Boas Maneiras à Mesa
1 – INTRODUÇÃO
Saber comportar-se à mesa faz parte das regras de boa convivência em sociedade, e, além disso, pode salvar alguém em uma situação em que a etiqueta na hora de comer é fundamental.
Segundo alguns especialistas, regras de convivência não é tarefa da escola e sim parte da formação que deve ser ensinada em casa. Aliada a falta de tempo dos pais, esta competência deixa de ser trabalhada no seio da família. A Escola Integrada "Helena Antipoff" na tentativa de preencher esta lacuna , visto que a maioria dos seus alunos não tem conhecimento destas regras ,desenvolve o Projeto Boas Maneiras à Mesa.
Boas maneiras a mesa trazem boa saúde. As lições de etiqueta são para quem quer aprender a ter elegância durante as refeições. Os bons modos servem para festas e para
Festas e para nosso dia-a-dia também pois trazem bons hábitos alimentares e muita saúde. Não exagerar na quantidade, além de ser muito educado, é um bem ao organismo. "Comer lentamente, deixar o garfo descansar" enquanto degustamos o alimento é um excelente hábito que previne má-digestão , pois enquanto saboreamos os alimentos nosso organismo tem tempo para produzir os sucos digestivos na quantidade certa e consegue selecionar aquilo que será aproveitado e o que será eliminado.Comer com a boca aberta é um crime. Para a saúde também é péssimo. Ao mastigar com a boca aberta engolimos ar o que provoca má digestão. A postura pode ajudar ou estragar o trabalho do sistema digestivo. Assentado com a coluna ereta, os órgãos da digestão estarão em posição correta, facilitando a ação da gravidade em puxar a comida para baixo, completando seu trajeto de forma natural. Por isso, na hora de comer, mantenha a posição "empinad"(www.bemstar.globo.com).
Um bom ingrediente para todas as refeições é uma música agradável ,pois harmoniza o ambiente transmitindo calma e tranqüilidade.
2 – PROJETO : BONS MODOS Á MESA
Ivone Magalhães Campos/Maria das Graças do Carmo
Escola Municipal "Helena Antipoff"
Escola Integrada
I -JUSTIFICATIVA
"Saber como se comportar a mesa faz parte das regras da boa convivência em sociedade e, além disso, pode salvar alguém em uma situação em que a et5iqueta na hora de comer é fundamental." Janir Fraga, professora de etiqueta social do SENAC São Paulo. Jornal Estado de Minas, Caderno Feminino,22/05/2008.
O comportamento à mesa e utilização dos talheres, ainda, se apresenta como uma dificuldade a ser vencida pelos alunos da Escola Integrada.
Para uma intervenção mais individualizada será realizada uma preparação fora da cantina, devido a pouca disponibilidade de pessoal no horário do almoço. Essa intervenção ocorrerá na "SALA RESTAURANTE", no espaço utilizado para atividades da Escola Integrada, com os respectivos monitores e /ou agente cultural.
II - OBJETIVOS
-Conhecer as regras de etiqueta à mesa:
.disposição: prato, faca ao lado direito,garfo ao lado esquerdo, em cima do guardanapo;
.durante a refeição: garfo e faca ficam na mão direita, pode-se passar o garfo para a mão esquerda, mas nunca a faca. Enquanto a faca não é usada descanse-a no canto superior do prato, com a serra voltada para dentro, toda no prato e não com o cabo na mesa;
.quando terminar a refeição: garfo e faca ficam inteiramente apoiados no centro do prato, isso indica que a refeição foi encerrada. Eles devem ficar paralelos e não cruzados;
.guardanapos: se for de papel, deve ficar do lado esquerdo do prato,dobrados;se for de tecido,deve ficar no colo, dobrado ao meio. Toda a vez que a pessoa for limpar a boca, deve usar o lado de dentro da dobra para evitar que o guardanapo fique sujo por fora;
.bebidas: toda vez que for beber,deve-se limpar a boca antes, para não deixar
Marcas no copo;
.posição das mãos á mesa : sempre os pulsos apoiados na beirada da mesa; ás vezes: o antebraço apoiado, mas a mão sempre aparente; nunca o cotovelo à mesa e jamais os braços sobre a mesa como se estivesse se debruçando.
- Aplicar as regras ao saborear o bolo e o suco, preparados especificamente para esta finalidade.
- Aplicar as regras durante as refeições diárias na escola.
- Aplicar as regras diariamente em todas as refeições com a família e em outras oportunidades.
III – ESTRATÉGIAS (ATIVIDADES / AÇÕES)
- Discutir com as crianças a importância desse conhecimento.
- Explicar às crianças as regras.
- Montar uma "sala restaurante" para desenvolvimento desta atividade. As mesas terão forros, arranjos e música clássica no ambiente.
- O aluno irá se servir para, posteriormente, sentarem-se à mesa.
IV – MATERIAIS
- Massa de bolo de chocolate;
- Leite, ovos,granulados, leite condensado, leite de coco;
- Suco;
- Descartáveis: copos, guardanapos, talheres (faca,garfo), pratos;
- TNT – forros
V- PERÍODO DE EXECUÇÃO
A atividade será desenvolvida uma vez por semana até que sejam observadas as aprendizagens esperadas. Provavelmente durante os meses de junho, julho e agosto.
VI– AVALIAÇÃO
Observação das aprendizagens no dia-a-dia durante as refeições regulares da escola.
3- CONCLUSÃO
Através das aulas práticas e teóricas percebe-se que algumas crianças até chegam com algumas noções de comportamento de casa, mas é preciso trabalhar essas regras na escola também, porque é o espaço onde elas começam a conviver mais e as dificuldades aparecem.
Aqui também é reforçada a prática dos atos de cortesia e boas maneiras que deve ser uma constante para convivência produtiva e prazerosa para todos. Isso inclui usar sempre as "palavras mágicas" ao dirigir a um colega, professor, pais ou a quaisquer outras pessoas diga:"Por favor", "Muito Obrigado", "Com licença".
A formação do comportamento para boa convivência em sociedade não é realizada em dia, e sim a cada dia e por toda vida.
A semente está lançada...
Este artigo faz parte da tese : Escola Integrada: uma prática em construção: Estudo de caso- Escola Municipal "HelAutor: graça carmo
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