O Palestrante Atrasado

Um palestrante ativo, que depende totalmente de um transporte, muitas vezes pode chegar atrasado à eventos. Mesmo que atento e compromissado, o palestrante pode atrasar alguns minutos pois os imprevistos existem. Certa ocasião tive que telefonar ao cliente no dia anterior de um treinamento porque meu pai estava a beira da morte. No caso, minha mãe faleceria no dia seguinte, exatamente no horário de um dos meus treinamentos. Meu cliente entendia a gravidade do problema e adiou o evento, revendo contratos com o hotel e o buffet que me aguardariam. Numa outra ocasião eu acordei com cólicas na noite que antecedia uma apresentação de dia inteiro. Após de tudo tentar, resolvi chamar um táxi que me trouxe do hotel ao hospital. Um problema de saúde chamado cálculo renal me fazia delirar de dor, muita dor. Passei a noite delirando de dor e a diretora da empresa que me contratou teve que se fazer de mim para os profissionais que estavam presentes. Faltar em um evento não é a mesma coisa de faltar a uma reunião da empresa. Vários treinamentos têm um gasto enorme para a agência que lhe contrata, porque precisaram arcar com hotel e viagens para seus diretores ou vendedores só para verem sua apresentação. Numa outra ocasião a agência que me contratou para um evento aberto era inexperiente e não fez a divulgação do evento, que dependia da venda de ingressos. Assim, cheguei com antecedência e não me deixaram palestrar na hora marcada. Me mandaram esperar pois tentariam vender mais ingresso para o evento, não conseguiram. A imposição da organizadora me custou caro, 30 pessoas me olharam como se eu fosse um bandido por ter atrasado, o que não era munha culpa. Mas, obviamente o público não sabia disso e para todos os efeitos o atraso era do palestrante. Um caso semelhante ao acima aconteceu, porém, vendo que não iriam faturar, cancelaram o evento, consequentemente, o compromisso comigo também acabou. Como ainda haveria muito tempo do evento, outro poderia ser encaixado no lugar deste. Tempos depois recebi e-mail de uma pessoa de Manaus que viu uma nota no jornal de lá, na qual a promotora do evento desculpava-se pelo cancelamento alegando que o palestrante recusou-se a apresentar-se na cidade. Até aqui você já deve ter entendido que essa vida de palestrante tem muitas surpresas e uma delas com certeza poderá pegar você desprevenido. Um tempo atrás fui pego por um nevoeiro em um aeroporto que se fechou durante horas. Nenhuma novidade até ai. O grande problema foi que, os pousos estavam sendo transferidos para vários aeroportos e não havia jatos para decolar no meu horário. Esperei um avião chegar. Fiquei 5 horas atrasado! O avião pousou às 19:10, cheguei ao saguão às 19:20 suado e ofegante, e fui transportado para o local do evento, onde cheguei às 19:40 para uma audiência que aguardava paciente pelo palestrante atrasado. Nada a fazer, senão me desculpar e sorrir. A sacada é: Não fique abalado. Não tente quebrar o assento, não adiantará brigar com os recepcionistas. Nada disso faz um avião levantar voo e você só irá fazer seu estômago ferver. Conserve a calma e leve tudo na esportiva, mesmo que o atendimento da companhia aérea seja péssimo. Lembre-se de que você precisa estar de excelente humor quando chegar ao evento para enfrentar uma plateia que quer arrancar sua cabeça para sugar seu cérebro, ao invés de esperar que o conhecimento saia de sua boca. Afinal, você deveria agradecer a eles se costuma fazer palestras sobre atendimento. E por hoje é só pessoal!
Autor: Link Building

Artigos Relacionados

Sas Realiza Mais Uma Conferência Internacional De Mineração De Dados

Palestrante - Motivação Não Volátil?

Festival De Teatro De Curitiba

Como Organizar Um Evento Social De Sucesso?

Escolhendo Um Treinamento Com Consistência!