Globalização e o HIV/ AIDS



Introdução

"A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo "encurtasse" as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real."
http://www.brasilescola.com/geografia/globalizacao.htm Acessado dia 28 de julho de 2011-07-28
Esse encurtamento possibilitou um maior encurtamento das dias um maior interação entre as pessoas facilitando o contágio rapidamente de HIV em pessoas de lugares diferentes no mundo.

"A partir de 1980, observamos uma intensificação do processo de internacionalização das economias capitalistas, que se convencionou chamar de globalização. Algumas das características distintivas desse processo são a enorme integração dos mercados financeiros mundiais e crescimento do comércio internacional, principalmente dentro de grandes blocos econômicos. "

http://www.coladaweb.com/geografia/globalizacao Acessado dia 28 de julho de 2011
Cientistas não acreditam em coincidências nem eu tão pouco assim percebe uma relação íntima com a AIDS pois o HIV existe como achados há décadas porque esperou até os anos oitenta para se transformar em poucos anos em escala mundial, acompanhado paralelamente com o desenvolvimento econômico mundial



Material e métodos

A analise de diversos artigos para perceber a relação com o número de portadores de HIV ,e uma pandemia em escala mundial.

Análise e Discussão dos resultados
A definição de globalização segundo Aurélio 2001 o "Processo de integração entre as economias e sociedade de vários países ,especialmente no que se refere à produção de mercadorias e serviços , aos mercados financeiros e à difusão de informações ".
A integração permite maior contato entre as pessoas que não ocorreria sem a globalização e de maneira tão rápida como na história nunca foi visto.
Essa integração aumenta a partir da segunda metade do século vinte, uma relação interessante pode-se refletir disso coincide com os primeiros achados do HIV ,quando em oitenta para os dias atuais se percebe um aumento no impulso no número de portadores que pelo seu alarme e associado à homossexualidade se sente,uma relação intima com o aumento de imigrações e migrações na África , um contato com Europa que nunca e os continentes numa integração rápida que nunca se viu igual na história.
Por isso mesmo a AIDS como pandemia é uma doença típica dessa época de globalização que se une tudo até as doenças.

Assim tendo mais chance de contágio essa integração é possibitada pelos meios de transporte.
Com o aumento de fluxo de mercadoria foi aumentando em seis vezes ,entre 1975 e 1995.
Pode alguém contra-argumentar que 2/3 estão concentrado em países ricos porque não tem mais AIDS em países desenvolvidos .
Está aqui falando em relações humanas que sempre são complexas.Isso entra mais nas condições adversas
Isso entra mais nas condições adversas que numa intricação complexa forma essa integração de transporte e fluxo de pessoas


Referências Bibliográficas

http://www.brasilescola.com/geografia/globalizacao.htm Acessado dia 28 de julho de 2011
http://www.coladaweb.com/geografia/globalizacao Acessado dia 28 de julho de 2011

Autor: Priscila Dias De Carvalho


Artigos Relacionados


Globalização

Santos, Milton. Da Totalidade Ao Lugar. S. Paulo. Editora Da Universidade De São Paulo, 2005.

Educação E Globalização

Cliente E InstituiÇÕes PÚblicas

Globalização

Globalização - América: Muitos Povos Uma Sociedade Análoga

Globalização, Uma Nova Pátria Virtual