A Educação e o Professor



A Educação e o Professor

? Wanderson Vitor Boareto
? Graduado: História e Bacharel em Direito.
? Pós- Graduado: História e Construção Social, Docência do Ensino Superior e Educação Empreendedora
Palavras Chaves: Educação, Professor, Alunos, Instituição
Resumo
Os professores, devem se unir e divulgar suas insatisfações dentro do poder público e privado, de suas dificuldades e do pouco caso da profissão do magistério. Além da importância da educação na construção, e manutenção do crescimento do Brasil de nossos sonhos.
A nova escola que tanto se tem comentado, nunca se passou por um período tão caótico, devida a falta de interesse dos discentes e da má valorização dos docentes. Como falar em qualidade em uma instituição que tem cota de xérox, como ser dinâmico sem o apoio pedagógico por parte da administração. Esses são os desafios que enfrentam todos os dias milhares de professores da rede pública de ensino em todo país.
É claro que há várias exceções, mas a maioria do setor educacional está passando por um período de abandono no sentido da valorização da classe dos professores. Para muitas instituições, professor bom, é aquele que não "incomoda", é sempre o mesmo, sem mudanças, sem cobrança e sem crítica ao poder gestor. Da mesma forma são atribuídos aos alunos. Aluno bom é aquele que faz tudo o que o professor manda. Ou seja, uma "vaquinha de presépio", este modelo apesar de ser uma afronta a educação, está presente em várias instituições, inclusive particulares.
No entanto, existem professores sérios e preocupados com a exigência do ensino, em todos os setores da educação. Este profissional está sempre se atualizando através de cursos e capacitações ou pós graduação que são pagos com dinheiro pessoal, próprio, já que o poder público não se importa com a formação de seus servidores. Porém, há uma grande cobrança, que não está pautada em conhecimento e desenvolvimento, mas sim, em índice de avaliação através da Prova Brasil, e outras avaliações sistêmicas que não avaliam nada, ou melhor dizendo, avaliam a incapacidade do governo de sanar os pontos críticos e resolver o problema de uma forma real e verdadeira.
Para nós professores que convivemos com as dificuldades e a intolerância de muitos políticos têm com a classe do magistério, temos fé que um dia os órgãos competentes vão entender que é a profissão mais pura e fundamental para o crescimento da sociedade.

Autor: Wanderson Boareto


Artigos Relacionados


Desabafo De Um Professor

Ética Na Educação

A Educação Física No Ensino Fundamental De 1º Ao 5º Ano-uma Análise Da Realidade Nas Escolas Municipais De Imperatriz-ma

As Politicas De Educação No Brasil

Formação De Professores E Saberes Docentes: Um Bem Necessário à Modalidade Da Ead?

Profissionais Da Educação São Taxados De Incapazes

Capacitação Para Professores: O Que Necessitam Saber E Entender