Teoria Hipodérmica e Teoria da Persuasão



Como paradigma da Comunicação, a Teoria Hipodérmica não considera as particularidades sociais e os fatores psicológicos subjetivos e individuais, mas, por sua vez, a Teoria da Persuasão destaca que estes interferem no modo de recebimento das mensagens e que variam de acordo com o contexto em que tais mensagens são emitidas, observando que a persuasão em campanhas publicitárias (especialmente) pode ser eficaz ou não.

Este é um dos pressupostos que levou os teóricos persuasivos a estudarem as características dos destinatários, pois, consideravam-nas fatores de interferência na obtenção de efeito comunicativo, traçando assim, um caminho inverso ao da Teoria Hipodérmica, que afirmava que tal efeito era inevitável.

A Teoria da Persuasão afirma, ainda, que para se obter o efeito esperado na campanha e promoção de determinado produto nos diferentes tipos de mídia, a forma e organização da mensagem devem estar ajustadas aos fatores pessoais que o interlocutor ativa ao interpretá-la, e ainda assim, esse efeito não ultrapassa o limite do possível.

O mundo capitalista é complexo e diversificado e engloba vários campos, este os permeia consideravelmente e às vezes isto ocorre tão implicitamente e tacitamente, que poucas vezes isto é estudado ou explorado. Assim, por exemplo, para o comunicador obter maior sucesso ao vender seu produto, ele deve levar em conta a psicologia e o interesse do consumidor (público alvo) para com determinado tipo de programa. Isto também é fundamental para manter-se a audiência junto ao interlocutor.

Um fator favorável à propaganda é a emoção, pois quando os consumidores estão fomentados a certo tipo de informação, são vítimas vulneráveis àquela. Além disso, alguns os meios de comunicação realizam frequentemente a pesquisa do índice da audiência na qual o patrocinador está interessado apenas na visibilidade da sua marca. A mídia utiliza a retórica para tentar manter a audiência ou convencer seu interlocutor, bem como a Teoria da Persuasão, que dizia que ao transmitir a informação, persuadir seria uma suposição.

BIBLIOGRAFIA

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1994.

Autor: Túlio Souza De Vasconcelos


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