A Análise SWOT no Consultório




A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para analisar o equilíbrio em uma organização.
No consultório odontológico permite ao dentista definir quais as estratégias que devem ser implantadas para futuras melhorias.
Pela matriz SWOT são analisadas as forças (strenghts), as fraquezas (weaknesses), as oportunidades (opportunities), e as ameaças (threats).
Esta análise de cenário se divide em ambiente interno (Forças e Fraquezas) e Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).

Quais os pontos fortes de seu consultório?
Localização, qualificação profissional, ambiente interno, equipamentos de última geração, relacionamento com os pacientes.
E os pontos fracos?
Falta de estacionamento próprio, equipe inexperiente, falta de especialistas, acesso restrito, falta de posicionamento no mercado.
Em relação as oportunidades avalie o mercado e as tendências que podem ser utilizadas a seu favor, a concorrência, modificações que podem ser feitas para atender os desejos e as necessidades dos pacientes, especialidades que podem ser implantadas para alcançar uma nova fatia de mercado. Expansão do consultório e contratação de novos profissionais.
Nas ameaças avalie se os pacientes estão fidelizados, ou se houve redução de clientes. Os preços praticados pela concorrência, se as inovações do mercado estão sendo acompanhadas, se os preços praticados pelo consultório estão de acordo com o poder de compra dos consumidores.
Cada item deve ser anotado e feito um cruzamento com o seu cenário atual e o que você deseja conquistar. Com base nestas informações formule um plano de ações que permita colocar em prática as estratégias que serão realizadas para conquistar os objetivos, e os ordene a curto, médio e longo prazo, considerando que cada objetivo traçado dependerá de capital financeiro e humano.
Avalie cada ação e seus resultados para ter o controle da situação e se necessário modifique alguma estratégia para alcançar os resultados.
Há muitos anos Sun Tzu (A Arte da Guerra) já dizia: "Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças".

Marcia Nana

Marketing e Gestão Estratégica
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www.ideiaconsultoria.blogspot.com



Autor: Marcia Nana


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