A Importâncias da Educação à Distancia para o Desenvolvimento Educacional Brasileiro




A Importâncias da Educação à Distancia para o Desenvolvimento Educacional Brasileiro



Marcos Silvestre da Silva Borges*


Com os avanços dos meios de comunicação a partir da década de 90, a educação à distancia no Brasil evolui de forma vertiginosa. A partir desse período o sistema educacional brasileiro teve novos recursos tecnológicos incorporados a Educação à Distancia, como a internet, o DVD, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a teleconferência, a videoconferência e por último a chegada da TV digital e da Web TV. Para difundir o conhecimento sobre esse assunto Aldemir Cacique diz: "Os avanços tecnológicos obtidos nas últimas décadas nos permitem vislumbrar um futuro onde a informação, bem como as diversas formas que ela será trabalhada e distribuída, estabelecerão novas relações entre povos e nações".
Esse crescimento da EAD propiciou que várias pessoas em todo o território nacional tenham acesso à formação de curso técnicos profissionalizantes e cursos universitários. Essa realidade atual, que outrora era impossível possibilitou que vários estudantes que não tinham acesso ao ensino tradicional devido à falta de tempo para o estudo, locomoção ou simplesmente a falta de tais cursos, agora pudessem prosseguir com a formação educacional. Todavia para que isso seja possível é necessário que os mesmos tenham conhecimento e acesso as tecnologias de informação e comunicação para que realmente a educação à distância seja eficiente e eficaz.
Além disso, a evolução da EAD contribui para expandir a implantação de centros e faculdades virtuais em todo o Brasil. Tanto as instituições publicas como as privadas perceberam que o futuro da educação no Brasil passa pela EAD. Nos moldes anteriores do ensino no país era necessária toda uma infraestutra, recursos humanos, materiais e financeiros para abertura de novos cursos.
Porém com a evolução dos meios de comunicação, e em especial da internet esses investimento puderam ser reduzidos e ter um direcionamento maior para atingir uma gama maior de pessoas. Segundo Enilton Rocha devemos: "estabelecer e socializar a EAD não só como uma nova modalidade de estudar e reaprender, mas, principalmente, como um veículo
para levar o conhecimento aos quatro cantos do mundo, sem restrições, rompendo as barreiras da distância, das diferenças políticas, sociais e culturais".
Portanto a aplicação dos meios de comunicação na educação e o crescimento progressivo da EAD, acabou modificando a forma tradicional como a educação era implementada nos centros educacionais, pois os alunos passam a ser mais participativos, ao passo que os professores tornam-se facilitadores do processo de aprendizagem. Esse processo que antes era baseado na memorização, na repetição dos fatos e na limitação do conteúdo, agora dar lugar a interação, ao pensamento critico e ao acesso ao conhecimento sem limites. Diante do exposto Cassia Mendel relata que "É necessário, ao implantar a informática educativa nas escolas dispor de um currículo flexível, multicultural, que relacione seus conteúdos, objetivos e estratégias às questões culturais e tecnológicas, de acordo com as necessidades que surgem ao longo da execução das atividades".
Portanto o desenvolvimento da EAD não passa somente pelo sistema publico de ensino, mas também pelo sistema privado que busca atender essa grande demanda de pessoas que visam uma melhor qualificação profissional e formação profissional. Além disso, percebe-se um crescente uso da Educação à Distancia pelas empresas e órgãos públicos na formação de seus colaboradores.
Em pleno século XXI a nossa nação ainda possui um alto índice e analfabetos, jovens e adultos que não concluíram ensino fundamental e médio e também muitos trabalhadores e professores desqualificados profissionalmente. Dessa forma o desenvolvimento da EAD está sendo incentivada pelo MEC, através das Universidades Estaduais e Federais, da Universidade Aberta do Brasil e dos Centros Tecnológicos espalhados pelo país para mudar essa triste realidade.
Todavia o maior empecilho para esse crescimento da EAD está relacionado à exclusão digital e o grande número de analfabetos digitais existentes na nossa nação. Portanto o maior desafio do sistema educacional brasileiro está relacionado à inclusão dos estudantes ao mundo digital, através da disseminação da informática nas escolas, faculdades e centros digitais. Somente com uma educação digital inclusiva é que conseguiremos maximizar os indicadores educacionais e levando a nossa sociedade para um novo patamar de desenvolvimento tecnológico, cientifico e social.

*Formado em Administração pela Faculdade Atenas Maranhense ?FAMA
Pós Graduando em Metodologia do Ensino Superior ? INESPO
[email protected]

Autor: Marcos Silvestre Da Silva Borges


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