CONSUMISMO NÃO É CONSUMO



CONSUMISMO NÃO É CONSUMO

Por Rodrigo Dallacosta
15/07/2011
[email protected]

Como todos sabem o planeta terra está enfrentando sérios problemas ambientais, devido à ação irresponsável do homem ao utilizar-se de seus recursos naturais de forma predatória, durante muitos anos um após o outro sem pensar nas conseqüências que poderíamos enfrentar futuramente. Estamos enfrentando problemas como eventos extremos, furacões, enchentes, ondas de calor, tempestades, inundações das grandes metrópoles devidas á impermeabilização do solo por asfalto, concreto e outros tipos de materias, além desses eventos, temos o desmatamento á poluição dos recursos hídricos, e do próprio solo, o tão perigoso aumento do efeito estufa, e poderíamos enumerar muitos outros tipos de agressão que o meio ambiente natural vem sofrendo pela mão do homem.
Quando paramos para refletir, qual o motivo de termos causado tanto mau a esse meio ambiente, do qual necessitamos para sobreviver, logo vem em nossa mente, à palavra falta de conscientização ambiental. Sim essa conscientização ambiental ou falta dela em nós seres humanos, é responsável pela catástrofe ambiental que presenciamos e que temos a missão de recuperar ou ao menos amenizá-la, para garantir que as futuras gerações tenham condições de desfrutar, das mesmas condições e disponibilidade de recursos naturais que temos hoje, ou ainda melhorar.
Neste contesto surge uma palavra no ano de 1972, com a proposta de garantir o sustento das futuras gerações, chamada "sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável" essa nova forma de pensar e agir com os recursos naturais, basicamente visa conciliar o crescimento econômico com as melhorias sociais e preservação ambiental. Para tal feito é preciso inicialmente, ecologizar as pessoas, significa fazer com que uma pessoa se sensibilize com as questões ambientais e a partir disso desenvolva em si mesmo, uma consciência ambiental forte e duradoura e que nessa consciência faça parte de seu caráter e das suas atitudes.
Ecologizar é preciso, e para que isso aconteça é necessário que ocorram mudanças em nossos hábitos de consumo, pois existe uma forma de agressão ao meio ambiente pouco conhecido por nós, que é chamado de consumismo. Consumismo é diferente de consumo, na verdade é o consumo desregrado, enquanto o consumo consciente é o ato de adquirimos bens e ou produtos, do qual realmente necessitamos e na quantidade suficiente para nós satisfazer.
O consumismo talvez seja o maior responsável pelo aumento do efeito estufa e pela quantidade de resíduos sólidos que geramos todos os dias, e o fato de nos conscientizarmos sobre a necessidade de termos um ou outro produto, ou se ele é essencial ou supérfluo para nós, pode ser a melhor forma de praticarmos a preservação ambiental, dando nossa contribuição individual para que isso ocorra. Portanto ao ir às compras, lembre de sua responsabilidade com o meio ambiente, evite o consumismo e pratique o consumo consciente. [email protected]

Autor: Rodrigo Dallacosta


Artigos Relacionados


Ambientalismo Versus Consumismo

Sustentabilidade

Etica E Meio Ambiente

EducaÇÃo Ambiental, PrivilÉgio De Poucos

O Homem E O Desenvolvimento SustentÁvel

O Meio Ambiente E A RelaÇÃo Com O Homem

Programas De GestÃo Ambiental Nas Empresas