A Repressão, O Poder E A Escrita



O exacerbado poder valorativo da intelectualização, empregado na eterna busca de superação dos meandros da obscuridade, remete acadêmicos e não-acadêmicos à procura de visibilidade social. Tal fato é, inegavelmente, resquício de um pensamento que permeia sociedades desde o nascimento da filosofia clássica.

Por vezes de caráter sofismático, são muitos os que se põem a escrever, expondo o prosador a ridículos que poderiam facilmente ser evitados. Se desconhece o conteúdo a ser exposto, recomenda-se comumente que não se escreva. Corretíssimo conselho.

É da história humana atribuir grande valor às ditas 'verdades' que sobrevivem sob um dado pedaço de papel. E não se trata tão-só de textos exclusivamentes de teor religioso, ainda que os mesmos sejam destaque e liderança em escritos que sobrevivem desde as mais remotas construções sociais. Esquecem-se os mesmos que, mesmos os mais sacros dos artigos, estão fadados a adaptações graduais a interesses políticos e transformações histórico-sociais, portanto, tal como afirmara Heráclito, todo cosmos e tudo que lhe é construido é mutável. Entrementes, também mutável são as escrituras, sejam sacras ou profanas.

Sobre a inconstância do mundo, e das adaptações do que se disserta a uma dada situação política, escrevera George Orwell a Revolução dos Bichos, obra que antropomorfiza animais como mecanismo metafórico de crítica às ditaduras e as intelectualizações. Na obra, a revolução do Estábulo é mercada pela supermacia dos animais frente à dominação da humanidade sobre o mundo. Perante a vitória da animalia, estabelecem-se os "7 mandamentos", conduta ética de todo animal a ser seguida desde então. Ao decorrer da obra, com a transformação do ideal revolucionário democrático em imposição despótica, os sete mandamentos são constantemente modificados às vontades e intenções do porco ditador Napoleão. Carregado de humor e ironia, Orwell quisera dizer, em verdade, que escrever é também instrumento significativo de dominação. A palavra nem sempre liberta: A integral e completa dominação não é meramente física, mas perfeitamente fruto de repressão ideológica e linguística.

Dominar a linguagem, num cenário mundial onde catástrofes e ameaças naturais e políticas constituem ameaça, é ainda privilégio de poucos. Notório o fato, pois observemos que, somente no Brasil, dados oficiais afirmam em média 12% o indice de analfabetismo. Que dirá o analfabetismo funcional, que é má capacidade de interpretação e elaboração de textos de mediana dificuldade? A complexidade do código penal e dos instrumentos legais de aplicação da lei, inclusive, são outros grandes meios excludentes de massas, e portanto, supremacia das classes intelectuais e intelectualistas do país. Polêmico, ademais voltemos ao assunto.

Embora o docente Sócrates nada escrevesse, seu sucessor Platão foi o derradeiro pensador grego a contribuir ao intelectualismo exarcerbado, que ignora a contribuição do trabalho físico ao engrandecimento e construção social. Espelhara-se nas Faculdades da Alma por ele elaborada, e refletira-a num ideal de sociedade. Neste ideal, estaria relegado aos pensadores e filósofos o atributo de augusto, imperador e governante. O ápice da tríade das faculdades intrinsecas ao indivíduo é o Pensamento. Para o filósofo Platão, atribuido à base da pirâmide intrinseca é o aspecto Sensual, componente relacionado às necessidades básicas da existência (força física e atividades puramente mecânicas). Afinal, para Platão o mundo físico e material consiste em mera e imperfeita reconstrução de um plano místico de idéias. São, portanto, relegadas a segundo plano as atividades que em verdade são essenciais na manutenção de qualquer ordem social.

Atribuir significativo valor ao que é escrito, ao que se sabe, não é de agora. Porém, é a filosofia que tem como precussora a estimulação deste comportamento social, que impregna, nem sempre positivamente, academias e universidades mesmo hoje.

- Silier Borges


Autor: Silier Borges


Artigos Relacionados


Da Poética Libertadora

A Função Da Escola E Da Educação

Educação Física E Qualidade De Vida

Educação Física Escolar

A Ética Docente Como Influência No Ensino – Aprendizagem De Crianças Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

A Viagem