FESTA DA BARRAQUINHA






Tradicionalmente no mês de julho, ocorre em Uruana, uma cidade cravada aos pés da Serra Dourada e cercada pela imensidão rica do cerrado goiano; a festa em homenagem ao Santo Sebastião, o padroeiro da cidade.
No decorrer dos anos, esta festa vem se integrando a cultura deste povo goiano, composto por pessoas simples e hospitaleiras.
A festa que por anos tinha como essência a mística religiosa, hoje durante os longos anos de execução, ocorreu uma fusão com a cultura; tornando uma festa de caráter popular.
A festa da barraquinha, assim conhecida por está gente, tornou-se um momento festivo que corrobora para a construção do folclore deste povo que por dez dias de festa, promovem um momento de entretenimento, trocam de culturas e reforçam os seus votos religiosos de forma tradicional e coletiva.
As barraquinhas são aguardadas por este povo que desejam comprar os vários objetos que vem de diferentes lugares do país, suprindo o anseio deste do povo uruanense.
No decorrer da fez muito se aprende com os inúmeros vendedores que trazem uma linguagem e uma cultura diferente da região; promovendo de forma natural um encontro de culturas que consequentemente enriquece a minha cidadezinha.
No entanto, é visível que a festa da barraquinha traz em sua composição a identidade cultural do povo uruanense.




Autor: Dhiogo José Caetano


Artigos Relacionados


Festas Infantis - Que Tipo De Festa Existem ?

A Festa Da DedicaÇÃo

Voto Ou Festa?

Ideias Engraçadas Para Convidar Amigos

Cultura Religiosa: Um Olhar Sobre A Festa De Nossa Senhora D’abadia

Uruana Uma HistÓria

A Festa De Maria