Eleições: uma Festa da Democracia



Para falar de eleições, primeiro é necessário saber o que é Democracia. Democracia é uma forma de governo na qual o poder emana do povo e em nome deste é constituído; soberania popular; igualdade. Amo a definição "o poder que emana do povo e é constituído em nome do povo". Isso nos leva a refletir sobre o importante papel que nós eleitores temos: escolher o melhor representante para governar o nosso estado e nação. Um papel difícil e que nos exige percepção analítica e responsabilidade na hora de votar.
Essa percepção analítica que me refiro aqui significa estar atento as propostas que são oferecidas pelos candidatos a presidência, a governo do estado, a deputados federais, estaduais e a senadores. Precisamos saber qual a situação que se encontra a nação no momento e de acordo com as propostas que são colocadas pelos candidatos precisamos ver quais delas em 4 anos tem condições de serem postas em pratica, quais trarão benefícios para a população e para o progresso da nação.

Feita esta observação ao comportamento dos candidatos e suas propostas partimos para a responsabilidade que nos é competida: o voto. É de extrema importância que o cidadão brasileiro cumpra com seu dever e direito. É através do voto que podemos construir uma nação melhor, através de nossas "boas" escolhas, elegendo o candidato que está mais apto para exercer tal função, não esquecendo que além de apto ele precisa ter um caráter integro, irrepreensível para assumir o posto de chefe de estado.

Devemos estar atentos e buscar informações a respeito da conduta de cada candidato, precisamos saber se ele já exerceu alguma função política antes, e se exerceu, como foi o seu governo, se houve ou não corrupção e se ele estava envolvido, se houve grandes taxas desemprego, problemas relacionados ao sistema de saúde, a educação entre outros aspectos.

Enfim, nos dias em que vivemos e debaixo das "maracutarias" que temos visto no cenário político, eu chego a pensar que escolher um representante político é tão difícil quanto escolher alguém pra casar e, do jeito que vamos, acho que será necessário buscar até a "ficha criminal" dos nossos candidatos para que não estejamos votando em pessoas de procedência duvidosa e, para que no futuro não sejamos "traídos" por aqueles a quem colocamos no poder, esperando que "governem pelo povo e em nome do povo".
Autor: Tatiane Da Silva Bispo


Artigos Relacionados


O Poder Do Voto. Uma QuestÃo De Cidadania

Demôniocracia

Vamos Transferir Nosso Poder?

Como Descobrir A Verdade

Época De Eleições, Povo E Eleitor

O Estado E O Poder Pela Constituição Federal De 1988

Democracia E Voto