A Impotância de Estudar a História Local



A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A HISTÓRIA LOCAL


Guilherme Augusto Hilário Lopes

RESUMO

O artigo tem com o objetivo relatar a experiência da pesquisa feita sobre a história da educação de Blumenau e a importância de estudar história local e regional, e a valorização da mesma que não tem sido valorizada como devia ser. Indica também meios para trabalhar história local em sala de aula através fotografias, revistas, e até entrevistas com moradores mais antigos da região podendo transportar o educando ao mundo nunca visto antes e de forma muito simples e fácil de saber que ele produz e faz parte desta historia de forma impar.


Palavras-chave: Educar, História local e regional. Blumenau.


1 INTRODUÇÃO

Partimos da necessidade de conhecer quem somos de onde viemos e quiçá para onde vamos todo ser humana se indaga e como isso nasce à curiosidade que por fim leva ao conhecimento.

Com isso estudamos a história da cidade de Blumenau e consequentemente a história
da educação na cidade desde seu inicio até os dias de hoje para poder em fim ver de que forma trabalhar história local e regional com os educandos de forma produtiva e resolutiva.

Ao longo do texto iremos nos deparar com a colonização e a história de Blumenau e o porque estudar historia local e regional. Trabalhar este conteúdo com alunos não é uma coisa de outro mundo basta querer e ter vontade para buscar fontes seguras sobre o assunto de preferência que viveu esta época para nos contar e quem sabe mostrar um pouco do que já foi vivido nessas terras.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Colonização e educação em Blumenau
A colonização alemã ao sul do Brasil se dava pelo descontentamento da população alemã com a industrialização que ocorria no inicio do século XIX deixando assim vários camponeses,artesões,trabalhadores livres a mercê do capitalismo, a Europa se via em crise com tanta gente aglomerada nos grandes centros urbanos a insatisfação era plena e culminou para a vinda de varias famílias para povoamento da nova colônia.

Blumenau teve inicio em 1848[...](LEIRIA,2011). Isso para a cultura dos povos Europeus pois a região já era povoada por nativos indígenas das tribos kaigangs, botocudos e xoklengs que durante anos travaram batalhas contra os brancos na tentativa de impedir o avanço da colônia, a educação era de certa forma direcionada pela igreja onde a língua usada para ensinar era o alemão até a campanha nacionalização que obrigou todas as escolas a ensinar em português,não que o governo de Getúlio Vargas fosse nazista havia apenas uma admiração pelo modelo de governo alemão e pelo nacionalismo alemão.

2.2 Estudar história local e regional
Parte da necessidade de aprender com o cotidiano e as pessoas ao seu redor com a cultura local "O ensino da História Local apresenta-se como um ponto de partida para a aprendizagem histórica [...]" (Lima, 2011). O que não vem sendo valorizado pelo órgãos competentes que deveriam manter essa uma dos assuntos base a ser estudado pela disciplina de história e um assunto para sempre ser revisado por tratar de ser de fácil acesso para a população local pesquisar e estudar.

Estudar história local e regional parte da necessidade de não deixar costumes e hábitos de tempos remotos se perderem por definitivo sendo que o principio da história e rpeservar o que não existe ou tentar resgatar o que se perdeu.

Conforme Martins "A historia local não é uma história de protagonistas, mas de coadjuvantes" (2002, p.41). Ao contrario das grandes revoluções onde se tem um líder a historia local é escrita e vivida por todos que se englobam nela onde todos são produtores e produtos responsáveis pelo processo.

A apresentação do trabalho de certa forma foi uma grande troca de informações entre os colegas de turma resgatando a história e a cultura da cidade de Blumenau e também apresentando fatos curiosos vividos pela população da época.

3 COMO TRABALHAR HISTÓRIA LOCAL EM SALA DE AULA através de fotografias, jornais antigos de entrevistas com pessoas que residem a mais tempo na região, através de objetos por exemplo de onde será que veio tal objeto? quanto tempo faz isso? Por exemplo, propondo sempre ao educando buscar e não apenas fotocopiar o conhecimento proposto em livros didáticos desta forma historia oral se torna um instrumento imprescindível para conhecimento estudar história local é como conhecer bem a nossa casa.

3 CONCLUSÃO

Ao desenvolver a pesquisa sobre a história da cidade e educação de Blumenau me surpreendi com a rica herança deixada pelos imigrantes que ainda hoje nos permite trabalha questões históricas e transforma conhecimento em saber para educandos e educadores através do aprendizado mutuo onde normalmente a historia e cultura local é passada de geração para geração.

REFERÊNCIAS


LEIRIA, Maria de Lourdes. As relações de trabalho em Blumenau no período de 1850-1900. REVISTA PERSONA. Disponível em:. Acesso em: 04 abr. 2011.


LIMA, Idelsuite de Souza. Abordagem do ensino da historia local nos livros didáticos series iniciais. Disponível em:


MARTINS, José de Souza. Subúrbio: vida cotidiana e historia no subúrbio da Cidade de São Paulo. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2002. Disponível em:. Acesso em: 12 jul. 2011.



Autor: Guilherme Augusto Hilário Lopes


Artigos Relacionados


Blumenau, Cultura Alemã Com Essência Brasileira

Cidade De Batalha

Para Quem Gosta De Descobrir Boas Histórias E Se Enriquecer Ainda Mais Absorvendo Cultura, O Lugar Certo é Paraty.

Projeto: Herança Cultural Dos Gregos E Romanos

A InserÇÃo Da CrianÇa No Contexto HistÓrico De Sua Cidade

A Casa Da Cultura De Paraty

''a Importância Da Inclusão Da História E Cultura Afro-brasileira Nas Escolas Públicas''