Porque o Brasil sempre teve baixo Crescimento Econômico e Social?



Vivemos em um país com baixo índice de desenvolvimento econômico e social se comparado ao seu potencial de crescimento e suas dimensões continentais e nunca alguém soube explicar de fato qual a razão. Tentativas sempre houve: juros altos, carga tributária elevada, controle de inflação e a má gestão de nossos governantes.

Mas, com as últimas quedas e conseqüentes prisões dos ministros envolvidos em corrupção, estamos aos poucos tendo as respostas para essa antiga questão. Já são seis os ministérios do governo de Dilma Rousseff ligados a algum tipo de denúncia de corrupção, desde junho passado, quando o alvo foi à pasta dos Transportes. Ali, não apenas o então ministro Alfredo Nascimento foi substituído, como toda a diretoria do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Casos de corrupção também foram investigados nos ministérios de Minas e Energia, Desenvolvimento Agrário, Cidades, Agricultura e o mais recente, Turismo. Além dessas pastas, também foram afastados os ministros Nelson Jobim (Defesa). No caso mais recente, a Polícia Federal, descobriu que o esquema de corrupção que envolvia o Ministério do Turismo desviou cerca de R$ 3 milhões dos R$ 4,45 milhões.

Segundo a Constituição Federal do Brasil (art.127), o Ministério Público (MP) é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Mas o que estamos vendo na prática, é que os dirigentes dos ministérios e suas equipes, estão incumbidos de defender seus interesses pessoais e enriquecer ilicitamente às custas do dinheiro que deveria está sendo investido no desenvolvimento de nossa nação.

Certamente os desvios sempre aconteceram e os valores desviados sempre foram milionários, não sendo apenas uma situação que está ocorrendo no governo da presidente Dilma Roussef, embora só agora esteja vindo à tona. E o mais impressionante é que as denúncias sempre partem de jornalistas. Onde está a Procuradoria Geral da República? E a Polícia Federal?

Por enquanto, os indícios e as provas foram suficientes para desarticular apenas as "gangues" que agiram em seis ministérios, mas não precisamos ser especialistas ou investigadores para acreditar que outros ministérios, principalmente o que são a chave do desenvolvimento de uma nação (da Educação, da Ciência e Tecnologia e da Saúde) também foram saqueados por essa Máfia Brasileira.

O Brasil tem baixo crescimento, porque aqui, o que cresce mesmo é o patrimônio de nossos dirigentes. Não parece coincidência isso acontecer sempre durante a gestão de cada um deles?

Autor: Hamilton Felix Nobrega


Artigos Relacionados


"para Que Tanto Ministério!"

Artigo: A Presidente Dilma, A Corrupção, O Novo Imposto Para A área Da Saúde, E O Crescimento Econômico

Dilma Rousseff é Eleita A 1ª Presidente Do Brasil Em 2010

Artigo: As Redes Sociais E O Combate à Corrupção

Corrupção No Brasil é Histórica

A CorrupÇÃo Acaba Com A UniÃo Da Pf, Mp, Cgu, Tcu E Poder JudiciÁrio

Caiu Mais Um Ministro!