Bhering e não pelo Atlântico.
No seu livro "Caiari", o rondoniense Emanuel Pinto Pontes busca provar que as Minas do Rei Salomão estão localizadas nas cabeceiras dos rios Negro, no Amazonas, e Madeira, em Rondônia e na Bolívia. Segundo o autor, o rei contratava os hebreus para fazer o transporte, cujo percurso demorava três longos anos, conforme a Bíblia, em 1Reis, "14 E era o peso do ouro que se trazia a Salomão cada ano seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro, 22 Porque o rei tinha no mar as naus de Tarsis, com as naus de Hirão; uma vez em três anos tornavam as naus de Tarsis, e traziam ouro e prata, marfim, e bugios, e pavões." Ora, se o Oriente Médio limita-se com o Mar Mediterrâneo, que banha a espanha, França, Itália, Grécia, Turquia, Lìbano, Israel, Egito, e o norte da África e Marrocos, não se encontra ali nenhum país que permita demorar tanto tempo de viagem. E, bugio não é um macaco do Brasil?!... Daí, não se pode acusar o autor de visionário antes de longos estudos e discussões, até porque consta no livro Eram os Deuses Astronautas? um mapa atribuído ao almirante Turco Piri Reis com os continentes europeu, africano e americano, datado de dez mil anos atrás.
Segundo ainda o autor, na travessia do Atlântico, os hebreus tinham como ponto de apoio o continente submerso de Atlântida, cujo referencial foi perdido após a submersão daqelas terras.
Antes que se possam apresentar acusações levianas, uma simples pesquisa no Serviço de Proteção ao Vôo vem provar que anualmente as cartas geográficas de navegação aérea entram em desuso e são substituídas porque o continente americano desloca-se um centímetro e meio de leste para oeste e afasta-se do africano, enlarguecendo o Atlântico e estreitando o Pacífico. Se naquela região fica o encontro de duas placas tectônicas e o Brasil está sobre uma delas, como provar que a Atlântida não tenha realmente desaparecido, engolida pela falha?

Desta forma, demos um passeio pela história, focalizando os pontos mais importantes, voltando-nos, porém, aos prováveis desfechos da não emancipação do Uruguai e da emancipação da República do Rio Grande, distribuídos nos tópicos abaixo relacionados, publicados neste SITE como matérias específicas, sempre com o título "Do Tejo ao Prata, um Passeio Pela História".
Boa sorte e divirtam-se com certos detalhes que foram omitidos pelos livros convencionais:

ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
2. A PRÉ-HISTÓRIA EM PORTUGAL
3. O NASCIMENTO DE PORTUGAL
4. AFONSO I ? REI DE PORTUGAL
5. A TOMADA DE CONSTANTINOPLA
6. AS GRANDES NAVEGAÇÕES
7. O DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA
8. O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
9. AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS
10. PORTUGAL SOB O DOMÍNIO ESPANHOL
11. INVASÕES NO BRASIL
12. ROTEIRO CRONOLÓGICO DAS HISTÓRIAS
DE PORTUGAL E DO BRASIL
13. I ? PENÍNSULA IBÉRICA
14. II ? AS GRANDES NAVEGAÇÕES
15. III ? COLONIZAÇÃO DO BRASIL
16. IV ? OS BANDEIRANTES
17. A FAMÍLIA REAL NO BRASIL
18. A PROVÍNCIA CISPLATINA
19. A REGIÃO SUL
20. PARANÁ
21. SANTA CATARINA
22. RIO GRANDE DO SUL
23. O MOVIMENTO FARROUPILHA
24. HIPOTÉTICAS CONJECTURAS ALTERNATIVAS
25. I ? O MOVIMENTO FARROUPILHA
26. II ? ALEMÃES NO BRASIL
27. III ? PROVÍNCIA CISPLATINA


Autor: Raul Santos


Artigos Relacionados


Do Tejo Ao Prata - 17 - Um Passeio Pela História

Israelitas Podem Ter Descoberto O Brasil

Do Tejo Ao Prata - 10 - Um Passeio Pela História

Do Tejo Ao Prata - 7 - Um Passeio Pela História

Do Tejo Ao Prata - 5 - Um Passeio Pela História

Do Tejo Ao Prata - 9 - Um Passeio Pela História

Do Tejo Ao Prata - 11 - Um Passeio Pela História