Portfólio de estágio da prática pedagógica VI



* Vanessa de Fátima Silva Moura

Portfólio apresentado ao Departamento de Métodos e Técnicas de Educação-DMTE, como requisito parcial para avaliação da disciplina de Pratica pedagógica VI do 9º período do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piaui-UFPI, sob a orientação da professora Reijane Maria.


INTRODUÇÃO


Este portfólio tem por objetivo reunir, arquivar e expor trabalhos, atividades, sínteses de textos, avaliações etc. Que foram utilizados em sala de aula durante o estagio supervisionado da pratica pedagógica VI do 9ª período do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Sendo este instrumento, um dos requisitos de aprovação na disciplina de pratica pedagógica. Cuja docente é a Professora Reijane Maria.
Acredito que o portfólio solicitado nesse estágio supervisionado, também será muito útil a futuros trabalhos solicitados em minha vida pós-acadêmica e profissional.
O que é um portfólio e qual o seu objetivo?
É um instrumento de identificação da qualidade do ensino-aprendizagem mediante a avaliação do desempenho do aluno e do professor; que compreende a compilação dos trabalhos realizados pelos alunos, durante um curso, série ou disciplina.
O seu objetivo é ajudar os estudantes a desenvolver a habilidade de avaliar seu próprio trabalho e desempenho, articulando-se com a trajetória do seu desenvolvimento profissional, além de oportunizar a documentação e registro de forma sistemática e reflexiva. Através dos portfólios, o professor instaura o diálogo com cada aluno de forma individualizada, pois os alunos devem sempre estar com seus portfólios documentando suas aprendizagens.
A importância do estágio supervisionado e os seus objetivos:
É no momento do estagio supervisionado que o aluno vivencia e experiência o processo de tornar-se proessor, por meio da articulação teoria-pratica e do desenvolvimento da capacidade de refletir sobre a própria pratica. Portanto e de grande relevância esse componente curricular para o aluno aprendiz na potencializarão de novas aprendizagens, na troca e compartilhamento de novas experiências.
O estágio supervisionado tem como objetivos: refletir sobre a realidade na qual atuará analisando para isso o cotidiano da escola e da sala de aula, as relações sociais e a troca de experiências. Vivenciar momentos de ensino aprendizagem docente que o levem a leitura critica da profissão diante da realidade social. Assim como vivenciar situações que contribuam com a construção da identidade profissional docente.

Campo de estágio e descrição:

O estágio supervisionado foi realizado no turno da noite na Unidade Escolar Melvin Jones que possui sete turmas funcionando no horário de 19:10 as 21:30hs.Sendo que essas turmas se classificam e possuem a quantidade de alunos descrita a seguir: uma turma de 1º etapa (alfabetização), uma turma de 2ª etapa (1ª e 2ª serie), uma turma de 3ª etapa ( 3ª e 4ª serie), duas turmas de 4ª etapa (5ª e 6ª), uma turma de 5ª etapa ( 7º e 8º) e uma turma de 6ª etapa (1ª e 2ª ano do ensino médio), totalizando uma quantidade de 259 alunos de EJA.
A escola fica localizada na Rua Suiça S/Nº, Bairro São João, Zona Leste de Teresina. Tendo como diretora a professora Elma Araujo e como diretora adjunta a professora Alice Lopes. A realização do estágio ocorreu em duas turmas 5ª A e 5ª B da 4° etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que correspondem às séries 5°e 6ª.
No primeiro dia do estágio na escola fui conduzida até a sala da aula pela coordenadora pedagógica professora Luzia Vasconcelos, onde fui apresentada a professora titular Francileide Maria, que iniciou esse contato falando um pouco do trabalho que ia ser desenvolvido pela estagiária. Nos dois primeiros dias de estágio, fiquei em sala de aula somente observando as aulas ministradas pela professora Francileide Maria na disciplina de ciências. Somente no 3ª dia de estágio foi que iniciei o exercício de docência assumindo as turmas 5ª A e 5ª B, como professora estagiária ministrando aulas da disciplina especifica de ciências.

DESCRIÇÃO DO ESTÁGIO NAS TURMAS DE 5ª A E 5ª B DA 4ª ETAPA DE EJA DA ESCOLA MELVIN JONES

Diário reflexivo:

Ao iniciar o estágio, tive receios, pois nunca ter tido a experiência de ministrar aula em turmas de EJA, então para mim foi uma experiência nova e desafiadora. Além do fato de ficado com turmas de 4ª etapa ministrando a disciplina especifica de ciências.
No inicio tive algumas dificuldades para controlar e a turma, devido a indisciplina, respeito e permanência em sala de aula. Mais com o passar dos dias isso foi melhorando e passei a conquistar as turmas dia após dia, procurando tornar as aulas mais praticas no sentido de envolver toda a turma e fazer com que eles interagissem uns com os outros e também com a professora e isso funcionou de forma positiva.
Quando cheguei aos últimos dias de estágio, alguns alunos se dirigiram a mim afirmando que lamentavam o fato de o estágio esta acabando, logo quando eles já estavam se afeiçoando a mim e acostumados com as aulas de ciências ministrados por mim.
No último daí em sala de aula, apliquei algumas dinâmicas de grupo, servi um lanche em sala de aula como uma espécie de coquetel e fiz um pequeno discurso em agradecimento pela colaboração dos alunos e desejando que eles prossigam com os estudos.
Considero como ponto negativo do estagio o fato de ter ficado em turmas de 5ª e 6ª (4ª etapa- EJA), uma vez que minha formação e em pedagogia que habilita e forma durante todo o tempo de curso para trabalhar em séries iniciais do ensino fundamental. Mais como eram poucas turmas disponíveis de polivalência na escola à noite, acabei tendo que ficar com a disciplina especifica de ciências nessas turmas. Porém considero como ponto positivo do estágio, o espaço físico da escola e também o acolhimento por parte dos funcionários para conosco estagiários da UFPI.
E deixo como sugestão que o estagio supervisionado da partica pedagógica VI, seja realizado em turmas de 1ª a 5ª ano do ensino fundamental básico, uma vez que todas as habilidades, suporte e formação do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da referida instituição, são voltados para trabalhar atendendo a essa classe em especial.

Atividades e conteúdos trabalhados durante o exercício de docência:
Durante os meses de abril, maio e junho, foram trabalhados os seguintes conteúdos:

Meio ambiente:
Ø Ecologia
Ø O solo e a vida
Ø O lixo
Ø O planeta água
Ø O ar e os seres vivos
Ø Os climas da terra

Animais:

Ø Reino animal (mamíferos)
Ø Classificação dos mamíferos

Os sentidos:

Ø O olho humano
Ø O sistema auditivo
Ø Sentindo: cheiros e gostos
Ø Sentindo: macio, áspero, frio e quente
Ø A importância da pele

Atividades desenvolvidas em sala de aula:

Ø Leitura de sínteses e textos, partindo do conteúdo dos livros de EJA 4ª etapa (Ciências), Ciências Naturais, 6ª ano, volume I- EJA. E também o uso de textos complementares pesquisados na internet abordando o conteúdo trabalhado.
Ø Cartazes ilustrativos com textos e figuras e também o uso de objetos mencionados nos textos trabalhados.
Ø Atividades elaboradas apartir do conteúdo e atividades de estudos dirigidos contidos nos livros de EJA 6ª etapa (Ciências), Ciências Naturais, 6ª ano, volume I- EJA.
Ø Aula pratica com utilização de recursos diversos envolvendo todos os alunos da turma como: elaboração de cartaz, elaboração de questionário, dinâmicas de grupo, trocando idéias em grupo, relaxamento grupal, experiências, degustação etc.

Os conteúdos trabalhados durante esses três meses em sala de aula foram finalizados com a realização de duas atividades avaliativas (provas) e uma atividade avaliativa de recuperação bimestral. Tendo por objetivo avaliar o processo de ensino aprendizagem dos alunos da 4ª etapa de EJA das turmas 5ª A e 5ª B.

REFERÊNCIAS


BARREIRO, Irailde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Pratica de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: AVERCAMP, 2006.


GRACE, C., SHORES, E. Manual de Portfólio: um guia passo a passo para o professor. Porto Alegre: Artmed, 2001.


SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho cientifico.12ª ed. São Paulo: Cortez, 1985

VITÓRI, S. O Portfólio como Instrumento de Avaliação na Organização do Trabalho Pedagógico.

Autor: Vanessa De Fatima Silva Moura


Artigos Relacionados


Relatório De Estágio Supervisionado I

Estágio Supervisionado No Curso De Ciências Biológicas: Uma Abordagem Crítica E Construtiva.

A Importância Do Estágio De Observação

Relatório De Estágio Supervisionado Ii

Roteiro De Relatório De Estágio Curricular

O Modelo De Educação Física No Ensino Fundamental I

RelatÓrio De EstÁgio