A INCLUSÃO DA LIBRAS NO CURRICULO ESCOLAR



A educação especial no Brasil vem tendo destaque nas políticas públicas orientadas para a educação. Neste contexto, a LIBRAS (Linguagem brasileira de Sinais) ganho importância, pelo fato de ser uma forma de linguagem que auxilia as pessoas com deficiência auditiva em relação à comunicação com as pessoas que não possuem este tipo de deficiência.
A inclusão da LIBRAS no currículo escolar é de extrema importância, afinal possui uma base legal que obriga as escolas a oferecerem profissionais qualificados em cada sala de aula, visando atender uma demanda de alunos "especiais" cada vez mais freqüente nas escolas brasileiras.
A relevância desta pesquisa se apresenta no fato de que a lei de diretrizes e Bases da Educação Brasileira atribui aos cidadãos que possuem algum tipo de deficiência o direito de uma educação de qualidade sem algum tipo de exclusão, onde cabe aos profissionais da educação se qualificar, tendo em vista a prática da Educação Inclusiva. A LIBRAS irá auxiliar os professores na comunicação com alunos que possuem deficiências auditivas e audiovisual, daí a preocupação de analisar se os currículos dos profissionais da educação contemplam o estudo e prática desta forma de comunicação para os profissionais que estão no mercado de trabalho e aqueles que estão por se inserir.
O problema mais percebido nas sala de aula que possuem alunos com esse tipo de deficiência é que, os professores não estão preparados para atender está demanda educacional, cada vez mais importante nas escolas brasileiras.
O referencial teórico da pesquisa está exposto na legislação educacional brasileira, a exemplo da Lei 9.394/96 da LDB e em pesquisas que envolvam nos seus objetivos o desenvolvimento de políticas públicas e práticas educacionais que visem a equidade das formas no processo educacional, tendo em vista a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência nas salas regulares de ensino.


OBJETIVOS
Geral:
Apresentar a LIBRAS como importante instrumento no suporte da prática da educação Inclusiva.

Específicos:
Analisar o currículo educacional, tendo em vista a necessidade de qualificar os profissionais da educação no que se refere ao atendimento especializado;
Apresentar instrumentos legais que faça referência à necessidade da qualificação profissional, para a prática da Educação Inclusiva.

METODOLOGIA
A pesquisa será desenvolvida com base em materiais bibliográficos, que abordem sobre o conceito de LIBRAS e a educação inclusiva, como também, será feita a pesquisa de campo em instituições de ensino que ofereçam está prática de ensino com o intuito de realizar entrevistas e questionários com professores e alunos, a fim de saber a visão deles sobre a prática da educação inclusiva na sua escola.

CONCLUSÃO
Com base nesta pesquisa e, em outros estudos realizados em torno desta temática, conclui-se que é fundamental a inclusão da LIBRAS no currículo escolar. Já que sabemos que existe uma base legal determinando que as escolas ofereçam materiais e profissionais capacitados, fazendo assim, a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência no ensino regular.

REFERÊNCIAS

BRANDÃO, Carlos da Fonseca. LDB passo a passo: lei de diretrizes e bases da educação nacional, lei nº 9.394/96, comentada e interpretada, artigo por artigo / Carlos da Fonseca Brandão. 4º ed. rev. e ampl. ? São Paulo:Avercamp, 2010.

Autor: Jaciara Santana


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