O Palco Giratório como Instrumento de Marketing Cultural do SESC



Raquel Ilga Etges

O PALCO GIRATÓRIO COMO INSTRUMENTO DE
MARKETING CULTURAL DO SESC

Palmas
2005

Raquel Ilga Etges

Monografia apresentada como requisito parcial da disciplina de Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda II ? Monografia do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda do CEULP/ULBRA ? Centro Universitário Luterano de Palmas, sob orientação do Profº Giovani Souza Guedes

RESUMO

ETGES, Raquel Ilga. O Palco Giratório como instrumento de Marketing Cultural do SESC. 73. 2005. Monografia (Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) Centro Universitário Luterano de Palmas, Universidade Luterana do Brasil, Palmas - Tocantins.

Investir hoje em cultura não é só uma preocupação das instituições públicas, cada vez cresce o número de empresas privadas que investem nessa ferramenta de comunicação. Tendo em vista a fixação de suas marcas e o respaldo positivo perante o público, muitas empresas conseguem a lei de incentivo fiscal, o que facilita ainda mais o patrocínio cultural. Um projeto de renome nacional, desenvolvido pelo SESC, ganha as ruas do Brasil inteiro levando teatro e dança e o nome da instituição por onde passa, firmando sua marca e tendo o apoio popular. É o Palco Giratório, hoje um projeto consolidado e respeitado onde atua. Apresenta-se aqui uma pesquisa teórica sobre o marketing cultural, sua eficácia e finalidade. E ainda uma pesquisa com o público freqüentador do projeto Palco Giratório, com o objetivo de analisar se há reconhecimento do público de que o SESC é o gestor do projeto.

Palavras-chave: Marketing Cultural, SESC, Palco Giratório.


1. APRESENTAÇÃO

O marketing cultural está entre as diversas ferramentas da comunicação utilizadas pelas empresas e instituições como forma de divulgação e fixação de suas marcas, produtos ou serviços. Esta área de atuação da comunicação oferece vantagens para as empresas, artistas, produtores e o público que prestigia um evento cultural. As empresas são hoje as principais fomentadoras de cultura no Brasil, sendo que através deste patrocínio, artistas de várias áreas têm a oportunidade de mostrar seus trabalhos ao público.
O SESC (Serviço Social do Comércio) mantém o Palco Giratório, projeto de difusão cultural para o desenvolvimento social e econômico em artes cênicas no Brasil, hoje considerado o mais importante e duradouro projeto teatral de âmbito nacional, desenvolvido anualmente desde 1998.
O projeto Palco Giratório é uma alternativa para o intercâmbio e a circulação de espetáculos de artes cênicas produzidos por grupos ou artistas atuantes nas mais distintas regiões do país. O SESC acredita que com a realização deste projeto, a cidade possa pulsar com a diversidade dos olhares dos artistas cênicos que trazem novas montagens, autores e técnicas diversificadas, proporcionando aos espectadores conhecimentos, entretenimento e cultura.
O projeto não se finda só nas apresentações dos espetáculos ao público. O circuito vem se caracterizando como um importante agente de formação de platéias no país, tendo incluído em seu programa leituras de espetáculos, pensamentos giratórios e oficinas.

2. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como problemática saber se o marketing cultural feito pelo SESC faz o público associar o Palco Giratório à instituição. A partir deste questionamento levantou-se a seguinte hipótese: As estratégias de Marketing Cultural do SESC fazem o público associar o nome da instituição ao projeto Palco Giratório.
Este trabalho tem como objetivo geral saber se o público que vai aos espetáculos do Palco Giratório associa este projeto ao SESC. E os objetivos específicos são: de que maneira esta associação é feita, entender o grau de percepção do público em relação a esta iniciativa do SESC, a qual visa desenvolver um projeto de suma importância para a cultura brasileira. Além disto, procura ainda pesquisar conceitos e definições do marketing cultural, compreendendo o Palco Giratório, seu surgimento, histórico e objetivos do projeto, bem como pesquisar as principais áreas culturais do SESC.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho será a pesquisa bibliográfica em livros que estudem o marketing, a cultura, o marketing cultural, em catálogos do Palco Giratório, internet, artigos e demais documentos relacionados ao tema do trabalho. Como fonte de pesquisa foram realizadas entrevistas com pessoas ligadas ao projeto Palco Giratório, nas áreas de curadoria, diretoria regional e coordenação cultural do Departamento Regional do SESC Tocantins. Também foram entrevistados artistas, que já trabalharam junto ao projeto e o coordenador nacional do Palco Giratório.
Dando continuidade à metodologia, a pesquisa será realizada com os espectadores que prestigiaram o projeto Palco Giratório no ano de 2005 em Palmas - Tocantins, visando saber que associação fizeram ao SESC e Palco Giratório, qual o grau de percepção deste público e como se dá esta associação. Esta pesquisa foi efetuada recorrendo a técnicas quantitativas e qualitativas com questionário fechado para um público de 80 pessoas aleatoriamente, que corresponde a 10% dos espectadores do Palco Giratório no ano de 2005 em Palmas.
A argumentação está distribuída em capítulos da seguinte forma: Apresentação, Introdução aqui apresentada; Marketing Cultural, no qual os assuntos abordados foram conceitos e definições da cultura e ação cultural, marketing, seus conceitos e ações, marketing cultural, conceitos, definições e ações e algumas experiências de grandes empresas que investem em marketing cultural; SESC- Serviço Social do Comércio, uma breve história do SESC no Brasil e no estado do Tocantins e os principais projetos culturais desenvolvidos em âmbito estadual e nacional; O que é o Palco Giratório, que traz o histórico, surgimento e os resultados que já apresentou; os resultados da pesquisa aplicada em Palmas no período citado com os espectadores do Palco Giratório e por fim as considerações finais.
Autor: Raquel Ilga Etges


Artigos Relacionados


A Importância Da Literatura Afro-brasileira E Africana No Ensino Fundamental Do Sesc/petrolina

Dicas De Passeios Turísticos Em Curitiba

A Virada Cultural 2010 é Um Grande Festival De Música Gratuita, Ira Rolar Na Cidade De São Paulo Entre As 18h Do Dia 15 De Maio Até às 18h Do Dia 16

Plano Estratégico De Marketing Para Uma Microempresa De Timon – Ma

Gestão Artística E Cultural: Um Perfil Dos Artistas E Gestores Culturais Do Município De Apucarana

No Palco Da Vida

Ouro Preto Recebe Ajuda Para Preservação De Patrimônio Histórico E Cultural Da Humanidade