Analise do livro didático História do Amazonas de Francisco Jorge dos Santos.



Analise do livro didático História do Amazonas de Francisco Jorge dos Santos.

O historiador Francisco Jorge dos Santos é graduado em História pela UFAM, Mestre em História Social pela USP, Especialista em Demografia Amazônica pela Ufam e atualmente é professor do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas-Ufam.
O livro História Do Amazonas foi uma obra encomendada pelo Governo do Estado do Amazonas em 2007, onde foi publicado e editado pela editora Ática.
Em nossa analise seguimos e entendemos o que Circe Bittencourt nos orienta acerca da concepção a respeito do livro didático em que a autora nos informa do seguinte:
Os livros constituem também um suporte de conhecimento escolar propostos pelos currículos educacionais essa característica faz com que o Estado esteja sempre presente na existência do livro didático. Como os conteúdos propostos pelos currículos são expressos pelos textos didáticos, o livro tornasse o instrumento fundamental na própria constituição dos saberes, (Bittencourt, 2008, p. 301)


A obra História do Amazonas segue o padrão dos livros didáticos que os PCNS orientam, ou seja, em que se deve apresentar aos alunos uma Historia viva que todos nos fazemos em nossa vida cotidiana, onde não se privilegia apenas a ação dos grandes feitos militares, políticos e diplomáticos enaltecendo a figura de grandes heróis nacionais de maneira factual e linear, mas buscam-se homens e mulheres no seu fazer cotidiano trabalhando a História como um processo histórico ativo e dinâmico.
A autora Thais Fonseca nos orienta acerca de tal questão relacionando a essa nova forma de se ensinar a Historia através do livro didático:
A nova proposta, ao operar uma inversão no sentido do ensino da História, apresentava a necessidade de um rearranjo na seleção e na estruturação dos conteúdos, na opção por uma nova metodologia de ensino, o que naturalmente exigiria novas posturas por parte dos professores, em relação à concepção de História e de Educação e suas respectivas funções sociais. O novo programa foi apresentado como a realização do desejo de uma História... mais crítica, dinâmica, participativa, acabando, assim, com a História linear, mecanicista, etapista, positivista, factual e heroica. As discussões levaram à opção por uma História que deve ser resgatada enquanto ciência, que possui um objeto e um método próprio de estudo, e de que o ensino dessa ciência requer um novo método e uma nova visão do seu conteúdo. ( FONSECA, 2006, p.62)

E é dessa forma que esta estruturada a obra Historia do Amazonas, onde é dividida em sete unidades e treze capítulos, em que cada uma dessas unidades e capítulos há varias iconografias acompanhadas de suas respectivas legendas, que não estão ali apenas com um caráter ilustrativo ou distrativo, mas sim, como uma forma de propor questionamentos e discussões através de suas analises. Além de mostrar ao final de cada capitulo uma leitura complementar de um documento ou texto, visualizar indicações de leitura acerca dos conteúdos de cada capítulo e atividades complementares que ajudam no processo de ensino/ aprendizagem da História.
Por fim, apesar de ser uma obra com as limitações impostas pelas políticas educacionais do Estado é de grande valia para se ter o conhecimento histórico significativo acerca da História não só do Amazonas, mas também, acerca da Amazônia de acordo com a visão de mundo proposta por seu autor.


Fonte:
SANTOS, Francisco Jorge dos. História do Amazonas: 3ª série- ensino médio. 1ª ed. São Paulo: Atica, 2007.

Referencias bibliográficas

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História e ensino de História. 2ª edição. Belo Horizonte: Autentica 2006.
Autor: Daniel Rodrigues De Lima


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