Toda dor tem um propósito



Mas afinal, o que é dor? Podemos definir como algo que gera desconforto ou mal estar. Neste sentido, relacionamos a dor como algo que incomoda, uma vez que além de senti-la e sabemos a sensação que ela nos remete, aprendemos desta forma. No entanto, nos deparamos constantemente com a dor, mas não sabemos lidar com ela. Muito se senti a dor, mas pouco se sabe dela. É necessário maturidade para lidar com a dor.

Acredito que você já presenciou uma criança, após um simples tropeço, cair ao chão e chorar com a dor proveniente da queda. Mas também acredito, que isso não é comum com uma pessoa adulta, um simples tropeço, causar dor. Isso o ocorre, pois os adultos detêm maior força física que uma criança, além de um adulto ser mais apto a uma simples queda.

Observe que, o mesmo impacto em momentos diferentes de nossa vida, nos causou dores diferentes. Isso por que, vamos nos fortificando com o passar do tempo (Lc, 17-14). Desta forma, podemos entender que a dor não é mensurada pela força do impacto, mas sim por quão forte somos.
Sabemos que tudo que Deus criou é bom (Gn, 1-31), logo também somos bons, pois somos suas criaturas (Is, 64-7) e sua imagem e semelhança (Gn, 1-26). Toda a criação de Deus é boa, desta forma, Deus não iria nos criar fracos, mas sim fortes e capazes de superar toda dor.

O homem não foi feito para a morte, mas como fruto de seu pecado, o homem gerou a morte e a dor (Gn, 3-17). Deus não criou a morte e nem a dor, mas Deus tem o poder de intervir, pois somos suas criaturas e por vezes não sabemos a força que temos. Se Deus ainda não interveio em sua dor é por que essa dor tem um propósito especial em sua vida.
O importante não é saber o porquê da dor? Mas sim para que? Toda dor tem um propósito. A dor não pode nos causar uma miopia que nos impeça de enxergar através dela, de deslumbrar e enxergar uma luz no fim do túnel. Às vezes Deus permite nossa dor, para que possamos tirar algo bom dela. É preciso ser resiliente, quando a vida fecha uma porta, Deus abre uma janela. Levante a cabeça e comece quantas vezes for necessário, o caminho se faz caminhando.

E olhe a beleza do amor de Deus, que nos permite a dor para que possamos ser curados por seu filho Jesus, pois ele veio para curar os doentes (Mc, 2-17). Peçam e recebam, batam e a porta será a aberta (Mt, 7-7). A sua dor é uma oportunidade de um encontro pessoal com Jesus, pois todos aqueles que tiveram um encontro pessoal com Ele, tiveram suas vidas mudadas (Mt, 15-28); (Jo, 4-15); (Mc, 5-34); (Lc, 7-48); (Jo, 8-11).
Peça hoje essa graça de saber qual o propósito dessa dor que você está sentido e você então perceberá que a dor não é motivo de tristeza, mas sim uma oportunidade de crescimento!

Autor: Ricardo Da Silva Garcia


Artigos Relacionados


Busca (poesia)

Comentário-extra, Para O Dia 08 Dez. 2011

O Amor Do Pai

SÓ Deus...

Mais Um Osso

Conheça A Semente De Deus

Deus NÃo É Passageiro