Os Benefícios Da Especulação No Mercado De Commodities Agrícolas



OS BENEFÍCIOS DA ESPECULAÇÃO NO MERCADO DE COMMODITIES AGRÍCOLAS

Fernando Zeilmann Ceccon

Imagine um poço de água em uma região semi-árida, onde o seu nível depende das chuvas para manter-se uma quantidade vital para consumo. Se nos instantes de bom  nível, essa água for livremente usada, com certeza haverá desperdícios, como em  banhos, limpezas, entre outros usos. Podendo, em época de seca, não haver o suficiente para dessedentação humana/animal. Situação que poderia ser evitada, colocando-se custos/limitadores ao seu consumo.

Quando percebido que o nível das reservas acumuladas poderá ser insuficiente, seu consumo deveria ser reduzido na mesma proporção, o que regularia o consumo e manteria uma reserva mínima.

O mesmo pode ocorrer com os alimentos, básico da sobrevivência, assim como a água daquele poço.

Tendo preços e estoques baixos, muitos irão consumir mais do que seria o necessário para satisfazê-lo saudavelmente. Assim, em algum momento, poderia haver a falta de alimentação para a nutrição humana mundial; com certo catastrofismo, que não há de ocorrer. Justamente, pois o mercado tende a se auto-corrigir, precificando-se de acordo com o cenário.

Ao encarecer um alimento em uma situação de prevista escassez futura, espera-se que o consumo extra-necessidade seja freado ou reduzido. Sem dúvida, muitos manterão seu consumo, aumentando seus gastos, porém na média, há de se esperar uma redução na demanda e uma tendência a retornar ao equilíbrio. Juntamente com uma redução no consumo, devido ao alto preço, haverá o incentivo financeiro ao seu cultivo, aumentando a oferta e regulando o equilíbrio dos consumos humanos.

Pelo lado maligno da atividade especulativa, há a formação de grandes grupos financeiros, que entram "enxugando" ou "enxaguando" o mercado de commodities, sem nenhum fundamento para tal. Fazendo assim, um movimento na tentativa de manipular as cotações para auferir lucros ou por interpretações equivocadas do cenário.

 Porém, nesta situação, outros traders com bons fundamentos para contrariar tal fenômeno, entrariam no mercado com posições derivativas contrárias, fazendo-se ganhar dessas distorções, em detrimento dos prejuízos da contra-parte.

Com a rapidez e confiabilidade das informações dos tempos atuais, é pouco provável que uma tentativa de distorção no mercado por "poder de fogo" de alguns,  venha ao final auferir lucros para seus apostadores.

[email protected]


Autor: Fernando Zeilmann Ceccon


Artigos Relacionados


País De Duas Faces

Capacitação No Ensino Médio

Droga E Narcotráfico No Brasil

O Sentido Do Natal

Salmos: Salmo 21

Normas ContÁbeis Internacionais E As Vantagens Para As Empresas Brasileiras

A Perspectiva Construtivista De Ensino