FOFOCA "FUNCIONÁRIO ESPIÃO"



Quem nunca trabalhou em uma empresa onde seu chefe ficou sabendo de coisas a seu respeito que você nunca tinha comentado com ele? Coisa que você falou, fez ou deixou de fazer na empresa? Pois bem, isso é mais comum do que se pode imaginar.

O ditado popular muito conhecido nas empresas "As paredes tem ouvidos" não é à toa, pois infelizmente alguns gestores cultivam e valorizam o funcionário espião.

O funcionário espião é aquele funcionário que normalmente não tem uma função de muito poder ou status, suas atividades não são tão relevantes e não tem muitas perspectivas de mercado, por isso, o medo de perder seu emprego lhe leva a ser os ouvidos e os olhos de seus gestores na empresa em que trabalha. Fazendo assim, fofocas de tudo que ver ou ouvi
de seus colegas de trabalho.

A fofoca é um dos maiores males nas organizações.

Entende-se como fofoca a intriga, a discórdia através de informações distorcidas. E como, quem conta um conto aumenta um ponto, nada é dito do mesmo jeito que foi ouvido, prejudicando a vitima, que em muitos casos são funcionários excelentes, que trazem resultados pra a empresa e que às vezes chegam a perder seu emprego por causa da fofoca e o funcionário espião, que é funcionário mediano, continua protegido pelo seu chefe que não consegue viver sem ele.

Os verdadeiros líderes não cultivam, nem valorizam esse tipo de funcionário, não dão brecha para comentários maldosos ou intrigas entre colegas. Os mal entendidos são resolvidos em reuniões com toda equipe. Ele não permite que um funcionário fale de outro, sem que este outro esteja presente. Afinal de contas, o verdadeiro líder tem a visão de águia, ver tudo
que acontece a sua volta sem precisar que um funcionário lhe faça fofocas.
Estas atitudes tão valorizadas por alguns gestores só levam a desmotivação e falta de harmonia entre a equipe, gerando medos e incertezas.

Mônica Liberato
Formadora e Marketeer
Autor: Mônica Liberato


Artigos Relacionados


Você Tem Emprego

FuncionÁrio Velho Na Empresa

Tudo Tem Limite

Opa! Falei Demais...

Saiba Por Que O Responsável Pelo Sucesso E Pela Liderança Da Equipe é O Gerente.

Qualidade De Vida No Trabalho - Qvt

A Desterritorialização Profissional Do Call Center