Pensando Sobre Vestibular e Filosofia



Fico muito feliz em ver a discussão sobre a entrada ou não da filosofia enquanto disciplina dos vestibulares. Penso que as mais variadas formas de se ensinar filosofia nas escolas, fazendo uma análise a partir da realidade de Brasília pouco contribui para uma fundamentamentação consistente do pensamento e difusão da filosofia como possibilidade de sempre levantar problemas.

A primeira crítica que faço corresponde aos conteúdos e o modo de aplicação destes conteúdos, se, em uma instituição de ensino normal a preocupação do professor consiste em vencer o cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante um determinado período, não estaríamos assim, nós professores, extinguindo com o que é essencial na filosofia? Isto é, compor uma (des) linearidade daquilo que consiste a filosofia, pensar acerca da problemática do homem, neutralizando todas as possibilidades da filosofia a uma questão quase cientifica?

O que pensar das avaliações que não levam em contar a peculiaridade de uma questão filosófica? A filosofia deve antes de tudo, tornar-se impar na multiplicidade do conhecimento, tornar-se impar é posicionar-se diante das ciências assumindo o seu papel, assumir não é negar, assumir é formular-se constantemente, assumir aqui, a meu ver, corresponde a uma tomada de atitude diante do conhecimento natural, a epistemologia filosófica corresponde de modo mais significativo com a ci-são e ao mesmo tempo com a comum unidade das bases do conhecimento atual.

Se por um lado tratamos a filosofia como ciência, o que ela não é, por outro, corremos o risco de cairmos na falsa crença de que o saber filosófico é valido em todas as esferas. A inclusão da disciplina de filosofia, a inclusão das artes em avaliações para ingresso em uma instituição de nível superior, demonstra certo "reparo" com o conhecimento universal, e ao mesmo tempo demonstra claramente que a nossa grande geração de estudantes no Brasil pouco conhece a proposta da filosofia, entendendo-a como mais uma disciplina, que ouvimos nos corredores que não é válida e que pouco corresponde a nossa maneira de ver o mundo.

A pergunta que fica seria: Não está na hora da filosofia assumir seu papel enquanto "disciplina mater" também nas escolas, uma vez que propõem uma obrigatoriedade a ela?

Autor: Denylson Cardoso


Artigos Relacionados


A Filosofia No Ensino Médio

Filosofia:fator De Transformação

Filosofia E Brasil

SÍntese: ConcepÇÕes De Filosofia

Relevância Da Disciplina De Filosofia

Para Pais , Alunos , Professores E Demais CidadÃos

Conceituação De Filosofia