A Grandeza de Um Homem



A medida que caminhamos em direção ao conhecimento, adquirimos consciência da nossa própria ignorância. Passamos a perceber a nossa debilidade em algumas áreas consideradas cruciais. Tais debilidades nos impedem de prosseguirmos nessa interminável caminhada rumo ao conhecimento, já que este só se consolida quando firmado em algo que já sabemos.
Muitos que dizem caminhar na direção do conhecimento negam-se a reconhecer sua própria ignorância, e se mostram pedantes, já que se recusam a dizer que desconhecem determinado assunto por medo de perderem seu "prestígio social". com isso mostram que na verdade caminham na contra-mão do conhecimento.
Não é vergonhoso dizer que não se sabe, mas sim permanecer sem saber pelo simples fato de negar-se a reconhecer que se é ignorante no assunto a qual se foi indagado.
Somos compelidos a fingir que somos super-homens e que possuimos super-cérebros dotados de um super-conhecimento, e como dogmáticos cegos afirmamos algo com total certeza, mas nos esquecemos que "uma certeza absoluta requer um conhecimento absoluto". O homem jamais terá conhecimento absoluto acerca de nada, pois o conhecimento é um oceano infinito, e tudo o que sabemos é apenas uma gota desse infinito oceano.
Quando você não possuir conhecimento sobre um determinado assunto não finja saber, mas também não diga "eu não sei", diga apenas "eu ainda não sei", pois essa forma simples e direta de falar demonstra ao menos um interesse de aprender, mostra um caráter desprendido e abnegado, pois abre mão da falsa glória que o pedante tanto se gaba em possuir, pois "a grandeza de um homem não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência qu não sabe".
( ENVIE COMENTÁRIOS, CRÍTICAS OU SUGESTÕES PARA: [email protected] E AJUDE-ME A MELHORAR OS TEXTOS OU PROPONHA TEMAS PARA UM PRÓXIMO ARTIGO. OBRIGADO POR LER )
Autor: Rafael Sales


Artigos Relacionados


Pedagogia Da Conscientização

O Multiculturalismo é útil Apenas Ao Capitalismo

Sucesso Ou Fracasso?

Sucesso Ou Fracasso?

Fundamentos Ontológicos Do Conhecimento

O DecÁlogo Da IgnorÂncia

Eu Sou - Anochi