O que é dislexia?



O nome pode parecer feio, mas é mais comum do que se imagina. A dislexia ? derivada do grego "dis" (dificuldade) e "lexia" (linguagem) ? é uma das mais comuns deficiências de aprendizado. Pessoas disléxicas ? e que nunca se trataram ? lêem com dificuldade, pois é difícil para elas assimilarem palavras. Geralmente, os disléxicos também têm problemas em soletrar. Pesquisas revelam que cerca de 15% da população mundial é disléxica.
Os sintomas são vários e vão desde a impossibilidade geral de entender o símbolo escrito até a dificuldade em reconhecer as letras b-d, p-q, m-n, d-t e c-q, entre outras, mas isso não quer dizer que uma pessoa dislexa seja menos inteligente. Muito pelo contrário, algumas conseguem ter um desenvolvimento acima da média, como é o caso de Tom Cruise, Albert Einstein, Walt Disney, Pablo Picasso, Steven Spielberg, entre outros. A dislexia é uma dificuldade de linguagem inesperada, pois não está relacionada a problemas visuais, auditivos, lesões neurológicas, retardo, problemas psicológicos e socioculturais. Suas causas são neurobiológicas e genéticas. A dislexia é herdada e, portanto, uma criança disléxica tem algum pai, avô, tio ou primo que também é disléxico.
Felizmente, a dislexia tem cura. Não há um só tratamento que seja adequado a todas as pessoas. Contudo, a maioria enfatiza a assimilação de fonemas, o desenvolvimento do vocabulário, a melhoria da compreensão e fluência na leitura. Esses tratamentos ajudam o disléxico a reconhecer sons, sílabas, palavras e, por fim, frases. Os profissionais que podem realizar este diagnóstico são fonoaudiólogos trabalhando junto com psicólogos especializados no assunto.
Podemos suspeitar a presença da dislexia desde cedo, principalmente na época da alfabetização, quando a leitura e escrita são formalmente apresentadas à criança. Um diagnóstico mais preciso é feito após dois anos de aprendizagem da leitura. Mas havendo sinais de dificuldades nas áreas de linguagem, um atendimento adequado deve ser iniciado antes mesmo da alfabetização.
Sinais de dislexia em adultos
? Permanência da dificuldade em escrever em letra cursiva;
? Dificuldade em planejamento e organização;
? Dificuldade com horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem);
? Falta do hábito de leitura;
? Normalmente têm talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas).
Se você apresenta esses sintomas, procure ajuda de um profissional para realizar o diagnóstico corretamente.

E lembre-se de que você pode vencer a dislexia. É só querer!

Instituto Monitor
http://www.institutomonitor.com.br
Autor: Instituto Monitor


Artigos Relacionados


Dislexia Na Sala De Aula

A Dislexia No Processo De Aprendizagem E Os Erros

Dislexia

Dislexia: Um Disturbio De Leitura E Escrita

A Informática Como Instrumento De Intervenção Pedagógica Em Crianças Com Dislexia

Dislexia Na Escola

Dicas Para A Criação De Uma Página Web Para Pessoas Com Dislexia Usando Princípios Básicos De Usabilidade Para A Web