FESTA DA MELANCIA






Durante anos Uruana é conhecida nacionalmente como a capital da melancia. A grande produção do fruto, acarretando o título à cidade, estruturando a identidade da mesma; a qual monumento o fruto a tornando o símbolo oficial da cidade.
Mas com a crescente produção da cana-de-açúcar, da soja e da criação do gado, podemos ver claramente que os produtores não mais priorizam a produção da melancia na região.
Mesmo com as interferências na produção, a cidade continua tradicionalmente promovendo a festa, que há mais de vinte anos é considerada um sucesso nacional e internacional.
A festa da melancia cresceu proporcionalmente e conquistou público internacional, vindo pessoas de diferentes paises, para conhecer a festa e nadar no famoso rio Uru.
O momento festivo ocorre durante o mês de setembro; em três dias de festa, ocorre um desfile para eleger a rainha e as princesas da festa.
No decorrer da festa os produtores da região expõem os seus produtos, e de forma simples transmitem a importância da produção agrária na região.
No último dia da festa é realizado um desfile que passa pela principal avenida da cidade, um desfile cultural realizado pelas escolas e inúmeros outros grupos culturais do município e de outras regiões que visam apresentar com propriedade a importância da arte, da musicalidade, da terra, da expressão corporal e da identidade cultural deste povo.
Neste contexto notamos que a festa é um movimento cultural que durante anos vêm construindo monumentalmente à memória história desta cidade goiana.









Autor: Dhiogo José Caetano


Artigos Relacionados


Festas Infantis - Que Tipo De Festa Existem ?

Ideias Engraçadas Para Convidar Amigos

Festa Jukebox

Voto Ou Festa?

A Festa Da DedicaÇÃo

Santa Terezinha

JatobÁ