TI S/A MARKETING, VENDAS E PRODUÇÃO



FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ? FGV FGV MANAGEMENT 1 MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA THIAGO GOMES SOARES TI S/A MARKETING, VENDAS E PRODUÇÃO Brasília ? DF 2010 THIAGO GOMES SOARES TI S/A MARKETING/VENDAS/PRODUÇÃO Andre Luis Fernandes Limeira Luis Antonio Martins Mendes Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso MBA em Gestão Financeira, 2 Controladoria e Auditoria de pós-graduação lato sensu, Nível de Especialização, do Programa FGV Management como pré-requisito para a obtenção do título de Especialista TURMA GFCA2 Brasília ? DF 2010 O Trabalho de Conclusão de Curso TI S/A MARKETING, VENDAS E PRODUÇÃO 3 Elaborado por Thiago Gomes Soares e aprovado pela Coordenação Acadêmica foi aceito como pré-requisito para a obtenção do MBA ? Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria, Curso de Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização, do Programa FGV Management. Data da aprovação: _____ de ______________ de _________ Andre Luis Fernandes Limeira Luis Antonio Martins Mendes TERMO DE COMPROMISSO 4 O aluno Thiago Gomes Soares, abaixo-assinado, do Curso Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, do Programa FGV Management, realizado nas dependências da instituição conveniada de Brasília, no período de abril de 2009 a outubro de 2010, declara que o conteúdo de seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria é autêntico e original. Brasília,... de ................... de 2010 Assinatura DEDICATÓRIA Dedico este trabalho a minha esposa, 5 que com carinho e amor tem me ensinado os verdadeiros valores da vida. RESUMO Este trabalho foi realizado no intuito de demonstra a competição entre empresa que compõe fundo de comercio constituído pelo governo para comercialização de produtos de informática. Palavras-chave: notebook, desktops, workstation, estratégia, just in time. 6 ABSTRACT 7 This study was conducted in order to demonstrate the competition between companies that compete in trade fund constituted by the government for marketing of computing. Keywords: notebook, desktop, workstation, strategy, just in time. SUMÁRIO 8 CAPÍTULO 1 ........................................................................................................................................... 11 1 - Introdução ............................................................................................................................... 11 1.1 - Descrição do Caso ........................................................................................................... 11 1.2 - Produtos Fabricados e Vendidos ..................................................................................... 11 1.3 - Característica das Fábricas .............................................................................................. 12 1.4 - Dados financeiros ............................................................................................................ 13 1.5 - Demanda passada ........................................................................................................... 13 1.6 - Concorrentes ................................................................................................................... 14 1.7 - A Diretoria da Empresa ................................................................................................... 14 1.7.1 - Currículo dos Diretores ........................................................................................... 14 1.7.2 - Responsabilidades Funcionais dos Diretores .......................................................... 15 1.7.3 - Organograma da Empresa ....................................................................................... 15 1.8 - Vantagens e Desvantagens Competitivas ....................................................................... 16 CAPÍTULO 2 ........................................................................................................................................... 18 2 - Análise dos Resultados TI S.A. ................................................................................................. 18 2.1 - O primeiro quadrimestre .................................................................................................... 18 2.1.1 - Objetivos e Estratégias ............................................................................................ 18 2.1.2 - Práticas adotadas .................................................................................................... 19 2.1.2.1 - Políticas de Produção .......................................................................................... 19 2.1.2.2 - Políticas de marketing ......................................................................................... 20 2.1.2.3 - Políticas de finanças ............................................................................................ 21 2.1.2.4 - Políticas de RH ..................................................................................................... 21 2.1.3 - Controles implantados ............................................................................................ 21 2.1.4 - Resultados financeiros ............................................................................................ 22 2.1.5 - Problemas encontrados .......................................................................................... 23 2.2 - Segundo quadrimestre .................................................................................................... 23 9 2.2.1 - Objetivos e Estratégias ............................................................................................ 23 2.2.2 - As práticas adotadas ............................................................................................... 24 2.2.2.1 - Políticas de produção .......................................................................................... 24 2.2.2.2 - Políticas de marketing ......................................................................................... 25 2.2.2.3 - Políticas de finanças ............................................................................................ 25 2.2.2.4 - Políticas de RH ..................................................................................................... 25 2.2.3 - Controles implantados ............................................................................................ 26 2.2.4 - Resultados financeiros ............................................................................................ 26 2.2.5 - Problemas encontrados .......................................................................................... 27 2.3 - Conclusão ........................................................................................................................ 28 CAPÍTULO 3 ........................................................................................................................................... 29 3 - Plano de Negócios ................................................................................................................... 29 3.1 - Análises de Swot ................................................................................................................. 29 3.1.1 - Análise do ambiente interno ................................................................................... 29 3.1.1.1 - Pontos fortes ....................................................................................................... 29 3.1.1.2 - Pontos fracos ....................................................................................................... 29 3.1.2 - Análise do ambiente externo .................................................................................. 30 3.1.2.1 - Oportunidades .................................................................................................... 30 3.1.2.2 - Ameaças .............................................................................................................. 30 3.2 - Análise das forças de Porter ............................................................................................ 30 3.2.1 - Entrantes ................................................................................................................. 30 3.2.2 - Fornecedores .......................................................................................................... 30 3.2.3 - Compradores ........................................................................................................... 31 3.2.4 - Substitutos .............................................................................................................. 31 3.2.5 - Concorrentes ........................................................................................................... 31 3.2.6 - Governo ................................................................................................................... 31 3.3 - Cenários ........................................................................................................................... 31 10 3.3.1 - Projeções para o próximo quadrimestre ................................................................ 31 3.3.1.1 - Objetivos e Estratégias ........................................................................................ 32 3.4 - Praticas Adotadas ............................................................................................................ 32 3.4.1.1 - Política de Produção ............................................................................................ 32 3.4.1.2 -Políticas de marketing .......................................................................................... 32 3.4.1.3 - Políticas de finanças ............................................................................................ 32 3.4.1.4 - Políticas de RH ..................................................................................................... 32 3.4.1.5 - Controles Implantados ........................................................................................ 32 3.4.1.6 - Resultados Financeiros ........................................................................................ 33 3.5 - Premissas adotadas ......................................................................................................... 33 3.6 - Planejamento da área mkt/produção/venda ................................................................. 33 3.6.1 - Estratégia................................................................................................................. 33 3.6.2 - Finanças ................................................................................................................... 34 3.6.3 - Marketing ................................................................................................................ 34 3.6.4 - Produto ................................................................................................................... 34 3.6.5 - Cadastro de clientes ............................................................................................... 34 3.6.6 - Novos serviços ........................................................................................................ 34 3.6.7 - Preço ....................................................................................................................... 35 3.6.8 - Promoção ................................................................................................................ 35 3.6.9 - Operações ............................................................................................................... 35 3.6.10 - Pessoas (RH) ............................................................................................................ 36 3.6.11 - Projetos ................................................................................................................... 36 CONCLUSÃO .......................................................................................................................................... 37 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................................................................. 38 1 - Introdução 1.1 - Descrição do Caso CAPÍTULO 1 11 Com a finalidade não só de testar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, a disciplina de jogos de negócios tem o intuito de colocá-los em prática e implementar estratégias competitivas, provocando uma discussão gerencial e permitindo a análise dos resultados da tomada de decisão. Nesta disciplina a turma se dividirá em equipes que formarão as administrações de algumas empresas do Mercado de Microcomputadores e construirá um Grupo Industrial que irão competir entre si na produção e venda de três produtos: Desktop, Notebook e Workstation. É nesse cenário competitivo, com pressão dos concorrentes, reviravoltas econômicas e ambientes especulativos que as empresas terão que definir sua estratégia e de acordo com o desenvolvimento da conjuntura econômica as equipes deverão tomar decisões e avaliar as oportunidades e resultados. 1.2 - Produtos Fabricados e Vendidos Para que o início da simulação fosse imparcial, o governo por meio de lei elaborou uma reserva de mercado no porte e dimensão que fizesse com que as empresas pudessem montar e vender seus produtos de forma idêntica igualando o potencial de cada uma das empresas. Com a possibilidade de negociar apenas 3 produtos o mercado se mantém regulado dentro das particularidades de cada um sendo o Desktop o produto com demanda estável, o Notebook com melhor qualidade e estilo, o que traduz uma maior atração do consumidor e o Workstation uma poderosa e sofisticada ferramenta de trabalho. Sobre essas particularidades é que foram traçados os segmentos de vendas que foram divididos em: empresarial, educacional, doméstico e governamental ainda que as vendas fossem feitas para empresas ou para clientes individuais. É a partir dessas informações que as empresas melhor atentas conseguiram pontuar o perfil dos seus clientes em relação aos produtos produzidos calculando as expectativas de crescimento do mercado. 1.3 - Característica das Fábricas 12 A capacidade da nossa unidade fabril é de 900 unidades/mês, mas se não reinvestirmos em nossa fabrica, teremos a nossa capacidade reduzida mês a mês devido à depreciação. Por outro lado, é possível ampliar a capacidade da fabrica: para cada unidade adicional de capacidade mensal é necessário investir R$ 5.000. Nos meses de janeiro a março, nosso contingente humano na produção da fábrica foi de 300 homens e/ou mulheres, cada um trabalhando o equivalente há 160 horas mensal. O salário médio é de R$ 480 por mês, porém, para a empresa, o custo é o dobro disso, já que os encargos trabalhistas montam a 100% do salário do trabalhador. Os trabalhadores contratados têm o seu salário mensal garantido, isto é, serão pagos mesmo que não possam produzir devido a limitações na capacidade instalada da fábrica ou por outras causas eventuais. Os trabalhadores da produção podem ser contratados e dispensados no começo de cada mês, sem custos de contratação ou dispensa. A produção de um Desktop exige cerca de 50 horas de trabalho produtivo, enquanto a de um Notebook exige 100 e a de uma Workstation, 200. Os insumos são: chips, placas, fontes de energia, gabinetes discos rígidos, drives, teclados, monitores de vídeo, entre outros. Durante o ano passado, o custo dos insumos por equipamentos produzidos foi: R$ 850 para o Desktop, R$1.100 para Notebook e R$ 1.900 para a Workstation. Em momento algum houve dificuldade com o fornecimento dos diferentes materiais e equipamentos. Quando necessário, sempre encontramos alternativas em tempo hábil e a preços condizentes com os praticados pelo mercado. Os estoques de produtos acabados são contabilizados pelos valores dos Custos Unitários Padrões, isto é, de R$ 1.150 para cada Desktop, R$ 1.700 para cada Notebook e R$ 3.100 para cada Workstation. Para se chegar a esse custo, parte-se do pressuposto de que os produtos ocuparam exatamente toda a mão-de-obra disponível. Caso ocorra ociosidade ou uso de horas extras, isso terá seus valores equivalentes em R$ avaliados e levados diretamente a Lucros e Perdas. Devido aos custos fixos, a operação em larga escala normalmente resulta em menores custos unitários totais. Uma produção insuficiente resulta na perda de receita, enquanto uma produção excessiva acarreta grandes estoques e maiores despesas para sua manutenção. 13 Para cada produto acabado (sendo ele de qualquer dos três tipos), que permanecesse no estoque de um mês para outro, torna-se necessário pagar R$ 200. Esse tipo de custo aparece contabilizado no Demonstrativo de Resultados sob o titulo Custo de Embalagem. 1.4 - Dados financeiros O ano que se encerra foi bom para a TI S.A, cujo faturamento de R$ 16,1 milhões trouxe um lucro de R$ 0,8 milhões, dos quais R$ 0,5 milhões retornaram às mãos dos acionistas sob a forma de dividendos. O retorno sobre o capital inicial, de R$ 5,0 milhões, foi de 16%. Em termos de capacidade de investimento, no ano que se inicia temos uma sobra de caixa de R$ 0,7 milhões (incluindo o R$ 0,5 milhão que, em dezembro, estava em Aplicações Financeiras). 1.5 - Demanda passada A empresa TI S.A no último ano obteve vendas abaixo do esperado, isso devido à falta de capital de giro para investimentos em promoção e propaganda. Também ficaram a desejar os investimentos em desenvolvimento Tabela ? Demanda Passada Vendas em Unidades Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Desktops 474 469 461 459 455 442 443 437 432 425 422 420 Notebooks 173 174 175 178 179 181 183 186 188 190 192 193 Workstations 30 30 34 34 34 34 35 36 38 38 40 40 1.6 - Concorrentes 14 A análise dos concorrentes concentrou-se na identificação de ameaças, oportunidades ou incertezas estratégicas criadas por movimentos, fraquezas e forças da concorrência, tanto emergentes quanto potenciais. Para a identificação dos concorrentes atuais e potenciais utilizou-se duas metodologias bastante diferentes. A primeira considera a perspectiva do consumidor que necessita fazer escolhas dentre os concorrentes. Dessa forma, os concorrentes são agrupados conforme o grau de sua competição pela escolha do comprador. A segunda abordagem tenta colocar os concorrentes em grupos estratégicos com base em sua estratégia competitiva. Após o mapeamento dos concorrentes da reserva de mercado, o foco foi transferido para o esforço em compreendê-los e a compreender suas estratégias. É de particular interesse a análise das forças e fraquezas de cada concorrente ou de cada grupo estratégico de concorrentes. Depois de conhecer os principais e entender suas estratégias a TI SA criou um cenário potencial e traçou uma estratégia de longo prazo para que os concorrentes se confundissem em relação ao posicionamento da nossa empresa que iria atuar no longo prazo com investimento alto em desenvolvimento para fidelização dos clientes e em propaganda para atingir novos mercados. Assim definimos nossa estratégia de imagem e construímos uma vantagem competitiva sustentável. 1.7 - A Diretoria da Empresa 1.7.1 - Currículo dos Diretores Fabiana Cristina Uglar Pin Advogada, formada pela Universidade Paulista ? UNIP em 2006, com especialização em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas, atua no escritório Silva e Castro Sociedade de Advogados desde 2008 na área tributária. Josinaldo Inor de Oliveira Contador, servidor público na área de controle e finanças, consultor de orçamento, gestão e planejamento de empresa privada, atuante no mercado imobiliário do Distrito Federal. Juliana Ferreira Cavalcanti 15 Contadora, formada pela União Pioneira de Integração Social ? UPIS em 2008 é funcionária da Caixa Econômica Federal desde 2004 onde atua como supervisora de atendimento. Marcelo Angelim Britto Contador, especialista em ciências atuariais pela faculdade de negócios europeus da universidade Sorbonne ? Paris IV atua como analista de planejamento econômico-financeiro na coordenação de Planejamento, Orçamento e Gestão da Federação das Indústrias do DF. Thiago Gomes Soares Contador, graduado no Centro Universitário Unieuro, com especialização em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, atuou por sete anos nas mais diversas áreas do Laboratório Sabin, maior laboratório clinico do centro-oeste brasileiro, teve a oportunidade de vivenciar e aprimorar práticas de Controles de Qualidade e de Planejamento; Atuante em Contas a Pagar, Contas a Receber, Compras, Controles de Patrimônio, Arquivo, Fiscal e com destaque no setor de Contabilidade na qual por um ano exerceu a função de Supervisor Contábil; desde 2010 é Sócio Presidente da TWG Soluções Contábeis, empresa especializada em auditoria, consultoria e acompanhamentos contábeis; atualmente desempenha a função de Coordenador Contábil da empresa Cedro Participações e Empreendimentos, Holding do Grupo Empresarial Sarkis, que engloba desde construção civil, incorporações, prestações de serviços a mineração. 1.7.2 - Responsabilidades Funcionais dos Diretores Mensalmente são realizadas reuniões onde são apresentados todos os dados e informações relevantes dos setores chaves da empresa como: Marketing, Financeiro e Tecnologia e a parti dai os diretores da TI S/A definem os valor de preços a serem aplicados, quanto aplicar em promoção e propaganda, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, quantidade a produzir, quantidade de funcionários necessários e suas remunerações, etc. Vale ressaltar que independente de qual setor o diretor e responsável as suas considerações quando relevantes, sempre são analisadas e contribuem para as tomadas de decisões de todos os setores. As estratégias traçadas pela diretoria de cada área antes de executadas são aprovadas pelo Controller e Jurídico. 1.7.3 - Organograma da Empresa 16 A estrutura funcional foi definida com base nas três áreas-chave (Tecnologia, Marketing e Finanças) da empresa. Todas as decisões são tomadas com apoio e aval da Controladoria e Juridico. O Quadro abaixo apresenta a estrutura básica. 1.8 - Vantagens e Desvantagens Competitivas A TI S/A no decorrer das suas atividades se deparou com uma serie de vantagens e desvantagens como: Vantagens ? Sinergia entre diretores, estratégia traçada foi única entre as empresas dos concorrentes do fundo de comercio, os investimentos em tecnologia surtiram os efeitos esperados, todos os benefícios concedidos aos funcionários motivaram a equipe trazendo benefícios em todas as etapas do processo produtivo, etc. Desvantagens ? No inicio da competição as informações não foram bem assimilada 17 resultando na utilização de cheque especial e empréstimos desnecessários, em alguns momentos pelo fato de todos os diretores terem livre a possibilidade de opinar em setores distintos causava confusão nas conclusões finais. 2 - Análise dos Resultados TI S.A. CAPÍTULO 2 18 Nossa empresa atua no mercado de periféricos com a produção de Desktops, Notebooks e Workstations. Buscando destaque no mercado de atuação houve substituição da equipe que definirá as estratégias e auxiliará na tomadas de decisões. O primeiro passo adotado pela nova gestão foi definição da Missão e Visão da empresa. Isto porque se trata do ponto de partida para escolha da estratégia a ser adotada. Partindo deste pressuposto restou definido que a Missão da empresa é oferecer aos clientes produtos com diferencial e avanço tecnológico e, sua Visão é ser reconhecido como líder no mercado de periféricos. Como consectário lógico entende-se que para alcançar os nossos objetivos almejados o foco deve estar voltado aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Em minuciosa análise da produção a nova gestão concluiu que a produção de desktops seria necessária para geração de capital de giro, sendo que os notebooks seriam o diferencial da empresa, especialmente porque a pesquisa e o desenvolvimento estariam concentrados na produção destes periféricos. 2.1 - O primeiro quadrimestre 2.1.1 - Objetivos e Estratégias No primeiro quadrimestre a empresa optou por uma estratégia mais ofensiva, com supervalorização da receita de vendas, devido o aumento do parque industrial e da capacidade fabril, atribuindo a este aspecto peso 5. Quanto ao retorno sobre o patrimônio líquido e o lucro total a empresa optou pela atribuição de mesmo peso, qual seja 2. Isto porque, a empresa buscou durante estes meses diminuir seu lucro com o intuito de diminuir também os gastos com pagamento de imposto de renda. 19 O menor peso atribuído foi 1. ao valor das ações. Se, a empresa havia adotado uma estratégia de aumento da capacidade fabril e menor margem de lucro, o valor das ações estaria menos atrativo aos possíveis acionistas. 2.1.2 - Práticas adotadas 2.1.2.1 - Políticas de Produção Com base no balanço fornecido pela empresa os gestores chegaram à conclusão de que havia um alto custo de estocagem e, por isso, deveriam realizar uma política de diminuição neste custo. O ideal neste caso era "just in time". O segundo ponto determinado pela nova gestão era a necessidade de ampliação do parque industrial da empresa. Isto porque a visão da empresa TI SA é a de ser reconhecida como líder no mercado de periféricos. Desta forma, logo em janeiro, a nova gestão retirou todo o dinheiro da aplicação no valor de R$ 500.000,00 e adquiriu 100 novas máquinas. O foco da empresa passou a ser a produção de notebooks por ter boa saída no mercado e uma boa margem de contribuição. Com isso, buscando se destacar dos concorrentes a empresa investiu em pesquisa e desenvolvimento deste periférico e, por conseguinte, aumentou sua produção. JAN No segundo mês a nova gestão optou por manter grande parte da estratégia adotada no mês anterior; isto com maior redução no custo de estocagem e aumento de sua capacidade fabril, com isso a empresa adquiriu 20 novas máquinas, passando a ter uma capacidade instalada de 1020 máquinas. Como houve venda total do estoque de Workstations aumentamos o valor deste periférico de R$ 4.800 para 4.899. FEV Em março o objetivo foi acabar com o estoque de desktops que havia sobrado do mês anterior, e para isso, a empresa realizou uma promoção destes periféricos, reduzindo o valor de R$ 1.500,00 a unidade para R$ 1.399,00. Após analisar a venda de Workstations e do custo com esse produto à nova gestão decidiu mudar o preço de R$ 4.899,00 para R$ 5.099,00, além de aumentar a produção em 20 unidades. 20 No quarto mês de gestão a empresa continuou sua estratégia de aumentar sua capacidade fabril com a aquisição de 20 novas máquinas, passando com isso a ter uma capacidade instalada de 1040 máquinas. Durante a definição da estratégia a ser adotada nesse mês a nova equipe definiu que o preço dos desktops seria reajustados de R$ 1.399,00 para R$ 1.449,00 e os Workstations que ficaram no estoque deveriam ter uma maior saída; com isto houve redução no preço de R$ 5.099,00 para R$ 4.999,00. Definiu-se que a produção deveria ser de 266 unidades de desktops, 285 unidades de notebooks e 34 unidades de workstations. DESKTOP Estoque Inicial Volume Produzido Volume de Vendas Vendas Perdidas Estoque Final Janeiro Fevereiro Março Abril 61 10 73 0 314 390 274 229 365 327 347 229 Volume de 0 0 - - 10 73 0 0 NOTEBOOK Estoque Inicial Volume Produzido Vendas Vendas Perdidas Estoque Final Janeiro Fevereiro Março Abril 8 47 6 0 215 215 260 161 176 256 266 161 Volume de 0 0 - 115 47 6 0 0 WORKSTATION Estoque Inicial Volume Produzido Vendas Vendas Perdidas Estoque Final Janeiro Fevereiro Março Abril 2 0 3 26 40 60 80 60 42 57 57 60 0 0 - - 0 3 26 0 2.1.2.2 - Políticas de marketing A nova gestão definiu a necessidade de investimento em propaganda e promoção, buscando atingir o cliente volúvel, sem preferência de marca ou fornecedor. Buscando aumentar a receita, após realização de muitos estudos, definiu-se que a prioridade deveria ser foco nas vendas de notebooks e workstations., com isso houve grande investimento em propaganda e promoção destes periféricos, bem como elevado investimento em pesquisa e desenvolvimento. O objetivo destas pesquisas foi de trazer aos clientes um diferencial nos produtos oferecidos pela empresa a ponto de fidelizá-los. 21 Em janeiro e fevereiro houve grande investimento na pesquisa e desenvolvimento de notebooks, mantendo-se em março os mesmos valores de fevereiro e uma redução em abril. Importante ressaltar que quando comparada aos concorrentes a empresa TI SA foi a que mais investiu em pesquisa e desenvolvimento dos periféricos no período. Por fim, a receita da empresa aumentou como consequência do volume de vendas. Além disso, o lucro líquido da empresa quadriplicou. 2.1.2.3 - Políticas de finanças Concluiu-se que a empresa jamais deveria entrar no rotativo de caixa, os juros bancários são os maiores do mercado. Se, necessário fosse, a nova gestão pegaria empréstimos para suprir quaisquer déficits de caixa. 2.1.2.4 - Políticas de RH Levando em consideração que o número de máquinas aumentaria e, com isso, o trabalho dos funcionários da empresa também; a nova gestão definiu que haveria necessidade de incentivar os funcionários sem que houvesse um grande impacto nas despesas com mão- de-obra. Desta forma, adotou-se a política de participação nos lucros. Isto com percentual de 2% em janeiro e 3% em fevereiro. No início do terceiro mês a nova gestão após analisar o fluxo de caixa, em especial os gastos com custo de estocagem e de horas extras, definiu que haveria necessidade de contratação de mais 15 funcionários, com isso, a equipe de produção que contava com 300 funcionários passou a ser composta por 315 funcionários. Ainda no mês de março a empresa decidiu aumentar o salário dos funcionários de R$ 480,00 para R$ 500,00, bem como aumentar a participação nos lucros de 3% para 5%. Estes valores foram mantidos em abril. 2.1.3 - Controles implantados Foi priorizado no primeiro quadrimestre controles referente ao estoque, visando assim reduzir os altos custos de estocagem e uma melhor utilização de capacidade instalada da fabrica e mão de obra disponível. Logo se tornou possível definir com precisão a demanda de 22 produção de cada item e gestão do giro do estoque com regulagem de preços objetivando o "just in time". A equipe da TI S/A conseguia a cada mês acelerando as saídas de produtos por meio de promoções e aumentar as margens de contribuição com altas de preços devidamente calculadas, sempre considerando os preços aplicados pela concorrência, evitando assim a fuga de potências clientes. 2.1.4 - Resultados financeiros A TI SA registrou, no quadrimestre, um Lucro Líquido de R$ 74.229,59. Extremamente obediente a estratégia traçada pela nova diretoria a empresa pouco sofreu com a crise que abalou a reserva de mercado do qual faz parte se consolidando, como projetado, como líder do mercado. Com pontuação máxima nos quatro critérios de avaliação empresarial do ramo, Valor de Mercado da Ação, Retorno sobre Patrimônio Líquido, Receita de Vendas e Lucro total a TI.SA deixou para trás grandes concorrentes que vinham liderando a reserva mas não se prepararam devidamente em relação à infra-estrutura, pesquisas de desenvolvimento, fluxo financeiro e operacional. Trabalhando com a mais alta taxa percentual de participação de lucros praticada no mercado a TI SA conseguiu se tornar a maior empregadora do setor com 315 empregados pagando o maior salário, R$ 500,00, o que gera um maior comprometimento de todos desde a linha de produção até a presidência. Com o mix de produção muito bem definida e vinculada à estratégia, a empresa não precisou fazer grandes atuações em áreas específicas. A participação mercadológica da TI S/A chamou a atenção das outras empresas. Líder em vendas e market share no produto Workstation, a empresa administrou sua posição em relação aos outros produtos, prevendo que crise afastaria mais ainda os concorrentes que não estivessem com a infra-estrutura de produção adequada ao novo cenário do mercado e deu muito certo. Sem a necessidade de pagar qualquer custo de estocagem a empresa em fim chegou ao Just time que buscava e esperava atingir nesse primeiro quadrimestre da nova direção. Além disso, ocupa o primeiro lugar em capacidade de fabricação, o que espera manter para diminuir cada vez mais os custos por produto e aumentar aos pouco a margem de contribuição unitária e transferir esse saldo financeiro para as operações, não gerando necessidade de aportes financeiros ou mesmo busca de capital de terceiros a juros no mercado. Era essa autonomia que a empresa buscava nesse primeiro período dando prioridade às receitas de vendas sem 23 prometer distribuição de dividendos de forma imediata. Em se tratando disso a empresa mostrou com a maior Receita Bruta de Vendas registrada, de R$ 1.106.550,00, que sua estratégia estava correta. Com isso elevou o preço de sua ação a R$ 13,49, também a maior avaliada no mercado o que traz além de uma visibilidade maior, a segurança que a diretoria buscava apresentar para os acionistas. 2.1.5 - Problemas encontrados No final do primeiro trimestre do ano, o mercado foi abalado por uma forte crise internacional. O governo foi obrigado a intervir de maneira direta para proteger as empresas que estavam à mercê da especulação. Todas as empresas do setor sabiam da proposta do governo em abrir o mercado para investidores estrangeiros por estar insatisfeito com a inércia produtiva e de desenvolvimento que a acomodação da reserva gerou. Como a única opção de sobrevivência no início do ano era o investimento em desenvolvimento e em inovação as empresas se viram no meio de uma crise sem capital de giro o que fez com que o mercado que vinha numa crescente forte estagnasse mais uma vez. No exato momento em que a crise estava concretizada a TI SA percebeu que sua estratégia estava sendo bem obedecida e a enxergou como uma opção de negócio, resolvendo agredir o mercado como jamais havia feito. Isso porque a diretoria exigia que um alto percentual de aplicação do capital circulante estivesse disponível para o giro das operações. 2.2 - Segundo quadrimestre 2.2.1 - Objetivos e Estratégias Para o segundo quadrimestre a estratégia definida foi semelhante ao primeiro quadrimestre. Houve continuidade na supervalorização da receita de vendas, isto com atribuição de peso 04. Afinal de contas, a empresa era líder em capacidade instalada e sua receita de vendas é altíssima. Houve uma pequena alteração no peso atribuído ao lucro total, ao invés de peso 2 foi atribuído peso 3. Isto porque, a empresa já estava com grande capacidade instalada e agora buscava lucro para recuperar os investimentos realizados no empreendimento. 24 No que concerne ao retorno sobre o patrimônio líquido e o valor das ações, manteve- se a mesma estratégia e pontuação adotadas no primeiro quadrimestre, qual seja, pesos 2 e 1, respectivamente. Insta mencionar que o objetivo da gestão atual é valorizar as ações a partir do 3° quadrimestre. 2.2.2 - As práticas adotadas 2.2.2.1 - Políticas de produção Como as empresas foram alertadas que a matéria-prima para a produção dos periféricos seria ainda menor no mês de maio, a TI S.A. adotou uma postura arriscada e manteve sua produção como nos outros meses. Como se a matéria-prima fosse disponibilizada em sua integralidade. Em junho houve nova ampliação do parque industrial com a aquisição de 50 novas unidades. A empresa passou a contar com um total de 1090 máquinas. A produção foi mantida praticamente em sua integralidade com um pequeno remanejamento nas unidades de desktops para a produção de Workstations aumentando-se os investimentos com pesquisa e desenvolvimento deste periférico. No último mês da nova gestão a produção foi um pouco mais arrojada que em junho. Houve um aumento na produção de notebooks e workstations. DESKTOP Estoque Inicial Volume Produzido Volume de Vendas Vendas Perdidas Estoque Final Maio Junho Julho 0 0 0 260 228 229 Volume 260 228 229 Volume de - 0 0 0 0 0 NOTEBOOK Estoque Inicial Produzido Vendas Vendas Perdidas Estoque Final Maio Junho Julho 0 0 0 280 290 306 Volume 280 290 286 Volume de 6 0 0 0 20 0 WORKSTATION Estoque Inicial Produzido Vendas Vendas Perdidas Estoque Final Maio Junho Julho 0 0 0 66 72 80 66 72 75 3 0 0 0 0 5 2.2.2.2 - Políticas de marketing 25 Somente ao final do período a empresa incrementou seus investimentos em promoção e propaganda de desktops e workstations; bem como, em pesquisa e desenvolvimento dos workstations. O objetivo deste era atender às expectativas do Governo que havia garantido as empresas deste ramo que estariam asseguradas à reserva de mercado, sem abertura das portas do Brasil aos concorrentes internacionais. 2.2.2.3 - Políticas de finanças Como houve um período de guerras a empresa manteve os preços de seus produtos no mesmo valor em maio. Não houve qualquer alteração no quadro de funcionários, salários ou participação nos lucros. Buscou-se eliminar os valores despendidos com mão-de-obra indireta e obter o lucro que havia sido perdido no mês anterior. Para o mês de junho a nova gestão adotou uma estratégia mais agressiva. Inicialmente elevou os preços de todos os seus produtos; os desktops sofreram aumento de R$ 100,00, perfazendo o total de R$ 1.549,00, os notebooks sofreram aumento de R$ 50,00, com preço estipulado de R$ 2.999,00 e os Workstations tiveram aumento de R$ 200,00, com preço de venda de R$ 5.199,00. Já em julho foram mantidos os preços de desktops e notebooks e houve uma redução no preço dos Workstations em R$ 50,00. Por fim, a nova gestão decidiu aplicar R$ 100.000,00 e distribuir dividendos de R$ 100.000,00. 2.2.2.4 - Políticas de RH Em junho o quadro de funcionários passou a ser de 325 funcionários devido ao aumento da capacidade instalada. Além disso, em que pese os salários terem sido mantidos e a participação nos lucros também. A empresa implementou novos benefícios ao trabalhador, isto com R$ 20,00 para cada um deles. 2.2.3 - Controles implantados 26 No segundo quadrimestre os controles implementados como planejamento tributário no qual reduzia consideravelmente valores gastos com Imposto de Renda, controle de mão de obra necessária onde se evitava gastos com horas extras ou tempo ocioso de trabalhadores, controle de giro do estoque que praticamente acabou com custos de estocagem alcançaram um nível de amadurecimento que permitia a gestão da TI S/A tomar decisões cada vez mais rápidas com maior confiança nas informações levantadas. Tais controles foram fundamentais para TI S.A termina o segundo quadrimestre liderando o mercado de periféricos, condizendo com o texto definido em sua Visão ?ser reconhecido como líder no mercado de periféricos?. 2.2.4 - Resultados financeiros No segundo quadrimestre do ano, a TI SA registrou um Lucro Líquido do Exercício de R$ 165.093,48. Isso significa que mesmo distribuindo dividendos e aplicando uma reserva de caixa no mercado financeiro para não perder representatividade do seu capital de giro no tempo, a TI SA teve um lucro 37,31% maior que a empresa com o segundo maior lucro líquido da reserva. Após um longo período de investimentos em capacidade instalada e a manutenção da liderança no mercado a diretoria chegou à conclusão que era à hora de trabalhar melhor a receita de vendas e o capital circulante de giro. Com a pontuação máxima da avaliação da gestão do lucro total o resultado da gestão da receita de vendas não foi o esperado e a diretoria percebeu que era hora de gerar retorno aos acionistas melhorando sua avaliação no valor de mercado da ação e retorno sobre patrimônio líquido. Outro foco da diretoria no final do segundo quadrimestre foram os benefícios. Analisando os atuais riscos empresariais a diretoria de recursos humanos sugeriu uma ação preventiva na gestão de talentos e realizou uma análise de mercado que constatou que a nossa empresa era uma das únicas que não atuava com isso. Com as condições constatadas e impactos calculados em cenários muito bem construídos, a Presidência decidiu atacar esse ponto dobrou o valor praticado até então no mercado ser tornando líder também nesse tópico além do maior salário. 27 Com a melhor margem de contribuição unitária bem administrada do produto notebook, a TI SA obteve o melhor resultado financeiro do produto, mas o mercado cada vez mais competitivo começa a exigir um investimento maior na gestão da informação, o que significa tecnologia e software. Sem perder sequer uma venda nos meses de junho e julho (período pós-crise) a gestão do custo de estocagem foi um exemplo na empresa. Ao mesmo tempo a diretoria observou que precisaria melhorar a gestão do produto Desktop, pois era o produto que além de ter uma demanda crescente, era responsável por uma grande quantidade de vendas, mesmo com uma margem de lucro pequena. Então a diretoria percebeu que precisaria aumentar sua participação no mercado de desktop ainda para o final do segundo quadrimestre, mas com o desafio de se manter líder no produto notebook. Com um lucro acumulado até o mês de julho de R$ 423.069,19, a controladoria da TI SA solicitou uma maior eficiência na gestão tributária que foi responsável por um desembolso de imposto de renda R$ 60.074,10, R$ 72.084,16 e R$ 70.325,78 nos meses de maio, junho e julho respectivamente, totalizando um valor de R$ 202.484,04 no segundo quadrimestre. Além do custo tributário da atividade, outro ponto pouco lucrativo e que precisava ser melhorado é a gestão das receitas financeiras, oriundas de aplicações da sobre de capital circulante líquido. A TI SA percebeu que a remuneração oriunda dessa atividade estava muito abaixo das expectativas e iria voltar os esforços para investimento na operação que além de mais vantajosa estava se mostrando também mais líquida. Com a consolidação das estratégias tributárias e de investimento financeiro a empresa esperava contar com um melhor impacto do benefício fiscal da depreciação para melhorar e aumentar mais ainda a capacidade de produção instalada. 2.2.5 - Problemas encontrados Mesmo não estando na estratégia criada para o ano, a TI SA se viu entre a cruz e a espada no final do mês de julho. A empresa vinha se mantendo líder de mercado, sendo referencia nas áreas de capacidade de produtiva, administração de capital de giro e custo de produção. Com a alta dos preços das ações, a presidência vinha sofrendo uma seria pressão dos investidores por remuneração de capital investido e distribuição de dividendos. Foi nesse cenário que a diretoria resolveu sacrificar um pouco a estratégia e retribuir a confiança depositada desde o início da nova gestão. A controladoria simulou alguns impactos que essa decisão traria e sabendo dos resultados optou por distribuir dividendos onerando o capital de 28 giro, pois seria inviável deixar de investir em desenvolvimento de tecnologia e capacidade produtiva. 2.3 - Conclusão Nesse quadrimestre a empresa pode colher os resultados da estratégia traçada nos meses anteriores e consegui atingir a liderança do fundo, nesses meses foi observado que a diretoria conseguiu amadurecer idéias sobre controles de estoque e redução de valores de impostos e gastos com despesas financeiras. Foi observado também que os investimentos em tecnologias e marketing e benefícios para funcionários quando dosados na medida certa podem ser bastante benéficos para a empresa. 3 - Plano de Negócios 3.1 - Análises de Swot CAPÍTULO 3 29 Com o cenário cada vez mais competitivo dentro do fundo de comercio, devido pressões dos concorrentes, reviravoltas econômicas, ambiente especulativo, a TI S/A deverá definir sua estratégia de acordo com a conjuntura econômica projetada para os próximos quatro meses como líder do mercado. O atual cenário fez com que a organização começasse a perceber que ter seus objetivos alinhados com as questões externas poderia ser um diferencial competitivo e também, ao longo prazo, uma questão de sobrevivência. Para as organizações que se encontram nesse cenário competitivo, é interessante que façam uma análise da sua posição estratégica no mercado, identificando o cenário interno e externo em que se encontram. A ferramenta SWOT pode ser utilizada para atender essa necessidade. O objetivo da SWOT é definir estratégias para manter pontos fortes, reduzir a intensidade de pontos fracos, aproveitando oportunidades e protegendo-se de ameaças. Quando houver a predominância de alguma dessas variáveis, podem-se buscar certas estratégias como sobrevivência , manutenção, crescimento. 3.1.1 - Análise do ambiente interno 3.1.1.1 - Pontos fortes Conhecimento do ambiente competitivo, por esse motivo o quadro de diretores foi formado por profissionais com experiência reconhecidas nas mais diversas áreas administrativas. 3.1.1.2 - Pontos fracos Falta de recursos financeiros para alavancar os projetos durante o período de amadurecimento, no qual, necessariamente se operará com resultados negativos. 3.1.2 - Análise do ambiente externo 3.1.2.1 - Oportunidades 30 A escassez de tempo das pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos abre uma excelente oportunidade de oferta a custos baixos e com comodidade de não ter que se deslocar ate a loja. A TI S/A pretende passar a comercializar seus produtos também pela Internet (website). Mudanças comportamentais da sociedade. À medida que novas gerações vão surgindo, se amplia a familiaridade com os usos dos equipamentos de informática e cada vez mais a TI S/A alcançara o retorno dos seus investimentos em desenvolvimento. 3.1.2.2 - Ameaças A forte concorrência do fundo de comercio. Instabilidade do governo. Nesse momento que a TI S/A alcançou a liderança do fundo de comercio não seria interessante o fim do mesmo por parte do governo e abertura para concorrência de empresas internacionais. 3.2 - Análise das forças de Porter A equipe da TI S/A se viu obrigada a utilizar uma importante ferramenta no auxiliar da estratégia de negócio e entendimento do ambiente externo, ferramenta essa conhecida como as Forças de Porter, ela serve também para fazer análise da atratividade dos produtos comercializados. 3.2.1 - Entrantes Com boatos de fim do fundo de comercio e possível abertura do mercado para empresas estrangeiras a concorrência se tornaria mais acirrada devido à grande quantidade de empresas. 3.2.2 - Fornecedores 31 Cada vez mais os fornecedores de insumo adquirem poder de barganho devido a risco de falta de produtos, tornando arriscadas as negociações. 3.2.3 - Compradores Clientela cada vez mais informada e exigente quanto à qualidade e preço tornando a competição entre os concorrentes bem dinâmica no intuito de não perder possíveis vendas. 3.2.4 - Substitutos Novos equipamentos a cada dia são lançados no mercado de informática, deixando as empresas do fundo de comercio reféns das novas tecnologias devido às mesmas, tem em resumo apenas três opções de venda (Desktop, Notebook, Workstation). 3.2.5 - Concorrentes Atualmente com o fundo de comercio composto por 5 empresas a concorrência já é acirrada. 3.2.6 - Governo A sexta força a ser observada é o Governo, pelo fato de estar nas mãos dele a continuidade do fundo de comercio e possíveis novas concorrências para as empresas do fundo. 3.3 - Cenários Mesmo com algumas incertezas quanto ao fornecimento de insumos para fabricação dos produtos e boatos sobre o fim do fundo de comercio por parte do governo a empresa TI S/A vem se estruturando para não enfrentar dificuldades nos mais diversos cenários projetados. 3.3.1 - Projeções para o próximo quadrimestre 3.3.1.1 - Objetivos e Estratégias 32 No próximo quadrimestre a empresa pretende dar continuidade na estratégia utilizada nos últimos quatro meses e se manter na liderança do fundo de comercio. 3.4 - Praticas Adotadas 3.4.1.1 - Política de Produção Com base no balanço dos últimos meses da empresa os gestores chegaram à conclusão de que atingiram o grau Máximo de estoque mínimo, agora pretendem manter os controles implantados. 3.4.1.2 -Políticas de marketing Os investimento em propaganda e promoção continuaram sendo realizados, pois nos últimos meses tais investimentos trouxeram bons retornos em vendas. 3.4.1.3 - Políticas de finanças A empresa continuará realizando severos controles de caixa, evitando assim gastos com juros e rotativo de caixa e direcionando todas as sobras de caixa a aplicações financeiras. 3.4.1.4 - Políticas de RH Todo o quadro funcional está bem motivado devido os últimos reajuste e participações de lucro e a empresa nos próximos meses continuara investindo nos colaboradores com foco maior em capacitação devido os novos investimentos em máquinas. 3.4.1.5 - Controles Implantados Todos os controles implantados continuaram sendo acompanhados de perto pela gestão da empresa evitando que custo de estocagem ou perdas nas vendas, devido à falta de estoque, voltem a acontecer. 3.4.1.6 - Resultados Financeiros 33 A TI SA projeta para o próximo quadrimestre, um Lucro Líquido superior a de R$ 100.000,00. A empresa continuará obediente a estratégia traçada pela diretoria e com sua estruturação provavelmente não deve sofrer com possíveis crises que venham a abalar a reserva de mercado. Pretende-se continuar alcançando a pontuação máxima nos quatro critérios de avaliação empresarial do ramo, Valor de Mercado da Ação, Retorno sobre Patrimônio Líquido, Receita de Vendas e Lucro total a TI.SA que cada vez mais se distancia dos concorrentes. . 3.5 - Premissas adotadas As principais premissas adotadas pela diretoria foram: ? Manter se na liderança do fundo de comércio; ? Estrutura a fabrica para aumentar a capacidade de produção gradativamente sem impactar o capital de giro da empresa; ? Continuar investindo em inovações tecnológicas mantendo sempre o nível elevado dos produtos comercializados; ? Tornar a empresa TI S/A cada vez mais conhecida no mercado nacional, tornando a carteira de clientes fidelizados cada vez maior; 3.6 - Planejamento da área mkt/produção/venda 3.6.1 - Estratégia A TI S/A pretende dar continuidade na estratégia utilizada nos dois primeiros quadrimestres, com supervalorização da receita de vendas, devido o aumento do parque industrial e da capacidade fabril. Pretende-se continuar a controlar o retorno sobre o patrimônio líquido e o lucro total da empresa, possibilitando assim menor gasto com pagamento de imposto de renda. 34 O diferencial será nas políticas quanto ao valor das ações, a empresa pretende adotar medidas que aumento o valor das ações pelo menos equilibrando com os valores das empresas concorrentes do fundo de comercio. 3.6.2 - Finanças Os diretores da TI S/A estão otimistas para o próximo quadrimestre, espera-se atingir a meta de R$ 5 milhões em faturamento bruto e aumentar as distribuições de lucro no intuito de elevar os preços das ações, e continuar com boas sobras de caixa possibilitando a capacidade de investimento. 3.6.3 - Marketing O plano de marketing da TI S/A explicita a estratégia a ser adotada em seus diversos aspectos. 3.6.4 - Produto O tratamento dos produtos será o mesmo para todos os clientes, sem distinção, , garantindo assim um produto uniforme e sem variações, mais adequado à estratégia inicial de expansão rápida e ganho de participação de mercado. 3.6.5 - Cadastro de clientes Algumas considerações que garantem um diferencial de marketing ao produto: ? Cada orçamento será enviado fechado com a possibilidade de cobertura do preço da concorrência; ? Todos os vendedores terão a mesma chance de fechar o pedido; ? Definiu-se como índice de satisfação aos clientes; ? A casa nova compra o mesmo clientes tem direito a brindes ou descontos condicionados a valores dos produtos vendidos; 3.6.6 - Novos serviços 35 Está programada a implantação de site para vendas com uma serie de inovações no que se diz respeito a vendas on line, com a inserção de novos serviços, o que agregará maior valor ao produto junto ao público-alvo. As melhorias planejadas são: ? Implantação de "tutorial" on-line para ensinar e capacitar os clientes na utilização dos equipamentos adquiridos; ? Sistema de pagamento de boleto on-line para os clientes; ? Sistema de cálculo de frete para os clientes; ? Historico da conta de cada clientes possibiliatando a organização dos seus pedidos; 3.6.7 - Preço A estratégia de ganho de mercado da TI S/A implica uma política de preços acessíveis ao público-alvo. Com base na experiência da equipe de gestão na percepção da concorrência do fundo de comercio define-se os preços a serem praticados no periodo. 3.6.8 - Promoção São utilizados vários canais de publicidade para promover os produtos da TI S/A, junto aos usuários, com políticas de publicidade e promoções nos mais diversos canais de comunicação como : ? Jornais ? Revistas ? Internet ? Radio ? Outdoor 3.6.9 - Operações Operações como contratação e capacitação de mão de obra, definição de demanda de produção, necessidades do mercado, venda dos produtos encontra-se controladas pela equipe de gestão da empresa, com isso a equipe se permite projetar um bom crescimento para os próximos meses mesmo com possíveis instabilidades do mercado. 3.6.10 - Pessoas (RH) 36 A política de recursos humanos visa a uma gestão participativa, tanto no que se refere à delegação de tarefas e à descentralização, quanto na participação dos resultados. O objetivo é constituir uma equipe competente e comprometida com o negócio. Para isso, foi implantado um sistemas de recompensas, premiação por produtividade e sistema de participação nos resultados em todos os níveis da organização. Treinamentos contínuos também fazem parte da estratégia de recursos humanos. 3.6.11 - Projetos Os projetos futuros traçados pela diretoria são ambiciosos, a TI S/A pretende continuar na liderança do fundo de comercio e se estrutura para uma possível abertura de mercado, pois a concorrência se tornar ainda mais acirrada. Projetos como a implantação da vendas online, criação de projetos de fidelização de clientes por meio de cadastro e possível diversificação das atividades como a prestação de serviços de manutenção são bem vistas pela diretoria que hoje tem os processos da empresa sobre controle. CONCLUSÃO 37 Este trabalho demonstrou que as empresas podem substituir suas equipes de gestão e a partir dai redefinir a estratégia e tomar uma serie de medidas, com o intuito de auxiliar a organização e na obtenção de um melhor posicionamento e projeção no mercado, onde a competitividade cresce diariamente. Todas as ferramentas de controles utilizadas pelas empresas podem ser constantemente aperfeiçoadas de acordo com as necessidades percebidas e mudanças do mercado. Cabe aos administradores a percepção de como utilizar tais técnicas e ferramentas, para que os resultados estejam de acordo com o esperado pela organização. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 38 PLANO DE NEGOCIO: .Acesso em: 01/12/2010 MODELO DE PLANO DE NEGOCIOS: . Acesso em: 02/12/2010 MATRIZ SWOT: . Acesso: 02/12/2010 ANALISE SWOT: . Acesso: 06/12/2010 FERREIRA DA COSTA, RICARDO, APOSTILA DA DICIPLINA JOGOS DE NEGOCIO, MBA GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA 2010. BECKER JUNIOR, LUIS CARLOS, APOSTILA DA DICIPLINA ESTRATÉGIA DE EMPRESAS, MBA GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA 2010
Autor: Thiago Gomes Saores


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