O PAPEL SOCIAL DA MÍDIA NO BRASIL



O PAPEL SOCIAL DA MÍDIA NO BRASIL Nos últimos dias fiquei perplexo com uma reportagem exibida pela mídia sensacionalista que lidera as audiências na televisão brasileira. Uma mídia exploradora da miséria e da ignorância de boa parcela da nossa população.Foi revoltante quando vi uma reportagem em um desses programas que se denomina "A VOZ DO POVO",destacando a morte de uma jovem envolvida com o tráfico de drogas e a forma pela qual esse programa tratava essa figura como uma celebridade e as até uma heroína,servindo de referencial para a população. Isso demonstra a inversão de valores em nossa sociedade, onde participantes de tal BBB (BIG BROTHER BRASIL), são tratados como heróis pelo seu apresentador, onde uma pessoa que foi presa por envolvimento com o tráfico de drogas tornou-se uma celebridade patrocinada por um programa de televisão, ou uma professora que ficou famosa por mostrar suas partes íntimas numa sessão dança, isso sem falar de uma estudante que ao se vestir de forma imprópria para o exercício acadêmico, foi recompensada pelo seu ato, tornando-se celebridade na TV. Segundo FICHER (2002), a mídia manipula desejos e sentimentos. Exerce um controle surpreendente e assustador. Sua quantidade imensa de informações nos hipnotiza e nos faz ser o que ela quer que sejamos. Os recursos televisivos interferem na sexualidade de forma que ditam como devemos ser. Diante de tudo isso, fico me perguntando qual o verdadeiro papel da mídia, da televisão, que como principal meio de comunicação de massa financia a indecência, a vulgaridade, a falta de valores. É impressionante como nitidamente a mídia atua em prol de seus interesses, valorizando a audiência, mesmo que isso tenha um efeito negativo na formação dos cidadãos. A impressão que fica,é de que para a imprensa televisiva aquela velha política do "Quanto pior melhor" é o principal instrumento de trabalho e de faturamento. Conforme cita FISCHER (2002), "estão em jogo, no processo de comunicação através da TV, múltiplas e complexas questões relacionadas às formas pelas quais se produzem sentidos e sujeitos na cultura". Ou seja, a mídia está, hoje, diretamente relacionada à educação das pessoas. Ela ensina formas de agir, de pensar, de ser e estar no mundo. De modo certo ou não, ela educa. O horário nobre da televisão está repleto de programações fúteis, que em nada acrescenta na formação do povo, que na verdade ensina a valorizar a indecência, a futilidade, a ignorância. Quem acompanha a TV, como eu acompanho,percebe que os programas educacionais úteis para o crescimento intelectual da população, são exibidos em horários impróprios para alcançar as massas.Com isso, percebo que essa atitude da mídia,é proposital, pois assim eles conseguem manter o domínio das elites e mantém o programa de analfabetização da população. Nesse sentido, seria muito arriscado para a elite política tomar como princípio de sua atuação o atendimento à opinião pública, visto que ela pode ser, através de instrumentos específicos, manipulada para atender a determinados interesses que não são os do bem comum (LIPPMANN, 1997). Chegou a hora de agir, de recuperar valores com a ética,a moral, a família.Precisamos de uma grande mobilização nacional pela qualidade na educação,pela decência e honestidade do nossos políticos,pela seriedade e responsabilidade da imprensa brasileira diante do seu papel social. "Só se constrói uma nação com cidadãos. Só se constroem cidadãos com educação.. Por, Vladislau de Sousa Neri Pedagogo Social,formado pela Faculdade Vasco da Gama Pós graduando em Gestão Ambiental, pela Faculdade da Cidade do Salvador Salvador / Bahia REFERÊNCIAS FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educ. Pesqui. São Paulo, v. 28, n. 1, 2002. Disponível em: Autor: Vladislau De Sousa Neri


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