Cristão Fracassado, Você Conhece Algum?



Porque existem diversos casos de cristãos fiéis em tudo e que só empobrecem?

O cidadão passa anos dentro daquela igreja, é fiel nos estatutos, mandamentos, juízos, ordenanças e só empobrece, na verdade ele está bem pior do que quando era do mundo.

Porque isso acontece?

Em Juizes Capítulo 6 podemos encontrar respostas significativas a esta triste realidade que abate muitos homens e mulheres de Deus.

Este capítulo narra toda a opressão sofrida pelo povo de Israel frente aos outros povos.

O povo de Deus fez o que era mal aos olhos de Deus e criou um campo aberto para a investida do inimigo. "os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR" Juizes 6:1a

Tudo o que não é correto fazer é abominável a Deus, alguns exemplos presentes nas atitudes de muitos cristãos fiéis reside em falar algo sobre o que não estão crendo; insistência em viver da sua maneira e não da forma prescrita pelo Senhor, ações que têm como resultado a opressão espiritual e material.

Existe uma grande diferença entre os filhos de Deus em relação aos demais que não O servem e ela deve ser manifesta em nossas vidas, para que o nome de Deus seja honrado. "vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve" Malaquias 3:18

Em outra passagem das Escrituras está claro: maldição sem causa não se cumpre. (Provérbios 26:2).

Quais são os motivos pelos quais pode-se estar vivendo debaixo de maldição apesar de já ter em si o testemunho de Jesus?

Algumas razões para a vergonha e a opressão do crente: faz o que é mal, não confia em Deus, pára de lutar, não se esforça. Fica parado esperando que caia no seu colo a providência divina, ação fora da diretriz do Senhor.

A palavra é bem clara quanto a necessidade de esforçar-se e trabalhar diligentemente: o socorro e proteção de Deus alcançam o esforçado e o Reino de Deus é tomado a força. ("Socorri um que é esforçado" Salmo 89:19 b; "E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele." Mateus 11:12)

O povo de Deus na época dos juizes vivia oprimido, cuidavam da terra, nasciam os brotos e estes frutificavam, mas quem colhia os frutos era o povo inimigo, entravam na terra aos milhares e saqueavam tudo, não sobrava nada para os escolhidos de Deus.

("E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, e as cavernas e as fortificações. Porque sucedia que, semeando Israel, subiram os midianitas e os amalequitas; e também os do oriente contra ele subiam. E punham-se contra eles em campo, e destruíam a novidade da terra, até chegarem a Gaza: e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em {tanta} multidão que não se podiam contar, {nem} a eles nem aos seus camelos: e entravam na terra, para a destruir." Juízes 6:2 a 5)

Frente a esse cenário aterrador, o povo de Israel recuava cada vez mais, escondiam-se em cavernas, não enfrentavam seus opositores e viram o tempo passar. Esta atitude só fez empobrecer muito o povo de Deus. "Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas" Juizes 6:6a

As opressões do diabo vão empobrecendo o crente que se acovarda, ele vai vendo as dívidas aumentarem sem nada fazer porque está oprimido, sem Deus, sem forças para vencer, tornou-se presa fácil porque Deus não está com ele.

Ele diz que serve a Deus, mas continua na miséria e a sua vida não muda em nada, só retrocede cada vez mais, empobrecido, desgastado, humilhado, sofrendo e nada do que ele faz emplaca.

Este é o típico caso daquele fiel ao Senhor que trabalha, luta e não ve qualquer tipo de melhora. Sente-se frustrado, sem rendimentos ou com o salário já todo comprometido mesmo antes de receber e ainda tem falta de dinheiro para honrar as despesas do mês. Eles são filhos do Deus vivo, do Deus todo poderoso, mas estão em desespero, empobrecidos, dominados pelas manobras do adversário, completamente desonrados.

O que fazer frente a tanta opressão? Clame ao Senhor! "então os filhos de Israel clamaram ao Senhor." Juizes 6:6b

Todas as vezes que você clama, seja qual for a sua luta, Deus ouve e responde ao seu clamor.

Foi o que aquele povo de Deus fez: clamou e Deus enviou um profeta em resposta a eles, dando-lhes a solução: não tenham mais medo dos inimigos! Lembrem-se de tudo o que Eu já fiz e continuarei a fazer por vocês. (Juizes 6:7 a 10)

Os oprimidos não podiam mais temer aos deuses estranhos, às ameaças do mal, pois já estavam na terra prometida por Deus!

Se você já aceitou a Jesus, entendeu o que a Palavra lhe proporcionou, não demore a tomar posse daquela direção e mudar!

O crente constata até que a palavra de Deus fala com ele, que o problema vai passar e diz: "eu sou de Deus", "Glória a Deus e aleluia", "A vitória já é minha" e assim por diante e saem alegres da igreja, mas nada de bom ocorre.

O insucesso do cristão ocorre porque ele ouve a palavra de Deus através da pregação e da leitura, mas não obedece, não muda em nada.

A paz veio ao povo de Israel, eles se alegraram momentaneamente, mas no ano seguinte os opressores vieram e destruíram tudo novamente!

Quantos não são os do povo de Jesus que dizem servir a Deus, mas que andam por aí apertados, oprimidos, vivenciando uma seqüência de insucessos. Dizem: "eu sou de Deus", mas vivem uma vida derrotada! Batem no peito e dizem que são do Senhor, mas estão numa miséria terrível! Exclamam em alta voz "eu sou de Deus" e moram "de favor" em casa alheia, sem paz e privados de toda a liberdade.

O crente já está dentro da proteção divina a partir do momento em que obtém o testemunho de que Jesus vive, não pode mais esmorecer e se inclinar às dores e aflições, tem que lutar e combater usando a palavra, o clamor e o Nome de Jesus, nome que é sobre todo nome que há. (leia matéria sobre o poder do Nome de Jesus:

http://bencaossemlimites.blogspot.com/2008/06/o-poder-do-nome-de-jesus.html).

Entretanto em meio àquela grande confusão, dentre aquele grupo eleito de Deus paralisado de pavor, houve um homem que chamou a atenção do próprio Deus: Gideão.

O próprio anjo de Deus (Jesus antes da encarnação humana) e não mais um profeta, veio falar com Gideão.

O que este homem estava fazendo que provocou a vinda do próprio Deus em seu socorro? De que forma o anjo o encontrou?

Gideão estava malhando o trigo num lagar, para salvá-lo dos inimigos midianitas. "Então o anjo do Senhor veio, e sentou-se debaixo do carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, cujo filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o esconder dos midianitas." Juizes 6:11

Gideão não estava num local apropriado para malhar o trigo, sabe-se que um lagar é um tanque onde se espremem ou pisam certos frutos e que está aparelhado e é próprio para fazer vinho ou azeite.

O jovem não ficou amedrontado com o empobrecimento do seu povo, em vez disso, foi logo encontrando um lugar seguro para fazer o que precisava, mesmo não sendo o mais propício.

Para atrair a atenção de Deus precisamos colocar a nossa fé em ação, produzindo as obras que pudermos com os recursos disponíveis naquele momento, sem reclamar e sem temer.

Povo de Deus que ouve a palavra, cheio de fé, alegre, mas que a vida está derrotada, que é uma tristeza sem fim.

Sua fé sem obras não produz nada, não tem capacidade de mudar nada. Quantos não são os crentes cheios de fé e na miséria?

O derrotado ouve, clama e mesmo assim empobrece porque não "põe a mão na massa".

A equação do crente vencedor é "Fé + Obras = resultado"; já a expressão que define o crente fracassado é "Fé – Obras = derrota".

Não espere o local ideal para ser produtivo: "é aqui mesmo onde eu estou que eu vou começar a trabalhar e a me esforçar"!

Faça o que Gideão fez, Deus o encontrou trabalhando, mesmo não sendo o lugar ideal.

Quando você começa a agir assim, tomando as atitudes e seguindo em frente com aquilo de que você dispõe, acaba por chamar a atenção de Deus. Ele não manda ninguém, é Ele próprio quem vem em seu socorro.

Não está bem onde você trabalha hoje? Não é um bom lugar para se estar? Trabalhe bem por lá mesmo. Determine-se a vencer e não deixe mais "a vida te levar" e tampouco console-se pelo pensamento perdedor de "quem sabe Deus me abençoa"...

Fé que não surte efeitos é aquela que não é utilizada.

Você tem pedido tanto para ganhar R$ 10.000 por mês e está ganhando só R$ 500... Trabalhe, empenhe-se, esforce-se aí mesmo onde você está neste momento. Está sobre uma mina de ouro e nem está percebendo.

Você pode dizer "eu já tentei isso, não dá resultado"! Pare agora mesmo com esse pensamento, continue trabalhando, "malhando o seu trigo diário", colocando esforço sincero na sua atividade atual e Deus também vai aparecer para você. Pela sua fé e pelo seu esforço exatamente onde você está agora, não é em outra situação.

Deus dá o Seu anjo para aquele que se esforça, o profeta é para a maioria.

Gideão não chorou, não reclamou nem se escondeu numa caverna tremendo de medo, ele foi e trabalhou, mesmo desprovido das condições ideais e Deus apareceu para mudar a vida dele! "Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso." Juizes 6:12

Determine-se hoje mesmo e em todos os dias: "eu vou trabalhar com afinco e nada, nem ninguém vai impedir-me de vencer!"; "ninguém mais vai tomar de mim aquilo que é meu! Em Nome de Jesus"

Mostre sua fé pelas obras!

Prove que você tem fé com os seus testemunhos!

Em Nome de Jesus.

Mônica Gazzarrini.

Renascida em Cristo desde 2004, estudiosa do Evangelho, escritora, administradora de empresas, contabilista, especialista em marketing.


Visite artigos da escritora sobre a caminhada com Deus em:


http://bencaossemlimites.blogspot.com/

http://www1.uol.com.br/bemzen/ultnot/religioes/(LINK: FÉ)
http://www.webartigos.com/authors/878/Monica-Gazzarrini
http://www.artigonal.com/authors_49432.html
http://www.centralartigos.com/auto-ajuda/


"Jesus Cristo é o Senhor"


Autor: Monica Gazzarrini


Artigos Relacionados


Deus Pode Dar Uma Ordem E Depois Mudar De Idéia?

Dinheiro Não Compra Bênçãos

Reformadores Do Pentateuco

Proponha-se A Ser Uma Bênção Nas Mãos De Deus

Faça Apenas O Que Deus Lhe Revela

Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

Equilibrio Espiritual E A Vontade De Deus