SUM - Semana Universitária Mocoquense



SUM -SEMANAUNIVERSITÁRIAMOCOQUENSE.

A cidade, Mococa, o local, a Praça da Matriz.

Era uma daquelas tardes pasmacentas, marasmo total, e lá estávamos nós, jovens estudantes, sentados no banco semicircular, que contornava dois lados do que se conhecia como fonte luminosa, na verdade um tanque redondo, cimentado, com cerca de um metro de profundidade, cuja água imunda era enfeitada pelas flores que o vento soprava das primaveras que se entrelaçavam nas colunas de sustentação de duas pérgulas, também semi-circulares, e nelas se espraiavam, sombreando os bancos que ocupávamos.

Conversa mole, piadas, gozações de um para com o outro, alguma gracinha dirigida às garotas que passavam e nada mais!

Pequenina cidade do interior, provinciana, já não mais correspondia ao anseio da maioria que ali estava naquele momento de férias e que já havia saído para cursar faculdades em cidades próximas como Ribeirão Preto, Campinas, Botucatu ou em Sampa.

- Pô... Mococa tá uma merda, heim?!! A gente não tem o que fazer além da piscina da AEM e do cineminha da noite... São José (do Rio Pardo) tem a Semana Euclidiana todo

ano, Guaxupé tem a Festa e o Baile das Orquídeas... Nós aqui não temos nada para divertir nas férias!! O que vocês acham da gente dar uma agitada nisso... Bolar alguma coisa para o mês de julho... Uma semana qualquer, com música, jogos, gincanas, palestras... Sei lá o que mais?!!

Foi mais ou menos isso o que disse naquele dia o "Baratinha" (ele odiava ser chamado por esse apelido!) – José Roberto Marques Dias (ou seria Luís Roberto...já nem me lembro mais), filho do Clóvis Marques Dias e que fez com que Mococa ganhasse a cada mês de julho, há quarenta e um anos a sua semana de lazer.

A UME UMEDECEU – esta foi a manchete do jornal semanal A Mococa para

noticiar, criticar e reprovar o método utilizado para o lançamento da idéia na cidade.

A princípio foi bolada a sigla UME - União Mocoquense dos Estudantes, que posteriormente poderia filiar-se à UNE – União Nacional dos Estudantes.

Como então lançar a idéia de modo eficaz, sem dinheiro para financiar as despesas? Foi sugerida uma pichação, ao estilo dos políticos porcalhões. Sugestão aceita,

saímos na madrugada em busca de casas em reforma ou quaisquer outros tipos de obras onde pudéssemos "tomar emprestado" alguns baldes de cal e brochas para a pichação.

A "doadora" foi a Prefeitura Municipal que concluía a Biblioteca Municipal Barão de Monte Santo, em cuja obra utilizava uma cal tão branquinha, de tão boa qualidade, que acabou por nos entregar às maledicências do jornal!! Rsrs.

A UME VEM AÍ.... .A UME VEM AÍ.... A UME VEM AÍ.

A cidade amanheceu com seus muros principais pichados desta forma.

Hoje, já com o delito prescrito, assumo a autoria do mesmo.

A SUM – Semana Universitária Mocoquense foi assim criada como um evento patrocinado pela UME, que teve seu nome mudado para UMU – União Mocoquense dos Universitários.

A reunião de fundação deu-se no anfiteatro do Instituto de Educação Oscar Villares, gentilmente cedido por seu diretor. Tenho certeza de ter assinado a ata, porém apesar de colaborar nesta e nas edições seguintes não voltei a lê-la, tendo sido sempre um elemento de retaguarda. Nunca pleiteei cargos, sempre fui avesso ao estrelismo.

Esta crônica tem a finalidade de resgatar a memória da SUM e fazer justiça ao seu esquecido e jamais homenageado idealizador...O NOSSO AMIGO BARATINHA.

Soriévilo14/07/08


Autor: Oliveiros Coelho Neto


Artigos Relacionados


O Chão

O Rock Errou

Para AlguÉm Que EstÁ SÓ

O Ciclo Do Nitrogênio E A Camada De Ozônio

Pasma Imaginação

O Cego Do Cajú

Chaves Espirituais