A cultura em Barra do Garças.



A cultura em Barra do Garças.
Por : Jorcelei Inês Tezori

Nessa pesquisa foi procurado analisar as diferentes culturas que compõe a sociedade do município de Barra do Garças (sede). Essa analise nos tornou possível observar que em Barra do Garças há traços culturais das cinco principais regiões geográficas brasileiras(sul, norte, nordeste, centro -oeste e sudeste), de uma forma diferente, ou seja, bem mescladas as demais culturas(costumes) que povoam a cultura barra-garcense. E para compreender melhor essa "mistura" é necessário entender a cultura mato-grossense.
Mas para tanto faz-se necessário termos conhecimento prévio de um conceito sobre o que é cultura. Assim posto:
Cultura é ao mesmo tempo o todo e o individual de cada povo, é a identidade de uma sociedade, país ou nação, de uma comunidade ou região. Dentro de nosso país(Brasil) há uma grande diversidade cultural, com grande influencia de alguns países europeus como a Alemanha, a Itália, Portugal e em número menor a Ucrânia, a França entre outros e também temos as influencias asiáticas e africanas. Assim podemos dizer que cultura são os hábitos de cada grupo humano que habita um determinado espaço procura se adequar ao mesmo, ou copiar e remodelar costumes desenvolvendo dessa forma uma característica peculiar, a sua identidade.
A micro região de Barra do Garças é um local onde ocorreram diversas migrações durante o período de formação do município, o que tornou a cultura local diferenciada das demais regiões de Mato Grosso, devido a miscigenação cultural que se processou nessa região do Vale do Araguaia. Mas vale lembrar uma vez mais, que essa aculturação é um processo lento e continuo.
Existem muitas famílias que ainda mantém a identidade de sua região natal, embora tenha incorporado no seu cotidiano alguns 'costumes e hábitos' locais ou mesmo de outras regiões. E por isso que podemos definir que os descendentes de migrantes e os próprios migrantes das diferentes regiões brasileiras convivem de tal forma que nos é possível observar nas famílias que nem todas perderam totalmente seus costumes regionais natais mas incorporaram a esses novos costumes o que fez surgir uma aculturação que ainda está em construção.
Será que podemos dizer que o barra-garcense não tem uma cultura própria? Não podemos dizer isso, por ser uma inverdade, o barra-garcense tem atualmente uma cultura em construção o que não significa que a família a que ele pertença não tenha as tradições da região de sua origem seja ela sul ,norte, nordeste, sudeste ou do próprio centro-oeste, pois somos sabedores que a colonização de Barra do Garças ocorreu em três fases: a fase do garimpo, a fase da expansão para o oeste, a fase da agricultura e a terceira fase da industria e em cada uma dessas fases os migrantes vinham de uma determinada região.
Assim na primeira fase garimpeira temos a chegada dos migrantes do norte e do nordeste, na segunda fase a expansionista é a região sudeste que chega a Barra do Garças, na terceira fase da Agricultura e da industria é a vez da região sul chegar a essa região.
Daí a nossa diversidade cultural, sem contar os migrantes ( até mesmo do exterior) que aqui chegam em busca de uma vida melhor com os benefícios das águas quentes ou dos mistérios que rondam a Serra Azul.

Autor: Jorcelei Tezori


Artigos Relacionados


A Migração No Brasil Ainda é Alta, Embora Menor Do Que A Existente No Passado

Conheça Mais Sobre A Barra Da Tijuca

A LigaÇÃo Dos Tipos ClimÁticos Com As FormaÇÕes Vegetais No Brasil

Preconceito Linguistico

A População Brasileira Em 2010

Identidade Caiçara

Culinária Brasileira