INTERNET NA ESCOLA, QUEM TEM ACESSO?



Internet na escola, quem tem acesso?

A sociedade atual é marcada por rápidas e profundas transformações, seja no ambiente familiar, social e/ou educacional. Isso se deve principalmente a inserção e inovação de aparatos tecnológicos.
Diariamente constatamos essas mudanças, no entanto no âmbito escolar essas transformações tem deixado a desejar, pois mesmo com toda essa tranformação na maneira de nos relacionarmos, de nos comunicarmos e de aprendermos ainda encontramos escolas totalmente desprovidas de equipamentos tecnológicos, o que contribui para alargar os índices de exclusão digital. Sendo assim, vale refletir: como esses alunos se equiparão àqueles que hoje já estão em pleno uso desses recursos? Levando em consideração que aquilo considerado novidade hoje, amanhã já pode estar ultrapassado, esses alunos dificilmente acompanharão o nível de desenvolvimento tecnológico daqueles que já as usam, ficando sempre um passo atrás nesse mundo globalizado e exigente, o que os deixa em desvantagem na vida escolar e consequentemente no ingresso no mercado de trabalho.
No entanto vale ressaltar que muitas políticas têm sido incorporadas à educação com o intuito de sanar tais desigualdades e, mesmo a passos lentos muitas mudanças já são percebidas nas escolas brasileiras, como por exemplo a instalação de laboratórios de informática equipados e conectados a internet, cursos de qualificação para os profissionais da educação aperfeiçoarem seus conhecimentos tecnológicos e reelaboração do currículo escolar.
Mesmo assim constamos que muito ainda precisa ser melhorado, mas na certeza de que estamos trilhando o caminho certo, e o professor como sujeito orientador do processo ensino e aprendizagem precisa reavaliar sua prática docente e estar apto a lidar com as TICs (Tecnologias da Informação e comunicação) em sala de aula, pois só um educador qualificado será capaz de conduzir os estudantes a uma aprendizagem criativa e eficiente dos recursos tecnológicos disponíveis na escola e na sociedade como um todo, ou seja de nada adiante um grande aparato tecnológico se não tivermos profissionais preparados para trabalharem com os mesmos.





Autor: Petrucia Tomaz Fernandes


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