O Amor



Atributos de Deus

Atributos exclusivos de Deus:

Ø Pessoal
Ø Ciumento
Ø Justo
Ø Juiz
Ø Soberano
Ø Onipresente
Ø Bom
Ø Misericordioso
Ø Eterno e Fiel
Ø Imutável
Ø Verdade
Ø Perfeito e Santo
Ø Onisciente
Ø Onipotente
Ø Longânime
Ø A essência da graça
Ø Amor


São várias as atribuições exclusivas de Deus, mas vamos falar de uma que é fundamental em nossas vidas, O Amor. Através dele é que Deus se manifesta em nossas vidas. Mas para que esse amor se manifeste em nós é necessário que em nossos corações haja o Temor ? pelo dicionário, temor significa medo, susto, pavor, terror, receio. Mas também significa um sentimento profundo de reverência ou respeito. Temor de Deus nada tem a ver com esse medo do dicionário. O temor de Deus faz gerar dentro de nós um TREMOR de se pecar contra a Sua Santidade, nos faz querermos ser pessoas melhores na presença de Deus. E isso se manifesta através da nossa reverência e/ou respeito por Deus. Quando não há temor do Senhor, não há crescimento, desenvolvimento ou maturidade espiritual, pois, o temor do Senhor é a base de todo o conhecimento de Deus. Devemos estar atentos pois existem áreas importantes de nossas vidas em que precisamos buscar o temor do Senhor para uma vida vitoriosa:

ü nossos pensamentos ? (Provérbios 4:23) - Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.;

ü as nossas palavras ? (Provérbios 4:24) - Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.;

ü o que escutamos ? (Provérbios 5:1) - FILHO meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido; (Marcos 4:24) - E disse-lhes: Atendei ao que ides ouvir. Com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ser-vos-á ainda acrescentada a vós que ouvis.

ü olhamos ? (Provérbios 4:25) - Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti.

ü lemos ? (Salmos 119:105) - Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.;

ü o nosso proceder ? (Provérbios 4:26) - Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!

ü nossos relacionamentos - (Provérbios 4:27) ? Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.

Pense: Precisamos obedecer a Deus através da sua Palavra, abandonar o pecado e escolher viver no temor do Senhor. Para aqueles que assim procedem, a Palavra de Deus garante bênçãos sem medida.



Amor
Texto: (João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

O amor de Deus é mais do que um bom sentimento, é uma paz que nos envolve, é uma sensação inexplicável. Esse amor não se traduz em palavras, mas podemos demonstrá-lo com nossas atitudes e ações.

Na Palavra de Deus encontramos a certeza de que Ele nos ama e que sempre lembra de nós. Seu amor por nós é ilimitado, tanto prova que deu seu Filho para morrer pelos nossos pecados. Esta é a maior prova do seu amor:
(I João 4:9,10) ? 9 ? Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. 10 ? Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.

Com essa providência Deus nos deu a oportunidade de nos chegarmos a Ele, de sermos amados por Ele. E para isso, a única exigência que Ele faz é: "ama a Deus sobre todos as coisas e ao seu próximo como a ti mesmo."

Para nós cumprirmos essa exigência que o Senhor nos manda, muitas vezes temos que passar por situações de constrangimento, desconforto e até de humilhação, mas depois que se consegue transpor essas barreiras vem a recompensa, e essa recompensa vem através do refrigério do Espírito Santo em nosso coração. Sentimos aquela paz que só o Espírito Santo pode nos dar.

Nós não podemos escolher a quem amar, devemos somente amar. (I João 3:11) - Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

Deus avalia o nosso amor por Ele, na mesma proporção que amamos nosso próximo. (I João 4:8) - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

Não podemos fechar os olhos para a necessidade do nosso irmão. (Mateus 6:3) - Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; (Mateus 6:4) - Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.

Devemos demonstrar esse amor. Resistir à força maligna que nos diz que temos razão, que somos nós o ofendido, que é o outro que tem que vir a nós e pedir perdão, etc., mas dar ouvido a voz de Deus que diz: (Mateus 5:24) - Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. (Mateus 5:25) - Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.

No principio Deus nos deu os Dez Mandamentos, mas através de Jesus Cristo nos deu um novo Mandamento e em seguida uma promessa: (João 13:34) - Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. (João 13:35) - Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

O amor não é uma definição de Deus. Deus é infinitamente maior. Mas Deus é a definição do amor. Sem Ele o amor não existiria, e esse amor foi manifesto através de Jesus Cristo.

Para refletir: Pergunte-se a si mesmo se algum dia você repetiu essa frase, comprometendo-se em cumprir esse juramento. (Romanos 8:39) - Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Vamos ver o que diz a Palavra de Deus em relação a juramento: (Ec 5:4) - Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. (Ec 5:5) - Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.
E o Senhor ainda diz que a nossa palavra seja "sim, sim, não, não..."
Boa leitura. Missionária Albanita Abreu
Autor: Albanita Aires De Abreu


Artigos Relacionados


AtÉ Aqui Nos Ajudou O Senhor

As Bênçãos De Deus

Servir á Deus

Quatro Leis Espirituais

Amor Maior Não Há

Aprenda Amar

A TentaÇÃo Vem Em Todas As Áreas Das Nossas Vidas: Cuidado!